terça-feira, 11 de outubro de 2011

MT- Sou mais 1 na Merenda quer saber quem se alimenta na escola

Os técnicos em nutrição escolar da Escola Estadual Zélia Costa de Almeida participam do projeto piloto “Sou + 1 na Merenda”. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) tem o objetivo de avaliar a adesão à merenda, por meio de fichas controle. Elas são entregues aos estudantes que aderem à alimentação proporcionando saber quantas refeições são servidas no dia. Os dados auxiliarão os técnicos na elaboração dos relatórios diários.

O processo que atualmente é feito pela contagem dos pratos será facilitado pelo uso das fichas. Posteriormente as informações serão inclusas no módulo do Sigeduca (Sistema de Gestão Educacional) da Seduc que abrange todos os demais dados das unidades escolares de Mato Grosso.

A escola piloto atende cerca de 900 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, possui duas técnicas em nutrição escolar, por turno de aula, que servem duas refeições ao dia. Uma pela manhã e outra no período da tarde. A técnica Maria Odete Marovi acredita que o sistema vai beneficiar tanto o seu setor como os próprios estudantes, durante o horário do intervalo.

Segundo a diretora, Marli Cecília Santana Costa, a merenda escolar é essencial ao bom desempenho dos estudantes em sala de aula. “Há alguns alunos que realmente precisam desse alimento, por não ter dinheiro para comprar algo na cantina, ou pelo pai estar desempregado”, declara.

A quantidade exata daqueles que precisam e utilizam esse programa é uma das metas dessa avaliação. O programa começou no dia 4 de outubro e prossegue nesta semana em outras quatro escolas da Capital.

Ações Positivas

Segundo a nutricionista da coordenadoria de Merenda Escolar da Seduc e idealizadorado projeto, Rosina Stefanello, a expectativa é que o programa seja implantado em todas as escolas do Estado no ano letivo de 2012.

Este é um dos projetos da Seduc para fornecer merenda escolar de qualidade. Além da avaliação da merenda, a coordenadoria realizou capacitações para os técnicos nutricionais de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Luciara, Nortelândia, Santo Afonso, Arenápolis, Nova Marilândia, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia e Alto Boa Vista.


Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário