terça-feira, 11 de outubro de 2011

MT- Seduc desenvolverá ações dentro do Plano Estadual de Combate às drogas

Seis medidas fundamentam às ações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dentro do Plano Estadual de Combate às Drogas elaborado pelo Governo do Estado. O plano integrado com o objetivo de reduzir, prevenir e coibir a circulação das drogas na sociedade terá na educação, ações preventivas no ambiente escolar.

Para despertar o programa nas unidades escolares a Seduc trabalhará junto aos educadores a formação sobre a temática Drogas; apoiará o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd); acompanhará e apoiará os projetos de saúde e prevenção a entorpecentes; realizará pesquisa junto aos estudantes; fará campanha informativa para a comunidade escolar; e assegurará os programas Mais Educação e Escola Aberta nas unidades com o maior índice de violência e registros de alta vulnerabilidade.

As medidas terão um cronograma de implantação para os próximos quatro anos (2012/2015) e receberá recursos próprios oriundos de uma fonte de financiamento criadas para a sustentabilidade do programa estadual.

As ações do Plano Estadual de Combate às Drogas não inibirão outras práticas desenvolvidas pela Educação. Conforme o gerente de Projetos Educacionais da Seduc, Allan Kardec Benitez, responsável pelo gerenciamento das ações do Plano, o programa será fortalecido com os projetos paralelamente já desenvolvidos pela Seduc, entre eles o Paz na Escola e o Núcleo Escola Segura (NES).

O primeiro trabalha estratégias apresentadas coletivamente para coibir a violência e o uso de drogas na escola; e, o segundo, o NES, é um grupo de trabalho formado por representantes de diferentes segmentos sociais (Seduc, Secretaria de Segurança Pública, e outras) que buscam articular estratégias para eliminar os diferentes tipos de violência do ambiente escolar.



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário