segunda-feira, 10 de outubro de 2011

MT- Conferencistas cobram ampliação de investimentos em educação

Garantia de investimentos das três esferas de poder (União, Estados e Municípios) na Educação Básica, superior e do Campo estão entre as 58 propostas apresentadas pelos participantes da 2º Conferência Estadual de Juventude, realizada nessa quinta e sexta-feira (06 e 07.10), em Cuiabá. Cerca de 60 pessoas prestigiaram o evento que contou com a presença de 45 delegados eleitos nas etapas municipais e regionais.

Dentro das temáticas da Conferência, a discussão sobre a educação estava presente no eixo “Desenvolvimento Integral”. Os participantes deveriam elaborar propostas para atender a seguinte demanda: como “fazer com que a juventude tenha uma educação de qualidade e voltada para a sua realidade, em especial os jovens do campo?”.

Além da garantia de investimentos os jovens ressaltaram a necessidade de implantação de metodologias educacionais voltadas para as realidades de cada região do Estado. A contratação de profissionais de saúde, como psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos, para auxílio no desenvolvimento dos alunos, também integra a proposta.

De acordo com a técnica da Coordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Angélica Ibrain, das 58 proposições, que também abrangem os eixos: Qualidade de Vida, Cidadania e Vida Segura, a comissão organizadora da Conferência filtrará as que apresentarem duplicidade. Deste modo, “a meta é reduzir para 24, e dentre estas 12 serão selecionadas” como propostas da juventude mato-grossense, que “serão encaminhadas para a etapa nacional”, explicou.

Angélica, que representa a Seduc no Comitê Estadual de Juventude e na Comissão Organizadora informou ainda que a 2º Conferência é fruto da realização de etapas em 10 pólos regionais, quatro municipais e uma conferência livre realizada no Sistema Socioeducativo, da capital. “Em todo esse processo iniciado em junho conseguimos reunir no total 206 propostas de políticas públicas apresentadas por diversos segmentos de juventude do Estado”, contou.

Discussão

Para o estudante da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) de Cáceres, Rafael Costa, “trazer o jovem para discutir políticas e incentivá-los a apresentar propostas de melhorias para si próprio, e para a sociedade são as principais ações contidas nas Conferências”.

As proposições elaboradas pela juventude de Mato Grosso serão integradas as dos demais jovens do país, para discussão na Conferência Nacional. Além disso, 25 delegados foram eleitos para participar dessa etapa que deverá ocorrer ainda este ano.

“Precisamos trabalhar para que essas proposições sejam aprovadas nacionalmente e virem políticas de Estado, e sejam implementadas pelos três níveis de governo”, finalizou.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário