terça-feira, 11 de outubro de 2011

MT- Sociólogo acredita que violência é fortalecida pela impunidade

“A violência na sociedade contemporânea” foi abordada pelo professor doutor Francisco Xavier Freire Rodrigues, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) durante I Fórum Estadual da Educação Paz na Escola. Se definindo como um otimista acredita que o fim da violência que conhecemos virá em longo prazo, pois depende da mudança cultural, o que a torna mais lenta. Mas um dos caminhos sugeridos por ele é o combate a impunidade.

A impunidade, acredita Xavier, oferece um entendimento ao sujeito de que ele pode fazer o que quiser sem prejuízos. Para reverter o quadro, sugere investimento em educação, esporte, lazer, políticas públicas de segurança e saúde, combate a pobreza e a desigualdade social, bem como, resgate aos valores humanitários.

Uma das questões importantes, retirada do conteúdo escolar, conforme Francisco Xavier, foi a disciplina de Moral e Cívica. Segundo ele, o modelo antigo não atenderia aos anseios atuais, deveria ter sido transformada, pois seria de valia para despertar o civismo nos estudantes. “Deveríamos discutir mais o que é o respeito ao ser humano, fortalecendo os valores de nação. A cultura atual é patrimonialista, defende aquilo que eu tenho, por isso não valorizam o patrimônio público, é de todo mundo, o que é entendido como de ninguém”.

Segundo o professor, a violência é um fenômeno de diversas causas entre elas a banalização das questões sociais e do humano. Hoje a violência está implícita nas relações sociais. A sociedade capitalista fortalece a violência simbólica (preconceito, falta de respeito a minoria, agressão verbal, ignorar o outro, são tipos de violência). “Hoje essas são as maiores forma de violência, na sociedade”, conclui.


ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário