sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde

Por: Valeska Andrade


As inscrições para a segunda turma do Curso de Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde (CMANS) podem ser realizadas até 21 de outubro de 2011.

São ofertadas onze vagas para ingresso em 2012 e uma novidade na segunda seleção do CMANS é o requisito de disponibilidade de tempo ao curso por parte dos mestrandos, o que representa uma tendência de valorização da dedicação integral como forma de excelência acadêmica.

Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir à coordenação do Mestrado, na Avenida Paranjana, 1700, Campus do Itaperi, bloco da Diretoria do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ou ainda, através dos seguintes e-mails: mestradonutricao@uece.br; marlene.avila@uece.br.

O CMANS é voltado para profissionais de nível superior da área de Saúde, Ciências Biomédicas e afins e tem concentração em Nutrição Humana e Saúde.

As informações sobre o curso podem ser obtidas diretamente no portal do CMANS www.uece.br/mestradonutricao.

Telefones: 3101-9803 e 3101-9644

12 de Outubro – Dia da Criança e Dia Nacional da Leitura.

Por: O POVO na Educação

Projetos de Jornal e Educação espalhados pelo país, como o Projeto Vamos Ler, o Ler Para Crescer, O Povo Na Educação, Lendo E Relendo, Jornal Escola, apoiam o Dia Nacional da Leitura, junto com o Instituto Ecofuturo. E acreditamos que todo dia é dia de ler. Veja o anúncio que está publicado em páginas de jornais e blogs lembrando a importância da data e apoie essa causa você também! ( Texto adaptado)

Fonte: Cristiane Parente, coordenadora do Jornal e Educação – ANJ.

O POVO na Educação, programa que trabalha com jornal impresso na sala de aula, utiliza a leitura e escrita como instrumentos de desenvolvimento cognitivo e social. Hoje, no Dia Nacional da Leitura, também estamos assim como todo o Brasil, apoiando esta causa.

MT- Assessorias Pedagógicas tem relação de seletivo da Educação no Campo

A gerência de Educação do Campo, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa aos interessados que estão disponível nas Assessorias Pedagógicas dos municípios o resultado do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores de Ensino fundamental- 2º segmento da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Instrutores de Oficinas profissionalizantes em agricultura familiar/agroecologia, Projovem Saberes da Terra, conforme Edital n. 04/2011. Outras informações pelo telefone (65) 3613-6444.


Assessoria/Seduc-MT

MT- DO pública portarias sobre calendário da educação infantil e férias

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) torna público aos servidores da educação e sociedade informações sobre o calendário escolar para unidades de educação infantil, bem como a disponibilização de vagas e organização do calendário escolar, turmas e matrículas nas unidades estaduais de educação infantil para ano letivo de 2012. Também foram disponibilizados os critérios para composição de turmas na rede estadual de ensino e informações sobre o período de gozo de férias (referentes período 2011/2012) para os servidores que integram o quadro de pessoal da Seduc/MT. No total, 4 Portarias foram publicadas em Diário Oficial do Estado (D.O.E) que circula hoje (13.10), mas com data retroativa a 11 de outubro.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão de Políticas Institucionais de Pessoal, da Seduc, Paulo Henrique Oliveira, “novas publicações sobre a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos e do sistema prisional serão divulgadas no decorrer dessa semana”.

A Portaria Nº 449/11 - dispõe sobre critérios e procedimentos a serem adotados para o processo de atribuição de classe e/ou aulas e o regime /jornada de trabalho no âmbito da Creche Escola Estadual-UEEI. De acordo com a Portaria, a primeira etapa acontecerá conforme as seguintes fases: 1ª será de inscrição das 8h30 às 16h30 na UEEI - 24 e 25/10 profissionais efetivos ou estabilizados e 17, 18 e 21/11 para candidatos a contrato temporário e entrega de documentos. A segunda fase será de entrevista. A 3ª fase será de 23 a 25.11, - experiência prática (específica para os candidatos novos, classificados na entrevista) na qual a equipe gestora analisará o desenvolvimento de acordo com os critérios: planejamento e execução (tema, objetivo, metodologia, atividade, avaliação), relacionamento e criatividade.

Portaria nº 447/2011 - dispõe sobre a organização do calendário escolar, turmas e Matrícula nas Unidades Estaduais de Educação Infantil – UEEI, para o período letivo 2012. Determina que o calendário escolar para as Creches Escola Estadual Nasla Joaquim Aschar e Creche Escola Estadual Maria Eunice Duarte de Barros para o período letivo de 2012 com funcionamento em regime integral, deverá ter no mínimo 200 (duzentos) dias letivos, e carga horária máxima de 1.200 horas. De acordo com a Portaria serão disponibilizadas 45 vagas para preenchimento destinado aos filhos de servidores públicos estaduais e comunidade. O período de matrícula será de 17/10 a 01/11/2011 - renovação da matrícula; e 04/11/2011 - para novos alunos no Maternal I e havendo vagas, para as demais turmas.

Portaria nº445/2011 - dispõe sobre os critérios para Composição de Turmas das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino e determinar que compete à Equipe Gestora e ao Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar a organização e a composição de turmas, nas unidades escolares.

Portaria nº441/11 - dispõe sobre o gozo de férias para servidores que integram o quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação – Seduc, exercício 2011/2012 e estabelece o usufruto de férias coletivas e/ou escalonadas referente ao período de 2011/2012, seja no período de 26/12/2011 a 24/01/2012.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

MT- Seduc divulga calendário escolar 2012

O calendário escolar de 2012, da rede estadual de ensino, em Mato Grosso, terá início em 06 de fevereiro com encerramento dia 21 de dezembro do próximo ano. As informações constam na Portaria 443/2011 publicada em Diário Oficial do Estado que circula hoje, dia 14 de outubro, mas com data retroativa a 13.

De acordo com a Portaria 443/2011, o calendário escolar deverá ter no mínimo 200 (duzentos) dias letivos, sendo a matriz curricular com a carga horária mínima de 800 horas e máxima de 880 horas anual, respeitando a especificidade de cada etapa e modalidade de ensino. O período de matrículas para as 724 unidades da rede estadual de ensino será de 13 a 23 de janeiro de 2012.

É disciplinado ainda que o período de férias ao término do 1º semestre letivo, de 16 a 30 de julho de 2012, em período de 15 (quinze) dias de férias escolares destinadas aos alunos e professores em sala de aula, de articulação da aprendizagem e de recursos multifuncionais.

O artigo 6º da Portaria, considerando que para atender a organização escolar própria da Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Quilombola, o calendário escolar poderá ser adequado à realidade de cada região, obedecendo às exigências previstas na legislação de ensino quanto ao mínimo de dias letivos e carga horária anual, devendo a Equipe Gestora encaminhá-lo a Assessoria Pedagógica e a Superintendência de Gestão Escolar para análise, acompanhamento e inserção no Sistema SigEduca.


Patrícia Neves
Assessoria/ Seduc

MT- Estudantes do Ensino Médio poderão se inscrever no Pronatec

Estudantes do Ensino Médio poderão se inscrever no Pronatec
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), Senac e Senai, iniciam a partir de novembro, em Mato Grosso, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa federal integra as ações de fortalecimento do Ensino Médio no país. O objetivo é democratizar e expandir a a oferta de cursos técnicos de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para alunos do 2º e 3 º ano do Ensino Médio.

Os cursos e formação continuada, com carga horária reduzida, para alunos do ensino médio, estão previstos para inicio no mês de novembro deste ano, e os cursos de formação técnica estão programados para início no ano de 2012. O Pronatec, em Mato Grosso, ofertará cerca de 15 mil vagas distribuídas entre 50 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e Cursos Técnicos, em 30 municípios do Estado. Os cursos serão ofertados no turno inverso da escola, nas unidades do Senai, Senac ou IFMT, do município.

Entre as prerrogativas para participar do Pronatec está a obrigação do estudantes ter disponibilidade de tempo para freqüentar os cursos ofertados em ambas instituições. Não será permitido a continuidade dos estudos no Pronatec aos alunos que deixarem de freqüentar as aulas no ensino médio das escolas estaduais.

A seleção será realizada nas Assessorias Pedagógicas para os alunos matriculados nos 2º e 3º anos das escolas que ofertam Ensino Médio. As assessorias estarão de posse da disponibilidade de vagas e cursos ofertados nos municípios e os interessados poderão realizar a pré-inscrição.

A coordenadoria do Pronatec, na Seduc, informa que os estudantes matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional somente poderão realizar a pré-inscrição para os Cursos de Formação Inicial e Continuada. Se houver maior número de inscritos do que o de vagas a Assessoria Pedagógica realizará uma seleção. Deverão ser seguidos os seguintes critérios: assiduidade; alunos com defasagem de idade no ensino médio; estudantes maior idade; aluno em situação de vulnerabilidade; estudantes desempregado; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda.

Às instituições ofertantes caberá a manutenção da qualidade e da gratuidade dos cursos aos alunos da rede estadual, além de outras obrigações previstas no Termo de Convênio. Outras informações podem ser obtidas na coordenadoria de Ensino Médio com Elissandra, pelo telefone (65) 3613.6418


ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

MT- PAR realiza Seminário estadual na próxima segunda-feira

Representantes de 139 municípios de Mato Grosso participam a partir de segunda-feira (17.10) do Seminário de Avaliação do Plano de Ações Articuladas 2007/2011, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) em parceria com MEC/Fnde/Ufmt/Undime/Uncme/CEE-MT. O evento terá início às 19h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O PAR é um instrumento de planejamento e gestão da educação local e possibilita a obtenção de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, elaborado em quadriênios.

O Seminário propiciará a elaboração de propostas de superação dos desafios enfrentados pelos municípios com referência ao PAR; possibilitará a oportunidade de intercâmbio de experiências e ainda a reflexão sobre o

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS

A partir de 2011, os municípios brasileiros iniciaram um novo diagnóstico da situação educacional local para a elaboração do planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009). Para esse novo quadriênio foram instituídos 82 indicadores, que possibilitarão o conhecimento real e minucioso de cada um dos entes federados.

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes da Educação em Mato Grosso (Undime/MT), Sirineu Moleta, o debate deve ser freqüente para possibilitar ações mais pontuais. Avalia que o diagnóstico, a resposta aos 82 indicadores para o quadriênio 2011/2014 possibilitará ao MEC conhecimento da realidade de cada um dos municípios. Cada ente federado tem a responsabilidade de trabalhar a educação como um todo. “A articulação entre os entes federados deve ser mais expressiva”. Ele é um defensor ainda da implantação de um Sistema Nacional de Educação (SNE).

“O PAR e a criação da Secretaria de Articulação com Sistemas de Ensino do MEC são iniciativas que visam melhorar, sem dúvida, a qualidade da educação. Existe um canal aberto para que possamos nos sentar e dizer: o que nós precisamos?”, finalizou.

A Coordenadora do PAR, Maria Amélia Ramos, avalia que antes da implantação do Programa não havia um instrumento que possibilitasse a uniformidade quanto aos encaminhamentos dos projetos para o MEC. “A partir do PAR criou-se um mecanismo, um instrumento de planejamento e gestão que possibilita que os municípios insiram no sistema quais são suas reais necessidades”. A coordenadora de Articulação de Políticas, Sandra Regina Ghanem, relata que o “seminário é relevante, pois contribuirá para a construção do Sistema Nacional de Ensino”.

O PAR possibilita a obtenção de Assistência Técnica e de recursos para construção de unidades escolares, reformas e ampliações das unidades, para o transporte escolar e ainda proporciona o investimento na formação inicial e continuada aos profissionais da educação por meio da oferta de cursos e parceria com instituições públicas de ensino superior.

- Orientações
- Programação
- Lista de hospedagem Hotel Fazenda
- Lista de hospedagem Hotel Palace

- Planilha de Banner



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Polêmicas (e problemas) em torno do ensino de história

Blog - Daniel Cara

Aqui (no Brasil) e lá fora o debate não trata do essencial: o estímulo à visão crítica e autônoma do estudante.

Nos últimos anos têm sido recorrentes (e crescentes) as críticas aos conteúdos dos materiais pedagógicos e aos propósitos do ensino de história no Brasil.

Divergindo, especialmente, do que chamam de "ideologização" dos livros didáticos, grandes veículos de imprensa - e alguns formadores de opinião - consideram que os estudantes brasileiros têm recebido um ensino mais dedicado ao dogmatismo de esquerda do que à reflexão autônoma.

Distante de ser um problema apenas nacional, debates realizados em outros países mostram que o ensino de história é tema de intensa disputa, fundamentalmente relacionada com a construção e reprodução da identidade nacional.

Em meados da década de 1990, um grupo plural de historiadores e pedagogos, atendendo a preocupações expressas no relatório "A Nation At Risk" produzido pelo governo Reagan e propostas do projeto "America 2000", mobilizado por Bill Clinton, elaborou um amplo conjunto de normas para o ensino da história nos Estados Unidos da América.

O documento, intitulado "National Standards for History", abrangia tópicos de história geral e dos EUA e objetivava ser mais um cardápio de sugestões aos governos estaduais (principais gestores e responsáveis pela educação básica naquele país) do que um conjunto de regras sobre "o que" e "como" ensinar história em sala de aula.

Pouco tempo após ser lançado, o que era para ser uma livre contribuição ao ensino, virou o foco de uma verdadeira querela nacional. Embora sugerisse conteúdos, o principal foco dos "standards" eram diretrizes curriculares nacionais, essencialmente dedicadas a corrigir a conhecida e vergonhosa ignorância estadunidense sobre tudo aquilo que foge de suas fronteiras. No entanto, rapidamente, o documento foi criticado por seus "conteúdos liberais", sendo considerado uma "iniciativa nefasta para insuflar o relativismo cultural e colocar em perigo a civilização ocidental branca e cristã e, conseqüentemente, a civilização americana", nas palavras de Newt Gingrich, líder republicano na Câmara dos Representantes na época. (Para saber mais sobre o ensino de história nos EUA veja o seguinte post: http://bit.ly/pddrNf)

Pelo outro lado da mesma moeda, no fim dos anos 1980, a então primeira-ministra (e dama de ferro) do Reino Unido, Margaret Thatcher, empreendeu (sem muito sucesso) uma ampla reforma no ensino de história na Inglaterra, tornando-o mais conservador (ou orgulhoso das conquistas do Império Britânico) e essencialmente controlado, haja vista o alto (e bom) grau de autonomia de que gozavam - e ainda gozam, em comparação com o contexto internacional - os professores das escolas inglesas.

Sem ganhar o mesmo nível de notoriedade alcançado nos EUA e na Inglaterra, o debate em torno do ensino de história no Brasil possui o mesmo equívoco fundador verificado nos conflitos desencadeados por lá: há uma grave incompreensão sobre seu intuito.

A missão do ensino de história é estimular a autonomia intelectual e o pensamento crítico do estudante. Entre outras contribuições, ele deve tornar excitante a leitura do mundo. Basicamente, é no exercício de ler o passado que são determinadas as referências que permitem a compreensão do presente e a projeção do futuro.

Erroneamente, ao invés de verificar o quanto dessa missão vem sendo cumprida nas salas de aula, a crítica ao ensino de história tem estado preocupada demais com a suposta deformação da identidade e do caráter nacional.

Encarando os livros didáticos apenas como bíblias de esquerdismo, os críticos do ensino de história deixam de fazer a crítica correta: os materiais pedagógicos hoje utilizados nas escolas brasileiras pouco se comunicam com a pesquisa historiográfica de boa qualidade, especialmente aquela que vem sendo produzida por excelentes (e muitas vezes jovens) pesquisadores brasileiros.

É o abismo entre o livro trabalhado na sala de aula e as pesquisas feitas nas boas universidades o principal responsável pela reprodução de alguns grandes erros historiográficos.

Um caso clássico de desatualização é a Guerra do Paraguai. Inúmeros trabalhos mostram que nem o Paraguai era um oásis produtivo que colocaria em risco o domínio britânico no Cone Sul - que estava muito mais incomodado com a crescente e expansionista força da Coroa Brasileira de Dom Pedro II -, tampouco Francisco Solano López, seu presidente vitalício, era um visionário republicano. Contudo, nas décadas de 1980 e no começo da década de 1990 foi assim que eu aprendi no ensino fundamental. E é assim que muitos jovens continuam aprendendo hoje nas escolas brasileiras.

Com o (sempre estimulante) objetivo de desmistificar os conteúdos aprendidos nos livros de história, a editora Leya publicou o "Guia politicamente incorreto da história do Brasil" e o "Guia politicamente incorreto da América Latina".

Sem ter a pretensão de ser um exaustivo e metodológico estudo, os dois livros - assumidamente provocativos - acertam em sistematizar, em linguagem acessível, algumas das mais atuais pesquisas historiográficas sobre o Brasil e a região, desconstruindo heróis e tradições explicativas, primordialmente aquelas caracterizadas por um marxismo simplista, que em nada orgulharia o rigoroso Karl Marx. Contudo, os autores, sem qualquer cuidado prévio, cometem os mesmos erros daqueles que eles próprios criticam: "ideologizam" suas conclusões.

A mais gritante ideologização, exposta na quarta capa do livro dedicado à América Latina, faz alusão simplista à (falível, mas relevante) obra de Eduardo Galeano "As veias abertas da América Latina". Segundo os autores, o leitor não encontrará naquele guia "destaque para as veias abertas do continente, mas para feridas devidamente tratadas e curadas com a ajuda de grandes potências".

Li ambos os guias com atenção, gostei de algumas passagens, não gostei de outras. Por estratégia argumentativa, com insistente ironia, os autores exageram "na tinta"... Contudo, não encontrei nenhum argumento ou fato histórico que provasse a boa ação das grandes potências em socorrer ou apoiar qualquer país de "Nuestra América".

O jogo internacional é o reino da disputa de interesses, mais dado à competição e à solidariedade condicionada (ou interessada) do que à cooperação. E esse é um conceito importante para o ensino de história, sob o risco do Brasil formar, inclusive, péssimos diplomatas e estadistas, além de cidadãos alienados da realidade internacional.

De qualquer modo, é curioso o equívoco reinante na interpretação do ensino de história. Mais curiosa ainda é exacerbação (aqui e no exterior) de seu papel no processo de construção da identidade nacional. Ao invés de se preocupar em ver se os alunos estão obtendo uma educação capaz de estimular sua autonomia e capacidade crítica, os críticos se preocupam em reduzir o ensino de história a uma narrativa fechada, destinada a moldar a identidades e as consciências dos cidadãos em relação à nação.

O mais engraçado é perceber que há veículos de comunicação que depositam no ensino de história um papel mais relevante do que aquele desempenhado pela própria mídia na construção da identidade nacional. Seria até interessante que a educação fosse mais influente nesse aspecto, no entanto, ela não é. E ela não é nem aqui, nem nos EUA e nem na Inglaterra e, com certeza, em nenhum lugar do mundo.

O bom ensino de história deve estimular o aluno a observar as conexões entre os fatos e os fenômenos históricos. Deve incentivar a compreensão das ações coletivas, reconhecer as instituições, relativizar o prócer e submetê-lo ao contexto social e político da sua época.

Sobre a construção da identidade nacional, é claro que o ensino de história tem um papel a ser desempenhado, mas que seja o de mostrar de modo crítico as expressões culturais e a trajetória de um povo em sua pluralidade e contradições. Não pode ser o de tentar estabelecer a supremacia de uma nação sobre a outra. Até porque o nacionalismo irrefletido, na prática, é avesso e diametralmente oposto aos próprios princípios basilares do ensino de história: o estímulo à visão crítica e autônoma do estudante.

Ministério lança campanha para incentivar hábito de lavar as mãos nas escolas

Paula Laboissière
Da Agência Brasil
Em Brasília

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a maioria das infecções pode ser prevenida por meio de uma única medida – lavar as mãos sempre e de forma correta. Na véspera do Dia Mundial de Lavar as Mãos, lembrado amanhã (15), o Ministério da Saúde lançou a campanha Saúde a Gente Também Aprende na Escola. Lave as Mãos com Água e Sabão.

Ver em tamanho maiorComo lavar as mãos corretamenteFoto 12 de 12 - Observação: aos profissionais de saúde, é recomendado lavar também os braços, até a altura do cotovelo. divulgação/OMS

O objetivo da pasta, que conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é conscientizar a população – sobretudo estudantes, professores e funcionários de colégios – sobre os benefícios de higiene adequada das mãos, afastando doenças transmitidas por bactérias, vírus e fungos.

Para o infectologista Mauro Asato, o hábito de lavar as mãos deve começar a ser ensinado em casa. Na escola, entretanto, é preciso que haja um reforço sobre a importância de uma boa higiene.

“Com uma lavagem inadequada, eu posso estar carregando algum vírus ou bactéria”, destacou. “Algumas dessas doenças podem apresentar quadros como o de uma gripe ou diarreia, e hepatites virais, além de outras doenças bacterianas”, completou.

O estudante Andrei, de 7 anos, disse que lava as mãos todos os dias. “Só esqueci uma vez. Estava na casa da minha avó. A brincadeira estava muito boa”. O menino explicou o passo a passo ensinado na escola: “Ligo a torneira, coloco o sabão, espalho e depois seco [as mãos]. E jogo o papel no lixo”.

Giulia, de 6 anos, cursa o 1º ano do ensino fundamental. Ela contou que lava as mãos pela manhã, antes de almoçar, depois de brincar no parquinho da escola e à noite. “As professoras ensinam que tem que passar o sabonete e, depois, fechar a torneira”.

Veja abaixo as principais orientações do Ministério da Saúde para lavar as mãos de forma correta:

Molhe as mãos com água e aplique o sabonete;
Ensaboe as mãos, esfregando uma na outra;
Esfregue a palma de uma das mãos nas costas da outra, entrelaçando os dedos, e vice-versa;
Entrelace as mãos e esfregue bem os espaços entre os dedos;
Enxague bem as mãos com água;
Seque as mãos com papel toalha e o utilize para fechar a torneira.

A OMS recomenda que o procedimento dure entre 40 e 60 segundos. A torneira deve ficar fechada enquanto as mãos estão sendo ensaboadas.

Jovem é preso após tentar vender diploma do ensino médio a diretor de escola no Ceará

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Educação
Em Maceió

A polícia cearense prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (13), um jovem de 21 anos acusado de vender diplomas falsos, pela Internet, do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Cícera Germana Correia, em Juazeiro do Norte (a 533 km de Fortaleza). Bruno José Saraiva Filho foi detido no momento em que entregava um dos certificados de conclusão do ensino médio ao diretor da escola.

O flagrante ao jovem acusado foi armado pelo próprio diretor do centro educacional, Moreira Firmino, que comunicou o fato à polícia. “Recebemos denúncias de que estava em uma sala de bate-papo vendendo certificados de conclusão do ensino médio aqui do centro. Entre nessa sala, conversei com ele e disse que tinha interesse. Prontamente ele me ofereceu o diploma por R$ 200. Disse que aceitava e marcamos um encontro numa praça no centro da cidade, onde ele estava com o diploma”, disse o diretor, que marcou o encontro com assistência de policiais civis.

Segundo Firmino, os diplomas eram feitos com base em cópias de certificados de conclusão antigos, e a falsificação era grosseira e de fácil percepção. “Ele usava um modelo velho, com a assinatura de um ex-diretor. Dá para perceber que é falsificado”, afirmou.

Apesar da venda em salas de bate-papo, o diretor da escola informou que nunca recebeu queixas sobre falsificações de certificados do centro. “Ninguém até hoje questionou validade do documento. Talvez apareça aqui a partir de agora”, informou Firmino.

A delegacia de Juazeiro do Norte informou ao UOL Educação que Bruno será enquadrado no artigo 171 do código penal, acusado de estelionato. Até a tarde desta sexta-feira (14), o jovem continuava detido na delegacia. Um agente policial informou que o acusado já conta com a assistência de um advogado, mas não soube dizer o nome nem o contato do representante legal de Bruno.

Relação de equilíbrio

Por Lucila Cano

Tudo começou em 15 de outubro de 2009, quando o Ministério do Meio Ambiente lançou o Dia do Consumidor Consciente, em sintonia com manifestações de entidades internacionais e brasileiras que defendem a preservação ambiental já de longa data.

Naquele ano e no seguinte, a bandeira do Dia do Consumidor Consciente foi a substituição das sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis. O assunto suscitou discussões, gerou reportagens e, aos poucos, mais consumidores mudam os seus hábitos de compra. Os supermercados, fornecedores de sacolas plásticas em grande quantidade, estabeleceram metas para acabar com elas e, segundo tudo indica, estão dispostos a cumprir o compromisso.

Esse exemplo ainda precisa ser seguido por outros estabelecimentos, como padarias, mercearias, quitandas, sacolões e até feiras livres, que continuam utilizando as sacolas plásticas. Aquelas bandejas de isopor com papel-filme por cima também estão na mira de quem sonha com um planeta menos plastificado.

De qualquer forma, a despeito dos rios e represas transbordando lixo, dos bueiros indefinidamente entupidos em nossas cidades e do descaso generalizado com o bem público, alguns avanços podem ser percebidos. Isso, sem dúvida, decorre da insistência das campanhas educativas.

Outubro sustentável

A adesão de empresas, escolas, ONGs e demais instituições favorece a proposta de um outubro sustentável, para o qual foram programadas inúmeras atividades. O próprio Ministério do Meio Ambiente criou um hotsite para o Mês do Consumo Sustentável.

Com uma linguagem dirigida ao público jovem, lá estão o convite para o envolvimento das redes sociais, explicações a respeito da importância da sustentabilidade e algumas dicas: deixar o carro em casa ao menos uma vez por semana; não desperdiçar alimentos, não trocar de celular todo ano.

Água e energia são os recursos naturais que mais preocupam. Afinal, dependemos deles para a produção de outros recursos, como alimentos, roupas, equipamentos.

Toda e qualquer iniciativa no sentido de conscientizar a população para o uso racional e consciente desses recursos é louvável e não deve se restringir às crianças na escola. Os pequenos têm aprendido as lições de educação ambiental com facilidade. São eles que levam as regras básicas da sustentabilidade para dentro de casa, enquanto muitos adultos ainda se mostram resistentes.

É compreensível, mas não aceitável, que por força da ignorância e da falta de informação, adultos relutem em acatar hábitos sustentáveis. Esse é o grande desafio das campanhas educativas e o principal motivo para a continuidade delas.

Na medida em que a população mundial cresce e os recursos naturais se esgotam, há uma necessidade premente de se equilibrar essa relação. No fundo, sustentabilidade é isso: uma relação de equilíbrio.

Querer e fazer

A reciclagem é a mais bem-sucedida das iniciativas de consumo sustentável no Brasil. Cria oportunidades de trabalho para catadores, através da formação de cooperativas e associações. Incentiva o desenvolvimento de tecnologias, as quais já exportamos para outros países. Faz com que empresas se responsabilizem pelo ciclo integral de vida dos produtos, da fabricação à destinação final de itens como lâmpadas, baterias, pilhas, celulares, aparelhos eletrônicos.

Outra prática é a redução do consumo, que equivale a evitar o desperdício, principalmente de água, energia (luz, gás, combustíveis) e alimentos. A ação de reutilizar também é bem-vinda para roupas, móveis e utensílios, potes de vidro, os dois lados de folhas de papel, a água da máquina de lavar, por exemplo.

Segundo o Instituto Akatu, que trabalha em defesa do consumo consciente, há ainda outros princípios sustentáveis, que começam com erre. Mas, se além da reciclagem, conseguirmos renovar hábitos e reagir de maneira positiva às demandas de redução e de reutilização, já teremos nos equilibrado um pouco mais.

Isso vale para outubro, o Mês do Consumo Sustentável, e para todos os outros meses de nossas vidas. É uma questão de querer e fazer.

* Homenagem a Engel Paschoal (7/11/1945 a 31/3/2010), jornalista e escritor, criador desta coluna.


Lucila Cano
Colunista especialista em temas relacionados ao 3º setor;
assumiu a coluna em 9/4/2010

MEC define regra para revalidação de diploma de curso à distância de fora do Brasil

Da Redação
Em São Paulo tweet Comente

Uma portaria publicada nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial da União pelo MEC (Ministério da Educação) fixou regras para a revalidação de diplomas estrangeiros de cursos à distância.

Pelo texto, somente universidades federais poderão fazer a revalidação. Elas precisarão ter, ainda, um curso de graduação à distância equivalente ao do diploma do estudante.

A medida começou a valer nesta sexta.

Argentina quer mais Marx e menos neoliberalismo em escolas de economia

DA BBC BRASIL

O ministro da Economia da Argentina, Amado Boudou, e seu vice, Roberto Feletti, defendem que as faculdades federais de economia do país modifiquem a atual grade escolar para dar "mais espaço" para as teorias do alemão Karl Marx, do inglês John Keynes e do argentino Raul Prebisch (fundador da Cepal), segundo confirmou à BBC Brasil o subsecretário de Coordenação Econômica do Ministério da Economia, Alejandro Robba.

"As faculdades argentinas hoje apresentam grades mais ortodoxas e nós apoiamos que elas sejam mais heterodoxas", disse.

"Além de Karl Marx, de Keynes e de Prebisch, o ministro apoia a maior presença de textos do professor (brasileiro) Franklin Serrano e do (polaco Michal) Kalecki, entre outros", disse.

NEOLIBERALISMO

O Ministério da Economia quer reduzir a presença de textos de economistas identificados com a década de 90 e associados, como afirmam, ao "neoliberalismo".

O ministro tem dito que "os planos de estudos de Ciências Econômicas fazem parte de um domínio neoliberal e é preciso modificá-los".

De acordo com o jornal de economia "El Cronista", de Buenos Aires, com uma grade "heterodoxa", as autoridades esperam que as faculdades estejam em sintonia com o "modelo de acumulação com inclusão social", lançado pelo ex-presidente Nestor Kirchner (2003-2007), antecessor de sua viúva, a atual presidente.

O jornal afirma que economistas identificados com os anos 90, como os americanos Milton Friedman e Paul Samuelson, ou afinados com as receitas do FMI (Fundo Monetário Internacional) seriam "eliminados" da grade escolar, como teria indicado o ministro numa recente palestra na Universidade de La Plata, na província de Buenos Aires.

MARX E KEYNES

Alejandro Robba disse que hoje Marx e Keynes são "autores marginais" na grade escolar "e isso não está certo".

Para ele, é preciso "dar maior espaço" para estes economistas que, na sua opinião, estão associados a "economia de desenvolvimento, consumo interno e maior papel do estado na condução da economia do país".

Na sua visão, menos teóricos ligados ao mercado financeiro, por exemplo, e mais vinculados a "economia interna".

Segundo Robba, a ideia de modificar a grade escolar foi apresentada inicialmente por um grupo autodenominado La Gran Makro, que reúne economistas e estudantes de economia que apoiam o perfil econômico do governo da presidente Cristina Kirchner.

"Eles defendem o maior espaço para as ideias heterodoxas nas faculdades de economia e o ministro Boudou e o vice Feletti apoiam a iniciativa", disse.

Boudou é o candidato a vice na chapa eleitoral da presidente Cristina, que disputa a reeleição no pleito do dia 23 de outubro próximo.

MT- Peixoto de Azevedo deve melhorar indicadores de saúde e educação

Redação 24 Horas News


As contas de Governo da Prefeitura de Peixoto de Azevedo receberam, do Tribunal de Contas, parecer prévio favorável à aprovação. Durante a sessão plenária do dia 20 de setembro, o Pleno examinou informações relativas ao exercício de 2010 na gestão do prefeito Sinvaldo Santos Brito.

O Pleno do TCE recomendou ao Poder Legislativo de Peixoto de Azevedo que determine ao Chefe do Poder Executivo Municipal que melhore nas áreas de educação e saúde.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Domingos Neto, ressaltrou a necessidade do município avançar especialmente a taxa de mortalidade neonatal precoce, a taxa de detecção de hanseníase e a taxa de incidência da dengue.

MT- Ságuas retorna ao comando da educação

Izabela Andrade e Valdemir Roberto
Redação 24 Horas News

Depois de uma longa espera o suplente de deputado federal Ságuas Moraes (PT) enfim foi chamado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) para discutir seu retorno à Secretaria de Educação, em substituição de Rosa Neide Sandes de Almeida.

Em reunião no Palácio Paiaguás na tarde desta quinta-feira, dia 13, Saguás, em companhia do ex-deputado estadual Alexandre César e Diretório Regional do PT, William Sampaio acertaram os últimos detalhes para o seu retorno ao cargo que exerceu até disputar a eleição para deputado federal em 2010.

Ságuas volta ao comando da Seduc logo depois que ele perdeu as esperanças de reconquistar a vaga de deputado federal – que perdeu para Nilson Leitão, do PSDB, por conta da retotalização de votos, na qual se incluiu no coeficiente partidário os sufrágios atribuídos a candidatos ficha suja. Para isso, deixou a direção do PT, conforme determina as regras internas. A substituição era tratada como uma questão de praxe.

Os petistas garantem que a troca de comando na Seduc era certa e atende apenas uma deliberação partidária, não há rusgas ou divergências internas, inclusive, Rosa Neide prontificou-se atuar como secretária-adjunta de Ságuas Moares.

Nesta sexta-feira (14) o governador Silval Barbosa se reúne com Rosa Neide Sandes para sacramentar e oficializar a troca de comando na Seduc.

MT- Aula de Campo na redação Folha do Estado

Nesta quinta feira 06 de outubro, alunos do Colégio Prudente Campos do bairro Parque Cuiabá, visitaram a redação do Jornal Folha do Estado.

A visita ocorreu como cumprimento de uma das etapas finais do Projeto Propagando desenvolvido pela professoara Keila Alves. A turminha Ana Paula, Davi, Henrique, Hemilly, João Victor, Maria Cândida, Lucas e Thiago passearam pelos dependências do jornal conhecendo cada etapa da criação do mesmo.

Após conhecerem o Parque Gráfico, a redação e outras salas o ponto máximo da vista foi a participação ao vivo dos pequenos no programa de Fabio Dias. Eles simplesmente amaram. Carinhosamente a "guia", jornalista Juliana levou os alunos para conhecer o "Cantinho Verde" um espaço alternativo bastante aconchegante onde os funcionários da Folha levam para o trabalho plantas que são cultivadas lá deixando o ambiente mais bonito e alegre.

Os funcionários do jornal foram extremamente receptivos e solícitos com as crianças que voltaram para a escola deslumbrados e ainda mais entusiasmado com o projeto desenvolvido.

Em nome de todos os meus alunos e da direção do Colégio Prudente Campos deixo aqui meus sinceros agradecimentos e um abraço carinhoso a toda a equipe do jornal.

Muito Obrigado!


Professora Keila Alves

Após discussão com alunos, professora ateia fogo ao próprio corpo

Por: G1

Uma professora de matemática sobreviveu após atear fogo ao próprio corpo na escola de ensino médio onde dava aulas, em Béziers, no sul da França.

Alunos e professores viram a mulher de 44 anos se cobrir com gasolina no pátio e gritar, logo antes de acender um isqueiro.

Várias pessoas teriam tentado apagar o fogo com cobertores, mas ela teria pedido que a deixassem em paz.

Um helicóptero ambulância levou a professora até o hospital de Montpellier, onde ela está internada em estado grave, mas estável.

"Relacionamento difícil"
Relatos na mídia local indicam que a professora não tinha um bom relacionamento com os estudantes e que teria tido um "encontro difícil" com vários deles na noite anterior para discutir seu "estilo rigoroso de ensino".

O ministro da Educação da França, Luc Chatel, foi até o hospital e disse estar chocado com "o ato de desespero".

Falando à rádio RTL, ele disse que a professora "estava em uma situação de grande fragilidade" e que uma investigação está sendo conduzida.

A escola Jean Moulin dispensou todos os alunos após o incidente e estabeleceu uma unidade para oferecer apoio psicológico às testemunhas da tentativa de suicídio.

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MT- Secitec realiza 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Shows, brinquedos científicos e palestras marcam o evento

Secom/MT - Ednilson Aguiar

O evento tem a previsão de atrair cinco mil pessoal por dia na feira
SECOM/MT


Opções de entretenimento aliado ao ensino serão o carro-chefe da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começa na próxima segunda-feira (17.10) e segue até sexta-feira (21.10), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec), tem a previsão de atrair diariamente cinco mil pessoas nos cinco dias de atividades educacionais.

Já na abertura os visitantes terão acesso a atividades como: cinema 6D, piso interativo, experimentos com brinquedos científicos, teatro cultural regional e palestras educativas. Os participantes da 8ª Semana terão ainda a oportunidade de conhecer o ônibus tecnológico do projeto educacional ‘Ciência em Show'. Esse veículo é climatizado e conta com bancadas onde serão expostos equipamentos tecnológicos do ‘Ciência em Show'. O ônibus contará com a presença de um monitor - engenheiro eletrônico - que falará ao público sobre os equipamentos expostos.

Além de toda essa programação, o encerramento da 8ª Semana Nacional será feito pelos ‘Cientistas Malucos', grupo de jovens que participam aos domingos do programa da Eliana (SBT). "As atividades serão realizadas com linguagem acessível com o objetivo de divulgar a ciência de forma descontraída para atrair alunos e professores de diversos níveis de escolaridade", destaca o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima.

Os diretores e gestores das escolas públicas e particulares poderão agendar visitas de seus alunos na 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O agendamento deve ser feito através do telefone (65) 3613-0113, das 8h às 18h.

A 8ª Mostra na segunda-feira será aberta às 19hs e segue até as 22hs. Já de terça-feira a sexta-feira a abertura será ás 8hs e o encerramento às 22hs. A entrada é gratuita.

Mais informações: Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secitec. (65) 3613-0113.

Assessoria de Imprensa da Secitec (65) 3613-0124/Luciana Cury e Maicon Milhen. www.secitec.mt.gov.br

MT- Cartilha será instrumento de controle da violência nas escolas

Entre os temas abordados estão preconceitos e danos físicos

Reprodução

A cartilha de regras contém as definições dos atos de violência
SECOM/MT


Um regimento padronizado sobre reações a atos violentos dentro das unidades escolares será encaminhado a todas as unidades escolares de Mato Grosso. O documento, elaborado durante o Fórum Paz na Escola (10 e 11.10) teve a participação de representantes de todas as instituições parceiras, diretores e estudantes da rede estadual de ensino.

A cartilha de regras contém as definições dos atos de violência mais comuns nas unidades escolares e o modo correto de solucionar os impasses. Entre os temas abordados estão preconceitos (de qualquer gênero), danos físicos do patrimônio público (pichações) e vícios (bebida alcoólica e drogas). O material também orienta sobre órgãos parceiros que devem ser acionados caso o problema persista. São ele, Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria e outros.

Segundo o coordenador adjunto do projeto Rede Cidadã, Nivaldo José de Arruda, o projeto terá maior aplicabilidade no próximo ano, tempo necessário para todas as unidades se adequarem às regras. "Esse projeto é um resgate da disciplina que vai proporcionar a redução da evasão escolar e a melhoria do processo educacional", afirma.

Além da cartilha, palestras e dicas de segurança serão ministradas nas escolas por profissionais da Polícia Judiciária Civil (PJC), como contribuição para o Núcleo Escola Segura (NES). Para o delegado e coordenador de polícia comunitária da PJC, José Abdias Dantas, unir instituições e profissionais de diversas áreas representa um grande avanço na solução desses problemas.

Outro envolvido nesse processo será o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo dessa inclusão é capacitar a comunidade escolar no trato dos conflitos. A gerente do Cras, do bairro Pedra 90, Bartira Souza acredita que o NES promoverá um fluxo de ação entre os parceiros.

Para a assessora da Secretaria Adjunta de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT), Mara Rubia de Castro, há a necessidade da existência de uma equipe multidisciplinar presente na escola. "Algumas intervenções não competem ao professor. Não cabe a ele abraçar todos os procedimentos. Cada equipe deve solucionar de acordo com a sua capacidade", declara.

Segurança

Para a diretora da Escola Estadual Professor Honório Rodrigues de Amorim, Rosiney Pereira Leite, a partir de agora as escolas não estarão mais sozinhas. A educadora ainda conta que esse direcionamento evita a sensação de desamparo, sentida por ela, em casos de violência dentro da unidade.

"Quando era coordenadora da escola já tive que lidar com casos de embriaguez entre estudantes. Procurei diversos órgãos, mas não tive apoio nenhum, o que me fez sentir desamparada", afirma.

Apesar de nunca ter se envolvido em nenhum ato violento, o estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá), Giovane Silvano, espera que o relacionamento entre estudantes melhore por meio das propostas apresentadas. "O fato mais marcante do Fórum foi a criação de uma lista universal de regras que vai dar um direcionamento às escolas quando passarem por situações de violência", conclui.

O Fórum ainda contou com a presença de representantes do Núcleo de Qualidade de Vida da Universidade Federal de Mato Grosso, (UFMT) do Centro de Formação e Atualização de Professores e das Prefeituras Municipais de Cuiabá e Várzea Grande.

Dicas de filme

Fonte:Jornal Mundo Jovem

Filmes:

* Carregadoras de Sonhos - 2010 - documentário produzido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Sergipe (SINTESE), retrata as condições de vida e trabalho de quatro professoras, simbolizando a luta diária travada por muitos profissionais da educação que abraçam a missão de despertar em seus alunos os sonhos que eles mesmos já não têm. www.youtube.com/watch?v=y2NjpgXYgd4

* O grande desafio - 2007 - drama baseado em fatos reais sobre o professor Melvin B. Tolson, da modesta universidade Wiley College Texas. Em 1935, Tolson motivou seus alunos a formarem o primeiro time de debatedores para desafiar a tradicional Harvard numa competição nacional de conhecimentos.

* Verônica - 2008 - professora (Andrea Beltrão) de escola pública, exausta e sem a paciência de sempre, depara-se com enormes desafios ao auxiliar um aluno de oito anos, esquecido na escola, a reencontrar a família.

* Gênio indomável - 1997 - um garoto dotado de grande inteligência, mas que vive se metendo em encrenca recebe apoio de professor para encontrar-se e mudar de vida.

* Vem dançar - 2006 - um professor de dança resolve trabalhar voluntariamente numa escola de dança, pública. Superados os desafios, cria com os alunos um novo estilo de dança.

* Escritores da liberdade - 2007 - Uma jovem professora desafia-se a resgatar em seus alunos o gosto pela leitura e escrita. Contando suas próprias histórias e ouvindo as dos outros, a turma de adolescentes considerada indisciplinada descobre o valor da tolerância e do conhecimento, passando a acreditar na possibilidade de mudar suas vidas e seu mundo.

* Ao mestre com carinho - Anos 60, um professor negro inicia na carreira lecionando para uma turma de adolescentes rebeldes, conquistando seu respeito e admiração.

* Sociedade dos Poetas Mortos – Anos 90 - Um professor que desafia os estudantes a desenvolverem as próprias idéias, sem copiar nada de ninguém.

* O Sorriso de Mona Lisa – 2003 - Uma professora serve de inspiração para suas alunas, após decidir lutar contra normas conservadoras do colégio em que trabalha.

* Pro dia nascer feliz – 2006 - documentário que observa adolescentes de seis escolas do país,seus medos e expectativas. Pode ser ponto de partida para discutir o entorno da educação nos dias atuais.

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. No Brasil esta data tem história.

Histórico

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. O decreto estabelecia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. (www.portaldafamilia.org)

Jovens sem causa

É tristemente baixa a capacidade de mobilização dos nossos jovens. Salvo exceções, perderam o nobre sentimento da indignação diante dos problemas sociais e políticos, em um país com milhões de estudantes bem nutridos, bem instruídos, com tempo disponível e, no entanto, consumistas, hedonistas e sem qualquer participação comunitária. Poucos são os jovens que conhecem a crua e nua realidade da periferia de sua cidade ou que movem alguma ação concreta para debelar a perversa condição de miserabilidade de 19 milhões de brasileiros.

Em uma pesquisa que realizamos com 1900 alunos de três escolas de Curitiba, constatamos que apenas 8% participam sistematicamente de ações voluntárias. No entanto, 71% gostariam de participar, mas não sabem como. Assim, estamos muito aquém dos países da Europa e da América do Norte, onde a inserção dos jovens em projetos comunitários é relevante: de 40% a 62%.

Mesmo com a mídia concedendo espaços generosos a temas como justiça social, corrupção, impunidade, mais vagas nas escolas técnicas, qualidade do ensino público, poucos são os jovens que se apresentam. Cadê o frenesi que está no DNA da juventude, a exemplo das campanhas dos movimentos estudantis de 1968, das Diretas Já, dos caras pintadas pró-impeachment do Collor? Depois disso, duas décadas de tibieza e inércia, em meio a uma profusão de boas causas. Os lídimos aglutinadores dos anseios da sociedade, como a UNE, UBES, UPE, DCE, Grêmios, etc., pouco ou nada se manifestam. Falta-lhes representatividade, capacidade de mobilização e, comumente, se desgastaram com suas participações político-partidárias.

Mundialmente, vivemos duas realidades distintas: intensa participação estudantil, na denominada primavera árabe, fornecendo músculos aos legítimos e populares movimentos em prol da democracia; e, em contrapartida, o que se vê no Ocidente? Violência, quebra-quebras, saques, como os que eclodiram nas ruas de Los Angeles em 1992, de Paris em 2005, de Santiago, Londres, Madri e quase uma dezena de outras cidades em 2011. É a fúria das ruas. Não há causas, apenas caos.

Especialmente em relação aos recentes vandalismos em Londres, Zygmunt Bauman, 85 anos, professor universitário, autor de dezenas de livros e um dos mais respeitados sociólogos da atualidade, é enfático: “É uma revolta motivada pelo desejo de consumir, não por qualquer preocupação maior com mudanças na ordem social. Foi um motim de consumidores excluídos e frustrados. Todos nós fomos seduzidos para ver o consumo como uma receita para uma boa vida”.

Aos sábados, a Gazeta do Povo nos brinda com as deliciosas e afetivas crônicas da jornalista Marleth Silva. Há duas semanas, discorreu sobre os jovens ingleses que fizeram quatro noites de quebra-quebras e só pouparam as livrarias. A nossa jornalista indaga e já em seguida palpita: “Que livro essa rapaziada deveria escolher?

Eu arriscaria O Apanhador no Campo do Centeio, do Salinger.”
Realmente, uma ótima sugestão. Porém, nós, os sessentões remanescentes dos movimentos estudantis de 1968, líamos Sartre, Marcuse, Platão, Darcy Ribeiro, Celso Furtado. Pouco entendíamos dos dois primeiros, pois eram densos e maçantes, mas estavam na moda. E não nos faltava pilhéria e presunção quando afixamos um cartaz na parede da pensão da rua Riachuelo, onde morávamos em quatro: “Há muito mais filosofia numa república da Riachuelo, que em toda a República de Platão.”

Sempre atentos aos riscos iminentes, cantávamos as músicas de protesto de Vandré. Chico, Gil e Caetano. Hoje, um quase hino à apatia, a maioria dos jovens pratica o refrão de Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar.” No entanto, essa bela música tem um estribilho reparador: “mas meu coração é nobre.”

Jacir José Venturi
jacirventuri@hotmail.com
Diretor de escola, foi professor do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-vestibular, da UFPR e PUCPR.

Nossa identidade!

Os espaços que nos fazem seguir também nos mostram as riquezas de uma vida que ainda não somos capazes de sentir. Lamentamos por acharmos que somos injustiçados, por darmos valor ao que não tem esse direito. Estamos sempre acreditando que há algo de diferente a nos esperar! Com teimosia e muita dor seguimos por um caminho onde as injustiças se fazem maiores que a tudo que podemos absorver.

Essa é a forma moderna exposta nas grandes cidades e nas populações que se aglomeram diante de um paisagismo de concreto e edificações que sobem muito além do solo. Existe uma pressa que nos sequestra um olhar de admiração e respeito para com quem caminha ao nosso lado. Deixamos de amar para tão somente ficar por poucos instantes a buscar um carinho que não acontece. Nosso corpo e sentimentos desejam sentir o calor que não acontece, que não se implanta em lembranças que nos façam fortes as dores do que venha a acontecer na contrariedade em nosso dia a dia. Sem que nos demos conta: perdemos nossa identidade!

Olhamos apenas intervalos e deixamos de sorver o tudo que é direito de nossas vidas. Estamos nadando em um oceano de tormentas intermináveis e sentimos que o afogamento nos impede de sairmos dessas águas ruins! O sucesso (...) é uma doença que deve coexistir dentro de nós como sendo um objetivo maior que o bem que esteja na simplicidade de apenas desejar um dia inteiro de um bom sono.

Impedimo-nos de ser o que realmente somos para dar vida a um personagem que não nos ama, mas ama o dinheiro e as coisas materiais. Esquecemos de agradecer a Deus por todas as oportunidades que nos trouxeram a uma vida temporária que escorre por entre nossos dedos sem que sejamos capazes de dar um sentido ao nosso próprio eu. Quando alcançamos o tal sucesso passamos a menosprezar o ar que enche nossos pulmões. Expulsamos d e dentro de nós o gás carbônico através da arrogância que nos faz maiores que a qualquer um que esteja junto de nós.

É chegada à hora de mudarmos essa intransigência e aprendermos a sentir o humano que se perdeu entre os imensuráveis quilos de fumaça liberados pelos escapamentos de nossos carros. Cheiramos o mau ar nos egoísmos que nos dá um direito de exclusividade que não temos! Há uma igualdade de condições que está muito além de qualquer somatória financeira ou pontos de excelência que nos dê uma altura superior a qualquer dor.

Em nossa vida devemos encontrar uma simplicidade que nos torne parte atuante no direito em se fazer presente na construção do melhor que poderemos deixar. Esse deixar deve sugerir um respeito com a vida, com o amor e a sexualidade inerente em cada um de nós! Abolir um preconceito e modificar conceitos construídos por uma pressa que nos foi ensinada em uma época menos conformista. Cabe aceitarmos o prazer que não nos seja imposto por uma modernidade imediatista, pois satisfação só acontece quando dividimos etapas de cansaço, dedicação, amor companheirismo e sexo. Devemos sonhar sem darmos uma tônica agressiva que nos agrida. Sonhar é bom!

Faz-nos ir, nos faz aceitar que devemos superar nossos limites e, que podemos crer, na solidez de novos dias. Não se esqueça de manter sua identidade, seu lado humanitário e seus sentimentos, mesmo que muitos possam achar que seu sentir lhe faz ultrapassado.

Ultrapassado é uma palavra usada para definir um passado que não está tão distante! Distantes devem estar os assolados modos egoístas de um sucesso que deve ser buscado a qualquer preço. Veja ao seu redor o mundo que se faz junto ao seu caminhar. Implante seus desejos e verifique se sua identidade é realmente sua. Por vezes criamos identidades que são moduladas por exemplos que nem sempre nos faz bem! Seja o que deva ser, acompanhe seus momentos e conclua etapas que lhe sejam necessárias. Com o respeito ao seu tempo, ao seu descanso, ao seu corpo e a sua sensibilidade.

Seremos sempre imperfeitos, em alguns casos, inseguros e temerosos para com nosso futuro, mas o que devemos instituir é uma veracidade que não impeça que outros possam conhecer o que somente nós podemos sentir!

Sem uma identidade que nos dê sentido sentiremos medo de nos lançarmos em um voo que deva ser só nosso.

Eder Roberto Dias
ederoamorsemprevence@bol.com.br
Escritor, poeta, palestrante e autor do livro: O amor sempre vence... Editora Gente.

Mensagem ao professor

A você professor...

Que transmite conhecimentos e colabora para que seus alunos cresçam e desenvolvam suas habilidades e talentos, preparando-os para os desafios da vida.

A você professor...

Que renuncia um pouco de si a cada dia e não só ensina, mas também torna-se um eterno aprendiz diante de seus educandos.

A você professor...

Que dedica seu tempo para despertar a sabedoria, questionar a vida e mostrar a realidade.

A você professor...

Que abre as portas de um novo amanhã e colabora para que seus alunos alcancem seus objetivos, estimulando-os, compreendendo-os e comunicando-lhes saber.

A você professor...

Que tem a missão não só de ensinar conteúdos, mas de ensinar os caminhos da paz, da esperança, da coragem e do amor.

A você professor...

Que traz em suas mãos não só livros, cadernos, provas e trabalhos, mas também traz no coração a alegria, o dinamismo e a didática para transmitir conhecimentos.

A você professor...

Que busca através de seus ensinamentos não apenas gerar consciência crítica, mas auxiliar na formação plena do indivíduo.

A você professor...

Que com seu carisma faz desabrochar a ternura, a sensibilidade, o intelecto, a consciência cidadã e desperta a religiosidade em seus alunos.

A você professor...

Que quando semeia em terreno fértil, se encanta com a colheita e realiza-se ao perceber que tem indicado o caminho a muitos.

A você professor...

Que faz os alunos perceberem que são capazes não apenas de sonharem, mas de realizarem seus sonhos!

Por você professor...

Elevamos a Deus nossa prece de gratidão, pedindo que o abençoe hoje e sempre.

Parabéns pelo seu dia!

“Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine”.

Rosemary de Ross
rose.ross@brturbo.com.br
Formada em Letras (Funesp). Cursou Teologia para Leigos. É escritora e autora dos livros: "Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia" e '"Uma mensagem por dia, o ano todo", da Paulinas Editora.

Abertas 1,5 mil vagas gratuitas de mestrado para professor de matemática

Estão abertas até o dia 26 próximo as inscrições para curso de mestrado profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de matemática. São oferecidas 1.525 vagas, em todo país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso de pós-graduação destina-se a professores de matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas. Ele será ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática.

Para concorrer às vagas, os candidatos terão de passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, em 26 de novembro, com questões objetivas e discursivas e duração máxima de quatro horas. Cada polo do programa destinará 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica.

Matrícula — Ao fazer a matrícula, como determina o edital do Exame Nacional de Acesso, os candidatos aprovados devem apresentar contracheque ou declaração da Secretaria de Educação, estadual ou municipal, ou ato de nomeação publicado no Diário Oficial do estado ou município. Além disso, devem apresentar declaração do diretor da escola, com firma reconhecida, de que estão no exercício da docência de matemática no ensino básico.

Mais informações e inscrições na página eletrônica do curso.

Prêmio Professores do Brasil já registra 1,3 mil inscrições

Quinta-feira, 13 de Outubro de 2011 - 0 comentário(s) - 67 Visualizações
O Ministério da Educação (MEC) já recebeu 1.291 inscrições para a quinta edição do prêmio Professores do Brasil. Os educadores têm prazo para inscrever experiências até sábado (15).

Levantamento da Coordenação-Geral de Tecnologias para a Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC sobre os projetos recebidos até 3 de outubro mostra que, até agora, o maior número de inscrições (480) aborda a educação infantil. No ensino fundamental, estão inscritas 434 experiências realizadas em salas de aulas dos anos iniciais (até o quinto ano) e 254 nos anos finais (até o nono ano). Escolas do ensino médio registraram 123 inscrições.

Este ano, o prêmio Professores do Brasil vai selecionar até 40 experiências concluídas ou em execução, oito por região do país. Os autores dos trabalhos receberão R$ 5 mil em dinheiro, além de troféus e certificados.

Para concorrer, os educadores devem relatar projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento, com resultados comprovados no ano letivo de 2010, que atendam aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007. As experiências devem se relacionar a uma ou a várias iniciativas, como promover a permanência, o sucesso escolar, a redução da repetência, do abandono e da evasão de estudantes da educação básica; aumentar a participação da família na escola, a inserção da escola na comunidade, a inclusão educacional social, racial e digital; trabalhar para a formação ética, artística e cidadã dos alunos.

O trabalho deve ser enviado para Prêmio Professores do Brasil, 5.ª edição, Núcleo de Estudos de Ciência Matemática, Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, Rua Ildefonso Simões Lopes, 2.791, Bairro Sanga Funda, CEP: 96060-290, Pelotas (RS).

O prêmio será distribuído entre as 40 melhores experiências (R$ 5 mil por professor). Outros R$ 80 mil, em equipamentos audiovisuais ou multimídia, irão para as escolas que desenvolveram os projetos escolhidos. Cada escola receberá equipamentos no valor de R$ 2 mil.

O prêmio Professores do Brasil é promovido pelo MEC, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). A Fundação SM, a Intel, o Instituto Votorantim e a Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) são os patrocinadores.

O regulamento, a ficha de inscrição e detalhes sobre a premiação são encontrados na página eletrônica do prêmio.

Criança, escuridão e esperança

Onde reside a esperança? Na capacidade impressionante que o ser humano tem para sobreviver e superar todas as adversidades e em milhões de crianças que não são clientes exclusivamente da semana da criança e de suas campanhas solidárias, porque são amadas


JANETE GARCIA
Divulgação


“As ações em prol da criança devem ser implementadas durante todo o ano e não só no mês de outubro”

Estamos na semana da criança. Já perceberam como todos se sensibilizam quando o assunto é criança? Ela é presença na humanidade porque é parte natural da existência. É lembrada sempre. Está na bíblia com o famoso versículo “vinde a mim as criancinhas porque delas é o reino do céu”. Está na literatura, na arte e na música. Está na Constituição Federal em seu art. 227 quando diz que “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. Tudo muito lindo e interessante e não sejamos tão pessimistas porque a regra geral é amar e proteger as crianças já que são indefesas e vêm ao mundo por vontade do outro. O certo, então, é dar a luz no sentido amplo, com responsabilidade. Limitar-se a mostrar a luz do sol ao rebento e deixá-lo ardendo no fogo do abandono é desumano.

Sabemos onde está a criança bem cuidada e protegida E onde mais podemos encontrá-la? Não é difícil localizá-la. Está nas ruas, na miséria, na fome, na educação de má qualidade, no desamor, no descaso daqueles que têm o dever legal de protegê-la e está, acima de tudo, na mais catastrófica das posições: a de vítima. Nascem inocentes, puras, indefesas e acabam manchetes diárias por terem sido espancadas, abusadas sexualmente, torturadas, abandonadas, jogadas ao lixo, vendidas. É uma realidade covarde e cruel. E o que acontece na semana na criança? Afloram as campanhas para arrecadação de brinquedos novos e usados e junto com elas o discurso: temos que cuidar das crianças hoje porque elas são o futuro do país. Mas que futuro sombrio esse, hein?. Se o dispositivo constitucional não for efetivamente colocado em prática e cada um assumir o seu papel podemos nos preparar para a escuridão porque a situação da criança no Brasil é caótica. E a tendência é piorar, porque nascem “em pencas” e a sensação é de que, em muitos casos, passam a ser um estorvo para os adultos. Há as que já são rejeitadas no útero e, quando não abortadas, são lançadas no vazio. E se têm o “perfil de adoção” ainda terão chance de ter uma vida mais digna, caso contrário serão sobreviventes do sistema.

A pobreza ainda é a sentença mais dura. Somente o amor materno não traz saúde, educação escolar, lazer, moradia e garantia de uma vida digna. Na pobreza tendem a crescer com condições péssimas de vida, enfrentando a fila do SUS, dependendo de “bolsa miséria” para sobrevivência e formarão uma massa facilmente dominada, ou pelos interesseiros em votos ou pelo narcotráfico, hoje o maior adotante de nossas crianças. O certo é que as conseqüências são trágicas em qualquer situação.

Onde reside a esperança? Na capacidade impressionante que o ser humano tem para sobreviver e superar todas as adversidades e em milhões de crianças que não são clientes exclusivamente da semana da criança e de suas campanhas solidárias, porque são respeitadas, amadas, valorizadas e educadas durante todos os dias de sua vida. Elas trarão, com certeza, a luz para a escuridão e é preciso ações ininterruptas, eficientes e eficazes que garantam a todas, indistintamente, o crescimento saudável e digno.

(*) JANETE GARCIA DE OLIVEIRA VALDEZ é advogada atuante na comarcade Pontes e Lacerda, Licenciada em Letras e colaboradora do HiperNoticias. E-mail: janetegar@hotmail.com

MT- Projetos de alfabetização intensificam a leitura no 1º Ciclo

Assessoria

O incentivo à leitura infantil tem sido o principal destaque da jornada da alfabetização desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em 2011. O intuito da jornada é intensificar as ações de leitura e escrita com os alunos das 421 escolas da rede estadual que cursam o 1º Ciclo de Formação Humana (06 a 08 anos de idade).

No esforço pela alfabetização dos pequenos mato-grossenses que possuem até 08 anos, as unidades de ensino possuem projetos que tornam obrigatório aos estudantes a leitura de 30 livros infantis por ano. De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental, da Seduc, Criseida Zambotto de Lima, o acompanhamento da leitura é feito em cada turma de 1º Ciclo.

“Enviamos caixas com 30 obras cada, para todas as escolas que possuem os anos iniciais. Cada turma com crianças de 06 a 08 anos possuem uma caixa. Além disso, encaminhamos para cada uma delas um mapa de leitura que fica afixado na parede das salas, para que o professor acompanhe em registre todos os livros lidos pelos alunos”, disse.

Para Criseida a leitura é fundamental para a continuidade do processo educacional dos estudantes. “Ler na infância, tanto linguagens verbais quanto não verbais (imagens e propagandas), é fundamental no processo de alfabetização. Além disso, contribui para a formação de um adulto leitor”, citou.

Ela destaca ainda, que dentro desse trabalho de leitura de 30 livros anuais, os mato-grossenses de 06 a 08 anos das escolas estaduais ficam à frente das crianças francesas com até 10 anos, que leem em média 15 livros. Entretanto, a média de leitura dos brasileiros dentro da mesma faixa etária da França é de 6,9 livros por ano.

Experiências

Além da leitura em sala de aula, as unidades de ensino desenvolvem projetos de leitura. Um dos exemplos é a Escola Estadual 1º de Maio, localizada em Nova Marilândia (392 km a Médio-Norte de Cuiabá). Sob a coordenação dos professores de Língua Portuguesa, Sandra Mara dos Santos, e de Geografia, Joselino Bisneto de Moura, a unidade realizou no primeiro semestre deste ano, uma semana de leitura com toda a comunidade escolar.

Na ocasião todos os 360 alunos da escola, que oferta do 2º Ciclo do Ensino Fundamental ao ensino médio, participaram de leituras coletivas e visitas a biblioteca do município. “Moradores que possuem o hábito da leitura diária, também vieram à escola e proferiram palestras aos estudantes sobre a importância dos livros e do ato de ler”, contou Sandra.

A estudante do ensino médio, Jhanne Kelly Okada, destacou que a partir do projeto, muitos alunos da unidade “passaram a ler com mais frequência”. Sandra acrescenta que como a maior parte dos estudantes moram na zona rural eles começaram a ler dentro do ônibus escolar no trajeto de ida e volta para casa.

Formação

Dentro das ações estaduais pela alfabetização das crianças do 1º ciclo do Estado, duas professoras formadoras do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) de Primavera do Leste (231 km ao Sul da capital) desenvolveram um curso de 20 horas voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham nos anos iniciais, nas escolas estaduais do município.

Segundo as formadoras, Sílvia Paiva e Daniele Leão, o curso visa oferecer subsídios teóricos e práticos sobre literatura infantil que contribuam no processo de leitura e alfabetização. Conforme a coordenadora Criseida, a Seduc tem como meta expandir o trabalho iniciado pelas duas educadoras a todas as unidades do Estado.

MT - Estudantes visitam Memorial da Água em Cuiabá

O Memorial da Água recebeu na tarde desta quinta-feira (13-10), o terceiro ano do Colégio Batista. Cerca de 20 crianças participaram da palestra e viram de perto todo o processo de tratamento de água, até a distribuição aos domicílios.

O local abriga as duas principais estações de tratamento de água de Cuiabá (ETA I e a ETA II), que é responsável por 60% do abastecimento de toda Capital. De acordo com a professora, Michele Cristina Milan Castro, que acompanhou as crianças durante o passeio, a atividade extracurricular proporciona uma experiência que vai além das ilustrações dos livros.

“A parte que eu mais gostei foi o vídeo da turma da Mônica que falava sobre a Dengue. E também de ver o tamanho que é a estação, quando eu via nos livros eu pensava que era pequeno”, entusiasmou-se a aluna, Ana Carolina Cavalcante de Jesus, de 8 anos. Os vídeos educativos abordam temas como a importância da água para a sobrevivência do ser humano.

Além das utilidades básicas da água, os vídeos usam temáticas atuais como os riscos de contaminação da Dengue através da água parada, a poluição dos rios e o tratamento da água.

As escolas interessadas em visitar o Memorial devem agendar pelo telefone: 3313-3335.


Fonte: Uiara Ribeiro - Sanecap

Após reunião com Silval, Ságuas arruma emprego e volta a Seduc

Da Redação

No encontro entre Ságuas Moraes, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, Willian Sampaio e o secretário-geral da legenda, Alexandre Cézar, nesta quinta-feira com o governador Silval Barbosa (PMDB) para a transferência da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de Rosa Neide Sandes para Moraes, ficou definido um novo encontro nesta sexta-feira (14) somente para oficializar as decisões.

Isso porque Rosa Neide não participou do encontro por estar ausente de Cuiabá cumprindo agenda da Seduc em Barra do Garças. Mas os presentes afirmaram que já havia um entendimento de que mesmo com a mudança a permanência de Rosa Neide na Seduc já era certa. Ela deve ocupar o cargo de secretária-adjunta de Ságuas, que atualmente está sem cadeira na Câmara após perder a vaga para Nilson Leitão (PSDB).

O motivo foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de adiar a validade da Lei da Ficha Limpa para 2010, o que resultou em recontagem dos votos da coligação que deu o direito a Leitão assumir a cadeira antes ocupada por Ságuas.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

UFMT abre 15 vagas para Residência Multiprofissional no HUJM

Da Assessoria

Graduados nos cursos de Saúde e afins podem participar do processo seletivo de 15 vagas para o curso de Pós-Graduação em “Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso com ênfase em Atenção Cardiovascular”, a ser realizado no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM).

As vagas serão distribuídas de maneira a atender as especialidades concorrentes, sendo: seis para Enfermagem, três para Nutrição, três para Psicologia e três para Serviço Social. Os candidatos com mais de uma graduação deverão optar por concorrer em apenas uma categoria.

O curso terá duração de dois anos, quando serão desenvolvidas atividades teóricas e teórico-práticas; treinamento em serviços de saúde vinculados ao SUS e didáticas complementares, incluindo disciplinas básicas, seminários, estudo de caso, apresentações de casos clínicos, vídeoconferências, clube de revistas e aulas expositivas.

As inscrições serão realizadas entre os dias 17 e 25 de outubro, através do portal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$140,00, deve ser efetuado até o dia 26 do mesmo mês.

A avaliação será por meio de aplicação de prova objetiva, com 50 questões, valendo um ponto cada. Os assuntos a serem abordados serão: Políticas, Gestão e Legislação (20 questões) e Conhecimentos Específicos (30 questões). A prova deve ser realizada no dia 04 de dezembro de 2011 e o resultado final sairá a partir do dia 19.

Casies está com inscrições para curso Atividade de Vida Autonoma

Profissionais da educação de Mato Grosso podem se inscrever para o curso ‘Atividade de Vida Autônoma’, promovido pelo Centro de Apoio e Suporte da Inclusão Especial (Casies), ligado a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT). O evento será realizado no período de 17 a 20 de outubro, nos períodos matutino e vespertino. As inscrições podem ser feitas na sede da unidade, instalada à rua dos Crisântemos 16, bairro Jardim Cuiabá.

A qualificação tem como objetivo ajudar os profissionais a despertarem nos estudantes potencialidades e superar as dificuldades. O curso trabalhará desenvolvimento cognitivo, afetivo, socioeconômico e cultural. Na programação constam informações sobre como trabalhar a sistematização das ações. A proposta inclui orientações para favorecer a aceitação e o interesse dos familiares pela participação nas atividades.

O evento ainda tem como objetivo auxiliar na elaboração de programas individualizados; e para o emprego de estratégias facilitadoras(técnicas específicas) que possibilitem o desenvolvimento de agilidade, destreza e compreensão dos movimentos no desempenho das atividades.

Calendário

Para o mês de outubro, o Casies tem programado um total de seis cursos. Dentre eles, surdocegueira, transtorno de expressão escrita, hiperatividade, Libras e Gramática. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3322-5514.

Patrícia Neves/
Assessoria Seduc/MT

Criança canhota

Fonte: www.mundocanhoto.com.br, revistacrescer.com

Idade e Fase de preferência

Nascimento ao 7° mês- Usam indiferentemente as mãos
7° ao 10° mês- Clara preferência pelo uso de uma das mãos
10° mês aos 2 anos - Usam indiferentemente as mãos
2 anos -Manifesta preferência manual
2 aos 6 anos - Podem aparecer fases curtas de variação
6 anos - A preferência está evidente

A maioria das crianças não tem uma clara preferência manual antes dos dois anos. A partir dessa idade, já começam a manifestar uma tendência decisiva para uma das mãos; mas será a partir da entrada na pré-escola que a criança faz a escolha da lateralização definitiva. Nesse momento, é importante respeitar a decisão da criança, mesmo que escolha a mão esquerda.

Os pais devem aceitar o fato de a criança ser canhota e não tentar modifica-la. A mão dominante é dirigida pela área do cérebro que também controla a fala, a escrita e a leitura. Um a interferência no processo pode acarretar problemas de fala, além de dificultar a leitura e a escrita. Além disso a criança pode ficar confusa, frustrada e ansiosa.

Em vez de critica-la ou corrigi-la, os pais devem ajuda-la. A aprendizagem da escrita pode ser difícil para os canhotos, pois a mão esquerda, ao deslocar-se através do papel, tampa e por vezes borra as palavras acabadas de escrever.

Dê à criança um lápis que não borre e ensine-a a segurar o lápis afastada do ponto onde encontra o papel para que veja o que está escrevendo.

Quando a criança entrar na escola, informe os professores de que ela é canhota.
À mesa, disponha os pratos e os talheres do modo mais conveniente para ela.

As ferramentas e os instrumentos domésticos são talvez as coisas que mais problemas causam aos canhotos, mas cada vez mais aparecem instrumentos para que a mão esquerda, como, por exemplo, tesouras, abridores de lata, descascadores de legumes tesouras de podar.


A criança canhota tem que se contorcer para usar o caderno, e no momento da alfabetização é uma preocupação a mais que ela encontra, caso contrário, não enxergará o que está escrevendo uma vez que a mão esquerda tampa o que foi escrito. Isto ocorre porque a escrita ocorre da esquerda para a direita.

Material escolar é um problema para canhotos: a espiral atrapalha o punho, réguas têm a numeração da esquerda para direita (para canhotos o mais fácil é traçar uma linha no sentido contrário) e as tesouras impedem que vejam a linha sendo cortada.
Pode parecer bobagem, mas não é nada fácil para uma criança canhota usar uma tesoura ou sentar-se numa carteira escolar convencional. Esses objetos, como muitos outros (abridores de lata, instrumentos musicais de corda, baralhos, relógios) foram desenhados para ser usados por destros.

Cinco formas de facilitar a vida do canhoto

1 - Se você notou que seu filho pequeno tem tendência a ser canhoto, avise a escola para que os educadores o ajudem nessa descoberta.

2 - Caso a criança esteja sendo alfabetizada, converse com a escola para que seja providenciada uma carteira adequada.

3 - Não "corrija" a criança mudando os objetos da mão esquerda para a direita. Senão ela pode ter dificuldade de aprendizado.

4 - Mesmo com poucas ofertas, compre o que for desenvolvido para ele. Alguns cuidados melhoram o desempenho escolar dessa garotada.

5 - Para manter bem a autoestima do filho, invente histórias de reis, rainhas, heróis e heroínas canhotos.





Publicado em 01/10/2010

Sesi-MT inaugura Indústria do Conhecimento em Barra do Bugres

Redação 24 Horas News


Neste dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) inaugura na cidade de Barra do Bugres, em parceria com a Usina Barralcool, uma unidade da Indústria do Conhecimento. O centro multimídia será inaugurado na Associação Barralcool, que abriga o projeto social Doce Vida e será responsável pelo atendimento a trabalhadores da indústria e comunidade local, com acesso gratuito à informação por meio de livros, gibis, vídeos, DVDs, internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, cidadania e inclusão digital.

Com uma estrutura física de 100 m², a Indústria do Conhecimento possui 10 computadores com acesso à internet, mesas e cadeiras para leitura, pesquisa e estudos e um acervo inicial composto de 4 mil títulos impressos de literatura infantil, literatura brasileira, estrangeira e livros técnicos, 10 mil títulos em mídia eletrônica e 100 gibis, que é renovado periodicamente. Em Barra do Bugres o espaço será aberto de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e aos sábados das 7h às 12h.

Em Mato Grosso, este projeto compõe o programa Educação para a Nova Indústria, executado pelo Sistema Indústria em todo o país, que prioriza os investimentos em educação básica e profissional. Já estão em funcionamento cinco unidades instaladas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Nova Olímpia e em implantação mais seis, em Jaciara, Dom Aquino, Nova Mutum, Colíder, Matupá e Sorriso.

A inauguração em Barra do Bugres terá início às 08h30, com café da manhã, missa e às 10h a Indú stria do Conhecimento será oficialmente aberta ao público. A cerimônia de lançamento contará com a presença de diretores do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), executivos da Usina Barralcool e autoridades locais.

MT - Último dia para se inscrever em Olimpíada de Química

Os interessados em participar da VI Olimpíada Mato-grossense de Química, tem até as 22h desta segunda (10) para realizar suas inscrições. As inscrições podem ser feitas por e-mail, para luiz_both@hotmail.comO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou bothluiz@ibest.com.brO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou diretamente com professor Jandinei Martins na coordenação de Ensino Médio do IFMT Campus Bela Vista, situado à Av. Juliano Costa Marques s/n, bairro Bela Vista - Cuiabá – MT.

Podem se inscrever alunos do primeiro e segundo anos, do Ensino Médio, com idade máxima de 17 anos em 30/09/2011, respeitando-se, assim, o limite de idade estabelecido para a Olimpíada Brasileira de Química. A previsão é de que 1 mil estudantes participem da etapa mato-grossense.

A Olimpíada é uma realização da Associação Brasileira de Química – Secção Regional de Mato Grosso para estudantes de Ensino Médio (pré-universitário) tendo como objetivos, estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da química, bem como o entrosamento entre professores e alunos das unidades escolares de ensino pré-universitário, além de descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química e difundir a importância da Química no cotidiano.

Prova

A prova será realizada no próximo dia 30, das 08 às 12h, em 33 polos no Estado. O resultado será divulgado no dia 22 de novembro de 2011, no endereço eletrônico das escolas participantes ou dos respectivos professores de Química envolvidos no evento.

Serão realizadas três provas distintas, uma para cada série do Ensino Médio. Cada prova terá dez questões de múltipla escola com quatro alternativas, valendo 60 pontos, e quatro questões descritivas, valendo ao todo 40 pontos.

Premiação

A premiação acontece no dia 2 de dezembro. Serão entregues Medalhas de Honra ao Mérito aos vinte primeiros classificados de cada série; Certificados de Participação aos alunos participantes com aproveitamento igual ou superior a 50% e Certificado de Honra ao Mérito às Escolas participantes e Professores homenageados pelos candidatos classificados com medalhas.

Os vinte primeiros classificados do Primeiro e Segundo Ano estarão classificados para a Olimpíada Brasileira de Química de 2012, que será realizada no mês de agosto. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, o desempate será pela maior idade.


Da redação com assessoria

Foto: Ilustrativa

O que você quer ser quando crescer?

11/10/2011
Lair Ribeiro

Talento é uma poupança que ganhamos ao nascer. O problema é o que fazemos com ela ao longo dos anos, pois nem todo mundo sabe administrar essa poupança.


Hoje, trocamos nossos talentos por dinheiro, prestígio e reconhecimento quando exercemos nossas habilidades como profissão. Mas, às vezes, surge a sensação de que o nosso trabalho está longe de refletir a nossa identidade. E essa sensação aumenta quando nos damos conta de que, quando mostramos nossos talentos a outras pessoas, fora do contexto configurado pelo nosso ambiente de trabalho, somos reconhecidos por elas. Isso quer dizer que sabemos, sim, fazer algo digno de reconhecimento e que nos proporcione prazer, mas nem sempre é isso o que fazemos habitualmente, como trabalho.
Muito da nossa essência se manifesta na infância. Com os talentos não é diferente.


Nas brincadeiras infantis, manifestam-se os talentos e as aptidões que acabamos por esquecer com o passar dos anos, mas que podem transformar e dar novo sentido à vida adulta, se resgatados a tempo. Você já perguntou para uma criança o que ela quer ser quando crescer? É bom se preparar para as respostas! Você pode escutar de tudo um pouco: bombeiro, atriz, jogador de futebol, astronauta... Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a conquistar o espaço, desde pequeno sonhava alcançar as estrelas... Mas, muitas vezes, nossos talentos ou aptidões não são tão claros e definidos, ficando mais fácil esquecê-los, perdê-los pelo caminho. Porém, com calma, paciência e atenção, é possível resgatá-los.


Um bom exercício é recordar-se das atividades que lhe proporcionavam prazer nas brincadeiras dos tempos de infância. Em uma folha de papel, relacione as brincadeiras e os jogos de que mais gostava, contando detalhadamente qual era a sua função e que habilidades eram exigidas. Não tenha pressa. Se não vier tudo à mente, mantenha esse papel com você e vá acrescentando itens, conforme for se lembrando. Este é um excelente exercício de autoconhecimento e que irá ajudá-lo a redescobrir seus talentos, além de servir como um guia para potenciais profissões ou trabalhos em que você conseguiria se sair bem, reunindo prazer, felicidade e realização.


Muitas das respostas pelas quais buscamos incansavelmente durante a vida estão guardadas dentro de nós mesmos. Basta ter coragem e determinação para buscá-las, o que não é tarefa simples. Porém, você pode se surpreender com os resultados!


Aos pais, um conselho: da mesma forma como é importante para um adulto resgatar sua origem, relembrando suas divertidas e enriquecedoras brincadeiras dos tempos de criança, é fundamental deixar que seus filhos também vivam com primazia esse tempo de inocência, descobertas e crescimento. Não tolha os dons de seus filhos, mas incentive-os, sempre primando pelo equilíbrio, bom-senso e educação.


Muitas vezes, um adulto é surpreendido por um chamado eloqüente porque, na infância, foi impedido de dar vazão às suas aptidões ainda na infância, e aquilo ficou retido bem lá no fundo, do seu “Eu interior”. Dessa forma, contribua para que seus filhos se tornem pessoas bem-sucedidas e felizes. Pequenas atitudes podem fazer a diferença na sua vida e na vida deles. Pode acreditar!

UFMT oferece mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea 2012

O Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea do Instituto de Linguagens (IL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece 32 vagas para curso de mestrado, na área de concentração “Estudos Interdisciplinares de Cultura”, distribuídas em três linhas de pesquisas: poéticas contemporâneas, epistemes contemporâneas, e comunicação e mediações culturais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro. É cobrada uma taxa de R$ 100,00. Os interessados devem procurar a Coordenação de Programas de Pós-graduação, no Instituto de Linguagens, sala 38, segundo piso, das 14h às 18h, e apresentar a seguinte documentação: projeto de pesquisa; comprovante de proficiência em idioma estrangeiro; curriculum-vitae documentado autenticado; e fotocópias autenticadas da documentação pessoal, do histórico escolar e do diploma do curso de graduação, e duas fotos 3x4 recente. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 1º de novembro, a partir das 14 horas.

O processo de seleção será realizado por meio de prova escrita (dia oito de novembro), análise do currículo, histórico escolar e projeto de pesquisa (de 18 a 30 de novembro) e arguição (de cinco a sete de dezembro). A lista dos candidatos classificados será divulgada dia 16 de dezembro, a partir das 14 horas. A matrícula ocorrerá no período de 1ºa nove de março de 2012. O início das aulas está previsto o dia 19 de março de 2012.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8428.

Retrato da sala de aula

Pesquisa define personalidades de alunos e sugere que professor adapte sua metodologia, mas classificação pode engessar a visão docente

Carmen Guerreiro


A tentativa de classificar o comportamento e temperamento humano vem de antes do surgimento de muitas das grandes filosofias e religiões do mundo. Hipócrates, pai da medicina ocidental - e cujas palavras ainda servem de juramento para graduandos de medicina hoje - marcou na Grécia Antiga a primeira categorização de personalidades. Segundo ele, existem quatro tipos de temperamento humano, de acordo com o fluido corporal que a pessoa mais possui: sanguíneo (sangue), fleumático (linfa ou fleuma), colérico (bílis) e melancólico (bílis negra).


Desde os tempos de Hipócrates, psicólogos, psiquiatras e outros especialistas vêm tentando aperfeiçoar e definir os exatos tipos de personalidade humana. No fim de julho deste ano, a mais recente tentativa foi lançada no Brasil, quando Diogo Lara, psiquiatra e professor de Medicina e Biociências da PUC-RS, com sua equipe, concluíram a pesquisa Temperamento e chegaram a 12 tipos de personalidade, resumidos a quatro grupos principais: pessoas estáveis, instáveis, externalizadas e internalizadas. A novidade é que Lara aplicou esses perfis à educação, chegando a conclusões sobre como uma aula deve ser ministrada a partir das características de cada grupo de alunos. "Quisemos saber como o modelo se relacionava com diversas realidades e contextos, desde o videogame até o desempenho acadêmico", conta Lara.


Segundo ele, a maior parte das pessoas consegue reconhecer os perfis aos quais a pesquisa chegou sem precisar de uma cartilha e, em geral, 40% dos alunos de uma sala são do tipo "estável" e os outros 60% se dividem igualmente entre os outros três perfis. Existe, na escola, a "turma do fundão", em geral composta pelos alunos "externalizados" e alguns "instáveis", que começam a fumar e namorar precocemente, desafiam o professor, tendem a assumir menos responsabilidades, são ótimos na aula de educação física, mas não se dão bem com o ambiente da sala de aula. Já os "internalizados", ou "inibidos", se sentam nas laterais da classe, de maneira a evitar perguntas e olhares diretos. Por sua vez, os "estáveis" são mais previsíveis: prestam atenção, gostam e se conectam bem ao processo
de ensino.


A conclusão da pesquisa Temperamento é que existem dois tipos básicos de aula: um mais expositivo, que privilegia informação, e outro mais dinâmico e prático, que foca habilidades. O tipo "estável" de aluno se adapta bem aos dois modos, enquanto os "inibidos" preferem a aula passiva, por temerem que o esquema mais participativo exponha suas vulnerabilidades. Os "instáveis" e "externalizados" precisam de atividades em que possam aplicar seu alto nível de energia, por isso preferem propostas mais práticas - em aulas expositivas não conseguem prestar atenção, cansam-se facilmente e se entendiam, o que mina sua autoestima e desempenho. "Se o professor entender que na sala de aula há pessoas desses vários tipos, pode equilibrar conscientemente atividades mais passivas com as mais participativas", analisa Lara.

Ressalvas
Apesar de Lara garantir que a pesquisa é conclusiva, e que não há outros perfis além dos encontrados pela Temperamento, Melania Moroz, do Programa dos Estudos de Pós-Graduados em Educação, da Psicologia da Educação da PUC-SP, pondera que outros profissionais podem chegar a perfis diferentes, por isso é preciso ter cuidado na hora de classificar alunos. "Não acredito que há perfis específicos, a ponto de definirem o que deve ser ensinado e as estratégias de ensino a serem utilizadas", observa.


A professora de história Maria Odette Brancatelli, do Colégio Bandeirantes, tem opinião parecida. Docente há 27 anos, ela diz que concorda com os perfis encontrados pela pesquisa, mas que muitos alunos possuem características de mais de um dos grupos de perfil. "As novas gerações são bem mais dinâmicas, têm mudado com uma rapidez incrível. Um novo estudo, daqui a um ou dois anos, pode apontar novos tipos de alunos", observa. Ela também acredita que o lugar que o jovem escolhe para sentar nem sempre define o seu perfil - há inibidos na "turma do fundão" e há externalizados e instáveis na frente da sala.

Estratégias
A partir dos resultados da pesquisa, Diogo Lara defende que o segredo para uma boa aula é dividir o tempo em metade de exposição, metade de atividades práticas. Da mesma maneira, cada professor encontraria o seu jeito de envolver alunos com personalidades diferentes. Vera Lucia Antunes é coordenadora pedagógica, professora de geografia do colégio Objetivo e ex-docente da rede estadual de São Paulo. Com 42 anos de sala de aula, ela afirma que sua estratégia é, em princípio, conhecer os alunos pelo nome e lugar onde sentam, e decifrar como eles se comportam na classe. Depois, encontra maneiras diferentes de chamar a atenção de cada um. Quem está conversando ou dormindo, por exemplo, é chamado para debater algum assunto atual que se relacione com a matéria. "Procuro me aproximar, fazer com que o aluno preste atenção. Quando ele perde o que está sendo discutido, perde o interesse, e isso leva à desmotivação e à distração na aula", afirma. Segundo ela, não há um só método em uma classe. Para os que dormiram, ela fala mais alto. Para os tímidos, ela fala mais direcionada, sem chamar a atenção.


O tipo mais difícil de motivar e envolver na aula é o "desligado" que, nas categorias de Lara, se encaixaria nos instáveis. Essa é a mesma opinião de Maria Odette, do Bandeirantes, que acha muito difícil trabalhar com os "indiferentes", desinteressados pelo conteúdo independentemente da estratégia. Nos tipos da pesquisa, eles também se encaixariam nos instáveis. "Conquistá-los leva tempo", diz.


A professora Vera, no entanto, atenta para o fato de que os perfis engessados podem impedir que o docente conheça de fato o estudante. Ela cita o exemplo de um aluno, hoje médico, que chegou a agredir fisicamente a diretora da escola e cujo desempenho nas avaliações escritas era baixo. Pelo contato em sala de aula, Vera sabia que ele conhecia o conteúdo. Uma prova oral mostrou que, na verdade, o garoto era disléxico - sua agressividade era resultado de frustração. "Esse tipo de aluno o professor muitas vezes acha que é vagabundo", alerta.


Outra questão que contradiz a recomendação do professor de adaptar sua aula aos alunos diz respeito à necessidade de que os jovens desenvolvam novas habilidades e se adaptem a uma atividade à qual não estão habituados. Assim, um aluno que prefere uma aula expositiva a um trabalho em grupo deve, em algum momento, aprender a trabalhar com os colegas para ampliar suas habilidades. "Algumas vezes, o professor sabe que determinada estratégia é a mais adequada para um tema - nesse caso, são os alunos que precisam se adaptar. A necessidade de adaptação é recíproca", afirma Maria Odette.


É o que defende Márcio Moreira, coordenador e professor do curso de psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Para ele, independentemente da existência de perfis de alunos e da necessidade de planejar atividades voltadas para o que os jovens trabalham melhor, o professor não pode se tornar escravo disso. "É preciso ter cuidado ao dizer que o professor precisa se adaptar, porque ele pode ficar em uma situação de receio, achando que tem de se adaptar para que o aluno aprenda", observa. "Não posso simplesmente classificar as pessoas em tipos e dizer que elas são assim e não vão mudar."


Outra crítica, levantada pela professora Melania Moroz, da PUC-SP, é que identificar perfis psicológicos não é o mais essencial para o sucesso de uma aula. O importante de conhecer os alunos, segundo ela, é entender o quanto eles sabem sobre o que será ensinado, para que o próprio docente possa se planejar e ter claro que proficiência o estudante deve ter no fim do processo. "Se um aluno não domina as operações matemáticas, qual é a probabilidade de que aprenda frações? Mínima! Ele provavelmente conversará com o colega, ouvirá música, ficará de cabeça deitada sobre a carteira, ou pensará em qualquer outra coisa não relacionada a frações", diz.

Os 12 perfis
Conheça os tipos de personalidades definidos pela pesquisa "Temperamento"

Internalizados
* Depressivo
* Apático
* Ansioso
(apreensivo)


Estáveis
* Eutímico
(tranquilo)
* Hipertímico
(energético)
* Obsessivo

Instáveis
* Ciclotímico
(ciclos de humor)
* Disfórico
(humor agitado)
* Volátil
(instável, mas aéreo)


Externalizados
* Desinibido
* Irritável
* Eufórico

Metodologia
A pesquisa Temperamento demorou seis anos para ser concluída. Está baseada na experiência clínica de Lara e seus colegas e, principalmente, nos resultados do site www.temperamento.com.br, dotado de um questionário virtual e anônimo que permite uma análise posterior do perfil de cada um. Mais de 50 mil pessoas já responderam às questões.


O método consiste em relacionar duas abordagens, o temperamento emocional e o afetivo. "No emocional levamos em conta o quanto a pessoa tem de vontade, de raiva, de medo, de sensibilidade a estresse, de capacidade de enfrentar e resolver problemas. São características fundamentais da nossa função mental", detalha. "O temperamento afetivo é a combinação desses fatores com configurações específicas que nos levaram a 12 padrões afetivos mais comuns."


Para aplicar a teoria à educação, a pesquisa verificou quais características afetivas e emocionais estavam relacionadas a um bom ou mau desempenho acadêmico, analisado por número de anos de escolaridade e número de repetências. "Por exemplo, quem não acabou o ensino médio tem hoje, como adulto de 24 anos ou mais, características de menos vontade, controle e capacidade de resolver problemas", diz Lara. Os pesquisadores também levaram em conta a vivência que tiveram como alunos, a experiência de Lara como professor universitário durante dez anos e outros trabalhos de pedagogia com modelos parecidos de temperamento.