sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MT- Estudantes do Ensino Médio poderão se inscrever no Pronatec

Estudantes do Ensino Médio poderão se inscrever no Pronatec
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), Senac e Senai, iniciam a partir de novembro, em Mato Grosso, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa federal integra as ações de fortalecimento do Ensino Médio no país. O objetivo é democratizar e expandir a a oferta de cursos técnicos de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para alunos do 2º e 3 º ano do Ensino Médio.

Os cursos e formação continuada, com carga horária reduzida, para alunos do ensino médio, estão previstos para inicio no mês de novembro deste ano, e os cursos de formação técnica estão programados para início no ano de 2012. O Pronatec, em Mato Grosso, ofertará cerca de 15 mil vagas distribuídas entre 50 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e Cursos Técnicos, em 30 municípios do Estado. Os cursos serão ofertados no turno inverso da escola, nas unidades do Senai, Senac ou IFMT, do município.

Entre as prerrogativas para participar do Pronatec está a obrigação do estudantes ter disponibilidade de tempo para freqüentar os cursos ofertados em ambas instituições. Não será permitido a continuidade dos estudos no Pronatec aos alunos que deixarem de freqüentar as aulas no ensino médio das escolas estaduais.

A seleção será realizada nas Assessorias Pedagógicas para os alunos matriculados nos 2º e 3º anos das escolas que ofertam Ensino Médio. As assessorias estarão de posse da disponibilidade de vagas e cursos ofertados nos municípios e os interessados poderão realizar a pré-inscrição.

A coordenadoria do Pronatec, na Seduc, informa que os estudantes matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional somente poderão realizar a pré-inscrição para os Cursos de Formação Inicial e Continuada. Se houver maior número de inscritos do que o de vagas a Assessoria Pedagógica realizará uma seleção. Deverão ser seguidos os seguintes critérios: assiduidade; alunos com defasagem de idade no ensino médio; estudantes maior idade; aluno em situação de vulnerabilidade; estudantes desempregado; trabalhadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda.

Às instituições ofertantes caberá a manutenção da qualidade e da gratuidade dos cursos aos alunos da rede estadual, além de outras obrigações previstas no Termo de Convênio. Outras informações podem ser obtidas na coordenadoria de Ensino Médio com Elissandra, pelo telefone (65) 3613.6418


ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário