terça-feira, 11 de outubro de 2011

MT- Povos Tapirapé e Karajás participam de formação no magistério indígena

A Escola Indigena Estadual Tapi’itawa e Assessoria Pedagógica de Confresa realizam até 14 de outubro, a 3ª Etapa Intermediaria do projeto Aranowa’yao – habilitação magistério intercultural, que atende ao povo Tapirapé e Karajá. Ao todo participam 65 professores Apyãwa (Tapirapé) e Iny (Karajá) da região nordeste do Mato Grosso.

Na abertura aconteceu o II Seminário de Língua e Cultura Apyãwa, no qual foi lançado o dicionário das palavras novas “Xe’egyao”. “O dicionário representa um grande passo na vitalização da língua indígena”, acreditam os envolvidos no projeto. O dicionário reúne cerca de 300 palavras criadas pelos docentes e debatidas com a comunidade para substituir os ‘empréstimos’ de palavras da língua portuguesa.

O seminário ressaltou ainda a importância de ampliar o dicionário com intuito de se preservar a língua. Vários professores apresentaram trabalhos em prol da língua e da cultura do povo Apyãwa (Tapirapé). Durante o evento uma professora técnica da Assessoria ficam na aldeia para dar suporte técnico e pedagógico aos trabalhos desenvolvidos pela unidade Escolar e aos professores da etapa.

A participação dos professores cursistas está tendo a orientação do professor Doutor, Carlos Alfredo Argüello, da Universidade de Campínas (Unicamp). Com ele trabalham Ensino de Ciências da Natureza nas escolas indígenas. Com o professor mestre Adaílton Alves de Lima, da Universidade de Mato Grosso (Unemat) a temática é Ensino de Matemática. Duas autoridades na educação indígena nacional.

Assessoria/Seduc-MT

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