sábado, 22 de janeiro de 2011

Meu Senhor

Meu Senhor...
...Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para ganhar o aplauso dos débeis.
Se me dás fortuna, não me tires a razão. Se me dás êxito, não me tires a humildade.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me sempre a ver a outra face da medalha, não me deixes culpar de traição a outrem por não pensar como eu.
Ensina-me a querer aos outros como a mim mesmo. Não me deixes cair no orgulho se triunfo, nem no desespero se fracasso.
Mas antes recorda-me que o fracasso é a experiência que precede o triunfo. Ensina-me que perdoar é um sinal de grandeza e que a vingança é um sinal de baixeza.
Se me tiras o êxito, deixa-me forças para aprender com o fracasso. Se eu ofender a alguém, dá-me energia para pedir desculpa e se alguém me ofende, dá-me energia para perdoar.
Senhor...se eu me esquecer de ti, nunca te esqueças de mim!

Mahatma Gandhi

Enviada por Corumbá - http://www.blog do corumbá

Prece


Senhor,

ensina-nos a orar sem esquecer o trabalho,

a dar sem olhar a quem,

a servir sem perguntar até quando,

a sofrer sem magoar seja a quem for,

a progredir sem perder a simplicidade,

a semear o bem sem pensar nos resultados,

a desculpar sem condições ,

a marchar para a frente sem contar os obstáculos,

a ver sem malícia,

a escutar sem corromper os assuntos,

a falar sem ferir,

a compreender o próximo sem exigir entendimento,

a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração,

a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever

sem cobrar taxas de reconhecimento.

Senhor,

fortalece em nós a paciência para com as dificuldades

dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros

para com as nossas próprias dificuldades.

Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo

que não desejamos para nós.

Auxilia-nos sobretudo a reconhecer que a nossa

felicidade mais alta será invariavelmente

aquela de cumprir os desígnios, onde e

como queiras, hoje, agora e sempre.

Emmanuel

Mensagem psicografada por Chico Xavier

XIV Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática

Entre os dias 23 e 29 de janeiro de 2011 a cidade de Penedo, no Rio de Janeiro, sediará a XIV Semana Olímpica da OBM, evento que reúne os alunos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O encontro dá inicio ao processo de seleção das equipes que irão representar o Brasil nas diversas competições internacionais de matemática.

A já tradicional Semana Olímpica da OBM ocorre anualmente desde 1998 sempre em uma cidade diferente do Brasil e oferece aos participantes treinamento intensivo, com aulas com os melhores professores do país. Há também palestras para apresentar outras olimpíadas aos estudantes, entre elas a Olimpíada do Cone Sul, a Olimpíada Iberoamericana e a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), o que acaba motivando a participação no processo de seleção dessas competições. Os alunos também interagem, criando amizades por conta da identificação que possuem com os outros.

Para marcar o encerramento das atividades da Semana Olímpica deste ano será realizado no dia 28 de janeiro, às 18h, a Cerimônia de Premiação dos estudantes, medalhistas vindos de diversos estados brasileiros.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do CNPq e do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira.

Conheça os premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática - 2010 no endereço www.obm.org.br. Premiados em 2010 de Mato Grosso veja no link a baixo.


Luzinalva Miranda de Amorim
Assessoria Obmep

Livro didático Editores têm prazo até março para inscrever obras e coleções

Os editores que pretendem inscrever obras e coleções didáticas para utilização, a partir de 2013, pelos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental público podem começar a fazê-lo nesta terça-feira, 18. Naquele ano, serão distribuídos aos estudantes do primeiro ao quinto ano livros de português, matemática, ciências, história e geografia. As escolas também vão receber manuais do professor para auxiliar nas tarefas em sala de aula.

No total, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo Programa Nacional do Livro Didático junto com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, prevê a aquisição de 115 milhões de exemplares para 2013, aí incluídos os livros de reposição do sexto ao nono ano e do ensino médio.

A pré-inscrição segue até 18 de março. A entrega das obras para avaliação será de 28 de março a 1° de abril. Os títulos aprovados comporão um guia do livro didático, que traz o resumo das obras para que professores e diretores possam escolher as mais adequadas ao projeto pedagógico de cada escola.

Os editores interessados em participar da seleção devem se cadastrar e pré-inscrever as obras no Sistema de Material Didático (Simad), disponível no página eletrônica do FNDE.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Cartilha orienta prevenção sobre desastres naturais

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A Cartilha "Comunidade mais Segura”, criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2007, volta a ser divulgada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Conged) com a finalidade de fortalecer os conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de massas (quedas de barreiras, deslizamentos) e inundações.

Bolsa Família melhora índices da escola pública

Por: Valeska Andrade

O programa Bolsa Família tem gerado informações valiosas para o acompanhamento da trajetória educacional dos beneficiários. Uma das condicionalidades para a família não perder o beneficio é que os filhos entre 6 e 17 anos de idade frequentem, no mínimo, 85% das aulas todos os meses.

São cerca de 16 milhões de crianças, adolescentes e jovens nas escolas, o que corresponde a 40% do total dos alunos do ensino fundamental. No Nordeste, esse índice chega a alcançar quase metade das matrículas.

Impressionados com os dados, especialistas têm afirmado que, se as escolas conseguirem reter os estudantes fazendo com que concluam o ensino fundamental em breve teremos outro País. A média de anos de estudo da população, que é hoje de pouco mais de sete anos, aumentará sensivelmente.

Evasão no ensino médio

Por: Valeska Andrade

Enquanto 98% de crianças e adolescentes brasileiras entre 7 e 14 anos estão na escola, 15% dos jovens de 15 a 17 anos desistiram de estudar. O abandono é refletido no número de matrículas da série final.

Se comparado ao da série inicial, o total é 35,5% menor. De acordo com o Censo Escolar, em 2007 ingressaram no ensino médio 3.440.048 estudantes. Já em 2009, foram efetuadas 2.218.830 matrículas.

Quando não há reprovações, um aluno conclui o ensino médio em três anos. Na Região Centro-Oeste, a diferença entre as matrículas é de 37% e no Sul chega a 38,53%. O Sudeste tem o menor percentual: 34,68%. Nordeste e Norte possuem índices iguais: 35,7%.

O total de matrículas mostra o abandono do ensino médio na última década. A taxa de escolaridade dos jovens entre 15 e 17 é muito baixa e isso já é sentido no ensino superior, onde há vagas ociosas.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, sugere que os estados mantenham escolas de ensino médio em todos os municípios para combater a evasão.

Fonte: O Globo (RJ)

Mais de um milhão de violações contra crianças e adolescentes

Por: Valeska Andrade

Conselhos tutelares de todo o País registraram, desde 1997, 1.002.558 violações dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia).

A alimentação do sistema é online e feita em tempo real, diretamente pelos conselhos tutelares. De acordo com o Sipia, a principal violação é a do direito à convivência familiar e comunitária, com mais de 467 mil ocorrências registradas (46,66%).

Além disso, o Sistema registra quase 24% de ocorrências de restrições à liberdade ou de ofensa ao respeito ou à dignidade (acima de 239 mil registros); e marca mais de 21% (acima de 212 mil registros) de desrespeito aos direitos de acesso à educação, cultura, ao esporte e lazer, obrigações do Estado.

Fonte: Jornal do Estado (PR)

O problema é que sabemos da situação, quais as causas e consequência e, no entanto, não conseguimos resolvê-la. Caso mais triste do que esse que vivenciamos aqui em Fortaleza: uma criança de 11 anos foi executada por suposto envolvimento com traficantes.

Alguns podem se perguntar: onde estavam os pais para deixarem isso acontecer? Mas nem sempre lembramos da desagregação familiar por conta de inúmeros outros problemas, como a falta de planejamento familiar, ou o desemprego, a falta de educação escolar, de saúde, de lazer, de moradia digna! Tudo isso tem que ser assegurado pelo Estado e sustentado pela sociedade, no sentido de resolvermos problemas que são do século passado.

O que fazer para não deixar que nossas crianças se tornem reféns desses criminosos? Estamos, todos nós, falhando na tarefa de proteger as crianças e os adolescentes. Nos indignamos com as estatísticas, mas o que estamos fazendo para revertê-las? Minha impressão é que não fazemos nada.

Mec trabalha com hipótese de que falha humana tenha provocado os problemas no SiSU

G1

O ministro da Educação, Fernando Haddad, atrasou quase duas horas e só apareceu quando pôde dizer com segurança que a batalha judicial em torno no SiSU tinha terminado. “Todas as liminares que foram expedidas até o momento estão cassadas”, informa Haddad.

Foi por causa de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça. O STJ derrubou todas as liminares que tinham sido concedidas. No despacho, o ministro Felix Ficher afirma que a concessão indiscriminada de liminares por diferentes tribunais afetaria calendário das instituições que adotam o Enem como critério de seleção, causando também prejuízos aos alunos.

Portanto, para o Mec, o processo de inscrição no SiSU está concluído. Foram feitas ao todo, dois 2.020.167 milhões inscrições. O que significa que 1.080.194 milhões se inscreveram em uma ou duas opções de curso e agora estão concorrendo a 83 mil vagas em universidades federais. O resultado será divulgado segunda-feira, no site do ministério.

Antes de sair da entrevista, Haddad teve de responder a uma outra pergunta: afinal, porque os estudantes enfrentaram tantas dificuldades para fazer a inscrição no site do ministério? Ele primeiro preferiu dizer o que não aconteceu. “Não foi um problema de internet, de planejamento, de estrutura e de aplicativos”.

Fernando Haddad pediu uma auditoria no setor de informática. O laudo fica pronto na semana que vem. Mas informações preliminares a que o Jornal da Globo teve acesso indicam que os problemas teriam sido provocados por falha humana. Um erro de configuração dos servidores do site do SiSU teria tornado o sistema muito lento. E a primeira tentativa de resolver isso acabou piorando o problema, que só foi contornado com ajuda de técnicos de outros órgãos do governo que foram chamados às pressas para o Mec.

Concurso internacional de ciência para os jovens


O concurso Google Global Science Fair pretende revelar jovens cientistas promissores. De todo o mundo. Para tal, jovens entre os treze e os dezoito anos são desafiados a apresentar, individualmente ou em grupos de duas ou três pessoas, m vídeo de dois minutos ou uma apresentação virtual de vinte diapositivos, onde deverão expor "projectos interessantes e criativos, pertinentes no mundo de hoje".

Os trabalhos, obrigatoriamente redigidos em inglês, devem ser entregues até 4 de Abril de 2011. Um júri de professores avaliará as candidaturas e, no início de Maio de 2011, "sessenta semifinalistas serão escolhidos". Os trabalhos seleccionados serão colocados online para uma votação aberta, a que se seguirá a atribuição de um prémio pelo público.

A Google vai anunciar os quinze finalistas que serão convidados a visitar a sede do grupo, nos Estados Unidos da América (Califórnia), onde reconhecidos investigadores, incluindo alguns prémios Nobel, vão proceder à votação final.

Haverá três grandes vencedores, de acordo com o grupo etário em que se incluem: treze e catorze anos, quinze e dezasseis anos e dezassete e dezoito anos.

O primeiro prémio do Google Global Science Fair consiste numa viagem às ilhas Galápagos e uma bolsa de estudo no valor de cerca de trinta e oito mil euros.

PARCERIA UFMT oferece Mestrado Profissional em Matemática

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em pareceria com a UFMT, está oferecendo 20 vagas para o Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). As inscrições para o processo seletivo ficarão abertas até o dia 31 de janeiro de 2011. O objetivo principal do curso é qualificar professores de matemática do ensino básico, com prioridade para os da rede pública.

O mestrado, de abrangência nacional, envolve 57 instituições de Ensino Superior (IES) públicas em 25 estados. Em Mato Grosso, a UFMT será uma de suas bases, por meio do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET), Campus de Cuiabá.

O Profmat foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e está inserido no projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação. O curso terá duração de dois anos e poderão ser concedidas bolsas Capes para professores em exercício na rede pública.

As inscrições podem ser feitas no endereço http://www.profmat-sbm.org.br/inscricao.asp
Mais informações: www.profmat-sbm.org.br

IFMT Estão abertas inscrições para cursos de inglês e espanhol

Redação com assessoria
21/01/2011 12:10

O Centro de Línguas (CEL) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Cuiabá informa que está com matrículas abertas aos novos alunos para o primeiro semestre de 2011.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do CEL, no IFMT Campus Cuiabá, localizado à rua Zulmira Canavarros, centro de Cuiabá.
O horário de atendimento é das 13h30 às 18h.

Neste primeiro semestre de 2011 serão ofertados cursos de inglês e espanhol até o quarto semestre.
Outra novidade de sucesso é a turma de Teens (10-13 anos), proposta de material e horário diferenciados para este público.

Os cursos de línguas ofertados pelo Centro de Línguas possuem como objetivo o desenvolvimento das quatro habilidades lingüísticas (ouvir, falar, ler e escrever) desde o nível mais básico do programa.

Os temas discutidos integram atividades com produção oral (fala), compreensão auditiva, estudo de vocabulário, gramática, leitura e escrita.

Mais informações pelo e-mail cel.coord@gmail.com ou através do telefone 3314-3547.

SELEÇÃO UNIFICADA Justiça derruba decisão que prorrogava o Sisu

RioFolha.com


A Justiça Federal do Rio de Janeiro derrubou nesta sexta-feira a liminar (decisão temporária) concedida ontem e que prorrogava o prazo de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) até quarta-feira (26) para candidatos no Estado.

A decisão foi tomada após recurso do MEC (Ministério da Educação). Com isso, o sistema --que encerrou as inscrições às 23h59 de ontem-- permanece fechado. Os resultados saem na segunda (24).

Gerenciado pelo MEC, o Sisu seleciona alunos para vagas em universidades públicas com base no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o ministério, o sistema recebeu 2.020.157 inscrições.

Confusão

O Sisu enfrentou problemas desde domingo, quando foi aberto. Só ontem, além da liminar no Rio, foram divulgadas outras três decisões que contestaram os procedimentos do MEC. Em uma delas, a Justiça Federal no Ceará concedeu a todos os candidatos o direito de acesso à correção das provas do Enem. Os estudantes poderão recorrer das notas.

No primeiro dia do exame, 6.006 pessoas tiveram as provas anuladas. No segundo, 14.848 candidatos foram eliminados. Segundo o MEC, a maioria das anulações se deu porque o tipo de prova não foi marcado corretamente.

O Ministério Público Federal no Rio havia pedido à Justiça Federal que a decisão de ampliar o prazo de inscrição no Rio fosse estendido a estudantes de todo o país. A medida cautelar foi proposta, segundo a Procuradoria, "em função das dificuldades de acesso de muitos estudantes ao Sisu, como lentidão e violação de dados". De acordo com o Ministério Público, as falhas "ferem os princípios constitucionais da publicidade, moralidade e da eficiência da administração pública".

Nesta sexta, o ministro Fernando Haddad (Educação) suspendeu as férias programadas para o período de sábado até o próximo dia 30. De acordo com o MEC, a decisão foi tomada ontem à noite após a liminar do Rio que mantinha aberta as inscrições no Sisu. O cancelamento deverá ser publicado na semana que vem no "Diário Oficial da União". Haddad esteve reunido hoje com a presidente Dilma Rousseff.

UNIVERSIDADE PARA TODOS Inscrições para o ProUni começam hoje

Redação com informações G1

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam hoje (21) e seguem até terça (25). O Ministério da Educação disse que o site do programa estará em funcionamento na manhã desta sexta, mas não informou o horário exato.

A abertura das inscrições estava prevista para quarta (19), mas foi adiada devido à prorrogação do prazo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para quinta (20). Assim como ocorreu no sistema do SiSU, o MEC garantiu que o site do ProUni - que segue o mesmo modelo - passou por uma manutenção para que novas falhas sejam evitadas. Estudantes relataram que ao acessar o sitema do SiSU entravam em páginas de outros candidatos.

O ProUni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. São oferecidas 123.170 bolsas, sendo 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais (de 50%) em cerca de 1.500 instituições de ensino superior.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Duas etapas
Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.

A cada etapa de inscrição, serão realizadas duas chamadas subsequentes. O resultado, com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada, será divulgado em 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

PRESTÍGIO José Padilha vai ser jurado do Festival de Sundance

Folha.com


O cineasta brasileiro José Padilha, 43, vai ser um dos jurados do Festival de Sundance deste ano. O diretor de "Tropa de Elite" e "Tropa de Elite 2" vai julgar os filmes da categoria documentário internacional. Além de Padilha, também estará no júri da categoria a britânica Lucy Walker, que dirigiu o filme "Lixo Extraordinário", sobre o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz no aterro sanitário do Jardim Gramacho (RJ). Completa o trio o produtor Mette Hoffmann Meyer. Nas demais categorias, destaques para Matt Groening, criador de "Os Simpsons", que julgará os documentários americanos; America Ferrera, protagonista de "Ugly Betty", e Jason Reitman, diretor de "Obrigado por Fumar", que vão julgar ficções americanas; e Susanne Bier, que acaba de vencer o Globo de Ouro de filme estrangeiro, que julgará as ficções internacionais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18) pela organização do evento, que ocorre entre os dias 20 e 30 de janeiro. O festival é considerado um dos mais importantes do mundo e tem foco em produções independentes.

Em meio a problemas com Sisu, ministro da Educação cancela férias

Folha Online

O ministro da Educação, Fernando Haddad, suspendeu as férias programadas para o período entre amanhã (22) e o próximo dia 30. A decisão ocorre em meio aos problemas envolvendo o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), a decisão foi tomada ontem à noite após a liminar da Justiça do Rio que mantinha aberta as inscrições no sistema, que seleciona alunos para vagas em universidades públicas com base no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Haddad esteve reunido hoje com a presidente Dilma Rousseff. O cancelamento deverá ser publicado na semana que vem no "Diário Oficial da União".
PRAZO

A Justiça Federal do Rio derrubou nesta sexta a liminar (decisão temporária) concedida ontem e que prorrogava o prazo de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) até quarta-feira (26) para candidatos no Estado. Com isso, o sistema --que encerrou as inscrições às 23h59 de ontem-- permanece fechado. Os resultados saem na segunda (24).

A decisão de ontem ocorreu um dia após a saída de Joaquim José Soares Neto da presidência do Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem --que apresentou falhas desde a sua aplicação até a divulgação das notas.

O também Sisu enfrentou problemas desde domingo, quando foi aberto. Só ontem, além da liminar no Rio, foram divulgadas outras três decisões que contestaram os procedimentos do MEC. Em uma delas, a Justiça Federal no Ceará concedeu a todos os candidatos o direito de acesso à correção das provas do Enem. Os estudantes poderão recorrer das notas.

MEC fará auditoria para descobrir causas de problemas no Sisu

Agência Brasil

Nos dois primeiros dias de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os estudantes enfrentaram lentidão e dificuldade para acessar o site, que ficou sobrecarregado. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, uma auditoria interna foi aberta para descobrir a origem do problema.

Os problemas de acesso ao sistema pelos estudantes foi o que motivou a Justiça Federal a acatar pedido de liminar do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro para que as inscrições do Sisu continuassem até quarta-feira (26).

Essa liminar foi derrubada ontem (21), assim como todas as outras que tratavam do tema. Com isso, o cronograma do Sisu foi mantido e os resultados da primeira chamada serão divulgados na segunda-feira (24).

“O Estado brasileiro, a União sobretudo, tem dificuldade no modelo de contratação de serviço de rede, de desenvolvimento. A presidenta colocou inclusive o departamento jurídico da Casa Civil à disposição para levarmos ao TCU qualquer dificuldade que tenhamos para fortalecer a equipe envolvida nesse projeto”, disse Haddad.


Sobre os transtornos que as falhas no sistema causaram aos estudantes, Haddad disse que eles são menores do que os benefícios oferecidos pelo modelo de seleção do Sisu. "Nesse trabalho, que é monumental, às vezes você se defronta com uma falha no processos. Mas se você me perguntar se vale a pena, eu te diria que sim.”

Estados e municípios devem cadastrar no FNDE investimentos em educação

Já está disponível para download e transmissão via Internet o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) 2010. A partir de 20 de janeiro até 30 de abril, os gestores das secretarias municipais de educação devem transmitir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo Siope, os dados relativos a 2010. O prazo final para as secretarias estaduais de educação enviarem suas informações é no dia 31 de maio.

Se o estado ou município não investir no mínimo 25% do seu orçamento total em manutenção e desenvolvimento do ensino, o FNDE envia, automaticamente, um comunicado aos tribunais de contas estaduais e ao Ministério Público informando o não cumprimento da lei.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Cia Cena Onze de TeatroProjeto Escola Aberta leva Sinais para comunidades mato-grossenses

Com os temas sobre drogas ilícitas e lícitas e bullying a Cia Cena Onze de Teatro leva o espetáculo Sinais... nas comunidades mato-grossenses, junto com o Projeto Escola Aberta.

O texto Sinais, de Graciele Girardello, dirigido por Flávio Ferreira e encenado pela companhia, e ficará em cartaz até o dia 30 de janeiro. Em Jangada e Barra do Bugres, ambas no dia 23 de janeiro; Campo Novo do Parecis, no dia 28; e no dia 30, em Cuiabá, no bairro CPA III, na Igreja Nossa Senhora Imaculada da Conceição.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – Seduc, através da professora Maria Aparecida tem acompanhado e dado suporte nos pólos onde ela é coordenadora no Projeto Escola Aberta.

Sinais é uma produção teatral da Cia Cena Onze de Teatro, o cenário é todo produzido com papelão, desenvolvido e produzido por Carlão dos Bonecos e pintura artística por Julio Carcará. A temporada tem como parceiros o Governo do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil e Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano.

Mostrar a realidade para os alunos e suas famílias é muito importante, pois a vida real num palco, encenada de maneira aberta e sucinta, faz com que todos compreendam uns aos outros e saibam lidar com as doenças viciosas.

Plantão News

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ReconhecimentoInstituto Flauta Mágica concorre a prêmio nacional

Eleito o melhor projeto social de Mato Grosso com o Prêmio Anu, o Ballet do Instituto Flauta Mágica concorre a reconhecimento nacional
Considerados poderosos instrumentos de inclusão e resgate social, os projetos que envolvem arte e cultura para comunidades carentes representam um sinal de esperança e merecem o reconhecimento púbico. Prova disso foi o Instituto Flauta Mágica, vencedor estadual do Prêmio Anu, que agora concorre como o melhor projeto brasileiro. O prêmio é promovido pela Central Única das Favelas (Cufa) para dar visibilidade às iniciativas que impactaram positivamente as comunidades populares durante o ano de 2010.

O Ballet do Instituto Flauta Mágica concorreu com outros quatro projetos sociais de Mato Grosso e foi eleito, por meio do voto popular, o vencedor do Prêmio Anu no Estado. O anúncio dos vencedores estaduais foi feito no dia 31 de dezembro passado e, desde o dia 7 de janeiro, a votação para a escolha da melhor iniciativa do país está aberta, no site

www.premioanu.com.br/votacao/login.php

Os internautas têm até o dia 7 de fevereiro para votar em até três das 27 iniciativas concorrentes. Nesta data, haverá a cerimônia de entrega do prêmio ‘Anu de Ouro’ para as vencedoras estaduais, e o prêmio ‘Anu Preto’ para o melhor projeto nacional. O evento será realizado no Rio de Janeiro (RJ), no Theatro Municipal, com a presença de vários artistas nacionais.

INSTITUTO FLAUTA MÁGICA – Patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e o Projeto Criança Esperança, da Rede Globo, além de outros parceiros locais, o Instituto Flauta Mágica é considerado pela UNESCO um projeto modelo que está mudando a perspectiva de vida de crianças, jovens e adolescentes do bairro Jardim Vitória, região periférica de Cuiabá, há 12 anos.

O instituto atende cerca de 300 crianças e adolescentes carentes por mês, com atividades artísticas como o Ballet, Coral e Orquestra. Além disso, a entidade oferece aulas com conteúdo da história da arte e cultura, educação ambiental, noções de cidadania e civismo. O Ballet Flauta Mágica existe há cinco anos e atende crianças a partir dos quatro anos de idade.

PRÊMIO ANU – O Prêmio Anu foi criado pela Cufa e realizado em todo o país para valorizar e reconhecer publicamente iniciativas desenvolvidas em favelas e demais espaços em desvantagens sociais, gerando bem comum para a população, auto-estima das comunidades, trabalho, renda, qualidade de vida e equilíbrio social. O pássaro anu foi escolhido para ser o símbolo do prêmio pelo fato de, mesmo discriminado e rejeitado histórica e popularmente, sempre estar de cabeça erguida e não se intimidar facilmente, simbolizando a luta e superação.

Múltiplos instrumentos podem aperfeiçoar avaliação escolar

luan.santos
Acontece


A avaliação escolar é, antes de tudo, um processo que tem como objetivo permitir ao professor e à escola acompanhar o desempenho do aluno, diz a professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Clarilza Prado de Souza. E como tal, não deve ser pontual, eventual e realizada somente no final de um período escolar. “Como processo, ela deve permitir acompanhar o aluno no seu cotidiano na escola, identificando seus progressos e retrocessos, suas dificuldades e facilidades”, justifica.

Coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade da Fundação Carlos Chagas, Clarilza acredita que a avaliação escolar, assim concebida, permite ao professor um retorno constante da adequação das atividades realizadas em classe e do desempenho do aluno.

Para ela, a avaliação é de fundamental importância para garantir ao professor o direcionamento de suas atividades em sala de aula. “Sem uma avaliação escolar bem planejada e bem desenvolvida o professor desenvolve suas atividades às cegas, apenas na intuição e o aluno não tem parâmetros seguros para orientar seu comportamento, seus estudos e toda sua vida escolar”, diz.

Segundo Clarilza, a avaliação não só orienta o professor no desenvolvimento do ensino, como também o aluno em relação a seu comportamento e seu processo de aprendizagem. Em sua opinião, o professor e a escola devem e podem utilizar múltiplos instrumentos na avaliação escolar, que vão garantir maior confiança nos resultados. De acordo com ela, o constante contato com o aluno e a observação direta permitem o uso de instrumentos variados para analisar facetas diferenciadas do desempenho do aluno, favorecendo orientações para a tomada de decisão. O professor pode usar ferramentas como roteiros de observação do caderno, seminários de classe, portifólios, questionários, bem como a aplicação dos testes.

Para a professora, os modelos de avaliação do processo ensino-aprendizagem do aluno, que são inúmeros, devem ser construídos e adaptados em cada escola. No entanto, acredita, todos devem apresentar condições de oferecer uma avaliação que seja diagnóstica do aluno; dos processos de aprendizagem que o aluno está percorrendo; dos procedimentos e estratégias apresentadas pelos professor; e dos resultados que estão sendo obtidos pelo aluno em classe e na escola.

Graduada em psicologia pela PUC/SP, com mestrado e doutorado em educação na mesma instituição e pós-doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França, e na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Clarilza entende que o aluno é o ponto mais importante a ser levado em consideração pelo professor, em um processo de avaliação.

“Meus alunos estão aprendendo? O que estão aprendendo? Por que não estão aprendendo? Quais os pontos em que eles apresentam maior dificuldades? O que posso fazer para que os alunos adquiram as aprendizagens fundamentais? Por que essas estratégias de ensino não estão dando certo?” são algumas das perguntas que Clarilza acredita devam ser formuladas pelos professores. “Quando estou interessada nas respostas a questões como estas devo realizar um processo de avaliação e, com certeza, ele poderá oferecer bons elementos para orientar sua prática”.

A professora, que desenvolve pesquisas, ministra cursos e atua principalmente nas áreas de avaliação de sistemas, instituições, planos e programas educacionais, além de avaliação de desempenho docente, diz que uma boa avaliação pode e deve ajudar o aluno e o professor a identificar as dificuldades.
(Fátima Schenini)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=272

Prova para docente em SP tem 20% de erros

Folha de S. Paulo

A prova aplicada para professores temporários da rede estadual de São Paulo no final do ano passado teve até 20% das questões com erros na elaboração. Cerca de 161 mil professores fizeram a avaliação, segundo a Secretaria Estadual de Educação. Os aprovados se tornam aptos a lecionar durante este ano letivo.

Professores de psicologia (que podem lecionar na área de ciências, por exemplo) tiveram 16 das 80 questões do teste erradas. De educação física, 13; de sociologia, 5; e de ciências físicas e biológicas e de matemática, 4 cada. Todos os outros 18 tipos de prova, no entanto, tiveram duas questões da prova de formação básica erradas.

Essas questões serão consideradas corretas, o que deve aumentar o número de docentes considerados aprovados nessas áreas. Isso porque para ser aprovado o candidato precisa ter acertado ao menos 40 questões das 80 da prova. Quem tiver 32 acertos e pelo menos cinco anos na rede também será aprovado porque os oito pontos faltantes são completados pelo tempo de serviço. Assim, o professor de psicologia que tiver cinco anos de trabalho só precisará ter acertado outras 16 questões. E o de educação física, 19.

"Isso torna a avaliação desproporcional. Vamos conversar com o governo sobre isso", afirma Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp (sindicato dos professores de São Paulo).

As provas foram aplicadas pela Fundação Carlos Chagas, que recebeu do governo R$ 7,8 milhões para um "pacote" de avaliações -além da prova para os professores temporários, a avaliação aplicada na última etapa do concurso para a contratação de professores e a prova de promoção por mérito -que determina o aumento que será dado aos docentes.

Os professores temporários podem escolher as aulas que sobram após a escolha dos professores efetivos. No ano passado, eles correspondiam a 46% do total da rede.

Cuiabá sediará evento sobre intercâmbio nos EUA

Assessoria



A história de milhares de brasileiros que optam anualmente pela modalidade de intercâmbio como Au Pair é muito semelhante. Fala
de amadurecimento, iniciativa, saber lidar com o dia a dia, como se posicionar, aprender a ter paciência, assumir responsabilidades.


Os jovens de Cuiabá que tiverem interesse em conhecer mais sobre o assunto terão uma oportunidade no mês de janeiro, dia
27 às 19 horas, quando a multinacional sueca Cultural Care fará palestras gratuitas na Rua General Valle 800 - Bairro Bandeirantes. Para participar, basta confirmar presença pelo fone 0800.707.9353.

O programa Au Pair é destinado a jovens entre 18 e 26 anos que têm interesse em estudar nos Estados Unidos e cuidar de crianças de uma família norte-americana por um período determinado. Funciona como uma forma econômica de aprimorar os conhecimentos no idioma, viajar, conhecer outra cultura e ainda voltar para casa com algum dinheiro. Os requisitos para os candidatos são: segundo grau completo, nível intermediário de inglês,
carteira de habilitação e no mínimo 200 horas de experiência comprovada com crianças.

A Cultural Care é líder mundial na comercialização do programa Au Pair, tendo enviado mais de 75 mil jovens do mundo todo desde 1999 aos Estados Unidos, sendo mais de 8 mil do Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site www.culturalcare.com.br.

10 motivos para ser professor

Revista Nova Escola

1- “Amar as crianças e querer tê-las como companheiras.” Educador, escritor, psicanalista e professor da Universidade de Estadual de Campinas. Rubens Alves

2- “Ser Revolucionário. Resgatar o ideal de transformar o mundo por meio das pessoas e, assim fazer com que as gerações aprendam a respeitar o ser humano e o planeta em que vivemos.” Professora de Matemática. Suzana Maringoni

3- “Ser professor é no mínimo uma obrigação política. Não podemos aceitar uma população de excluídos da educação e da cultura. Nossa profissão só tem sentido se despertar a consciência social por meio do conhecimento e promover o exercício da razão como forma de libertação”.Filósofa, escritora e professora da Universidade de São Paulo. Marilena Chauí

4- “Transmitir conhecimento é uma honra, um dever.” Fhilipe Perrenoud Sociólogo, Doutor em Antropologia e professor da Universidade de Genebra ( Suíça)

5- “A certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar conteúdos, mas também ensinar a pensar certo. Paulo Freire, educador e escritor do livro Pedagogia da Autonomia”.

6- “Com muita certeza digo
Ele é seu grande amigo
Quem vive sem professor
Vaga nas trevas sem luz”
Patativa do Assaré, poeta e cantador cearense.

7- “Ensinar a ler e escrever ao maior número de crianças que eu puder.” Gisela wajskop, Professora-doutora, especialista em Educação Infantil e formação de professores.

8- “ É uma das profissões mais bonitas. Só recuperamos nosso país se toda as crianças e jovens tiverem a oportunidade de aprender com professores envolvidos de verdade com a educação.” Gustavo Lourenção , Raí ex jogador de futebol.

9- “ aprimorar-se a cada dia mais e mais a cada dia. Como professor, quanto mais você abrir a sua mente mais aprender e ensinar os outros a importância do aprender.” Howard Gardner, Psicólogo e professor da Universidade de Harvard ( Estados Unidos), autor do livro Inteligências Múltiplas.

10- “ O mundo depende dos mestres para despertar nos alunos a compreensão que pode gerar a verdadeira paz e justiça entre os homens.” Dorina Nowil, professora, cega desde dos 16 anos, é especializada em Educação Especial.

“Ser professor é poder, através das conquistas diárias de seus alunos, vislumbrar um mundo de possibilidades, um mundo transformado pelo conhecimento.” Cláudia Corrêa, professora do Curso de Formação de Professores.

Postado por Claudia Correa às 11:16

Irregularidades no Fies geram ação contra BB e Caixa

Bancos estariam obrigando os requerentes a abrir conta corrente em suas agências

R7

A DPU (Defensoria Pública da União) em São Paulo deve encaminhar na nesta quinta-feira (2) pedido de providência ao MEC (Ministério da Educação) sobre irregularidades na concessão de financiamentos provenientes do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Um dos problemas é que os dois bancos executores do crédito estariam obrigando os requerentes a abrir conta corrente em uma de suas agências.

A DPU recebeu denúncia de que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, agentes financeiros exclusivos do fundo, estariam exigindo indevidamente aos requerentes de financiamento estudantil comprovação de inexistência de débitos no Serviço de Proteção ao Crédito e no Serasa.

A denúncia foi feita ao defensor público chefe, Marcus Rodrigues Vinicius Lima, pela Uniesp (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo), após candidatos não conseguirem o documento de aceitação pelo Fies, o que inviabilizaria a matrícula.

- Isso não está previsto em lei. É, na essência, uma incongruência.
A Lei 12.087, de 2009, autoriza que a União participe de fundos garantidores de risco como fiadora em operações de crédito educativo. Sendo apenas executores do crédito, nem a Caixa nem o Banco do Brasil poderiam negar crédito ou exigir contrapartidas.
- A única restrição legal para concessão do beneficio é a inadimplência com o próprio Fies.

Esclarecimentos

A Caixa Econômica Federal comunicou, por meio de nota, que a concessão de financiamentos oriundos do Fies não exige abertura de conta corrente em nome do aluno. Com relação à comprovação de idoneidade cadastral, a Caixa informa que, em atendimento à ação civil pública em trâmite, não faz tal exigência ao tomador do crédito. O Banco do Brasil e o Ministério da Educação afirmaram que não foram notificados e, portanto, não podem se pronunciar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pais vão ao Ministério Público contra falta de professores em Jundiaí

Matéria publicada no jornal Bom Dia Jundiaí

Problema ocorre em escola pública estadual do Jardim Estádio

Alexandre Barbosa
Agência BOM DIA

Os pais de 40 alunos da sexta série da escola estadual Orozimbo Sóstena, no Jardim Estádio, em Jundiaí, entraram nesta quarta-feira com uma ação junto ao Ministério Público para reivindicar que o conteúdo escolar perdido pelos filhos, pela falta de professores, seja reposto e a situação resolvida.

Segundo Valéria Ballas, uma das mães que coordena o grupo de pais, há duas semanas os alunos perderam cinco professores, afastados por motivos de saúde ou licença-prêmio e, somente o de história foi substituído.

“Eles ainda estão sem professores de português, ciências, inglês e geografia”, afirma.

Segundo Valéria, a decisão de procurar o auxílio do MP veio após uma reunião dos pais com a diretora da escola, que teria afirmado não ser possível substituir os docentes.

“Como a progressão é continuada, os alunos não repetem mais e parece que o Estado não se importa com o problema na defasagem do ensino”, afirma a mãe. “O ideal é que Jundiaí seguisse o exemplo de Várzea Paulista, onde a Justiça proibiu a aprovação automática.”

O BOM DIA constatou que há ausências de professores também na quinta e na sétima séries e no ensino médio.

A diretora da escola, Ariane Picardi, confirma o problema e diz que apesar do esforço da diretoria, não consegue encontrar provisórios devido à nova lei que rege a contratação de substitutos.

“Nós tentamos contratar todos professores que tinhamos cadastrados pela Diretoria de Ensino, porém, nenhum deles estava disponível ou aceitou o convite”, diz.

Wendel Carlos Ferreira, 37 anos, pai de um aluno que cursa o primeiro ano do ensino médio, também reclamou do Estado pela falta de professores na escola pública.

“Essa escola sempre foi muito boa, mas o salário que o professor recebe hoje faz com que ninguém queira dar aula aqui”, reclama.

De acordo com Wendel, seu filho vai às sextas-feiras na escola, fica as três primeiras aulas de “janela” e só tem as duas últimas.

Promotoria
Os pais que foram ontem ao MP não conseguiram falar com o promotor da Vara da Infância e Juventude, Mauro Vaz. Mas foram recebidos pelo oficial que o assiste e receberam a informação de que hoje o promotor analisará o caso e deverá tomar providências contra a escola.

Segundo o MP, o problema ocorre em várias escolas , mas este é o primeiro grupo a procurar a promotoria.


Nova lei dificulta a contratação de substitutos
“A situação que está ruim, vai ficar pior ano que vem”, diz a presidente da Apeosp (sindicado dos professores) de Jundiaí, Leila Regina Martins Casote, 36 anos, sobre a falta de professores substitutos.

Leila explicou que a falta de professores deve-se aos baixos salários, falta de estrutura e segurança. E, principalmente em virtude da lei, em vigor desde o ano passado.

Segundo Leila, os professores substitutos ou eventuais agora precisam assinar um contrato para dar às aulas, porém, quem o fizer este ano, está impedido de pegar qualquer aula em 2011.

“Se um professor pegar duas, 20 ou um mês de aula, não importa a quantidade, ele ficará sem poder dar aulas no próximo ano todo. Isto é um absurdo”, diz.
Segundo Leila, por isso nenhum professor quer pegar aulas no fim do ano, para não comprometer o seguinte.

Ela ainda aponta que o Estado é cada vez menos atrativo e professores têm migrado para escolas particulares.

“Sem contar que há cada vez menos pessoas interessadas em ser professor. Os cursos de licenciatura da região estão cada vez mais vazios e algumas faculdades nem os oferecem mais.”

A presidente da Apeosp parabenizou os pais por buscar na Justiça os direitos de ensino dos seus filhos.
“Nós brigamos pelos direitos dos professores, eles pelos dos filhos.”

Diretoria promete repor aulas na escola
Em nota, a Secretaria de Educação do Estado, por meio da Diretoria de Ensino de Jundiaí, informou que todas as aulas não dadas aos alunos da Escola Estadual Orozimbo Sóstena serão repostas, em datas a serem definidas. Nos próximos dias, três professores de licença-saúde retornam à escola.

A Diretoria de Ensino informou também que semanalmente publica as aulas para atribuição.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Síndrome de Burnout

"(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".

Herbert J. Freudenberger

Uma nova síndrome tem afetado professores, médicos, efermeiros e profissionais de outras áreas desgastantes: a Síndrome de Burnout. Essa síndrome costuma afetar pessoas que trabalham em profissões que requerem contato direto com o público.

"O impacto dos fatores estressantes sobre profissões que requerem grau elevado de contato com o público (...) De origem inglesa, este termo significa: queimar, ferir, estar excitado, ansioso." site: www.webartigos.com/

As causas principais são: excesso de trabalho; se esforçar exessivamente e desempenhar funções além das quais você foi designado; desilusão: perceber que o trabalho não era o que se esperava; decepção com superiores ou colegas.

Uma das grandes causas são as expectativas exageradas em relação ao seu próprio desempenho. Professores novatos são os que mais sofrem esse sintoma, pois, geralmente entram na sala de aula com uma alta expectativa de fazer a diferença.

"A princípio parece tudo a mesma coisa, mas não é tão simples assim, pois como as causas são diferenciadas o tratamento só será eficaz se o diagnóstico for preciso. Não se tratam sintomas de burnout com diagnóstico de depressão e, por isso, o médico ou psicólogo que for realizar o diagnóstico deverá esmerar-se em decobrir as causas reais ao invés de considerar apenas os sinais e sintomas indicativos. Daí a importância de se aprofundar no assunto. Não apenas os profissionais em potencial para desenvolver a Burnout, no sentido de se prevenirem, mas principalmente os profissionais médicos e psicólogos, que são os mais indicados e procurados para a detecção e combate da síndrome." http://www.educead.com.br/

Claudia Correa

Projeto implantará complexo educativo para prevenção a dependentes químicos



O projeto De Cara Limpa Contra as Drogas, da Polícia Judiciária Civil, vai implantar neste ano um Complexo Educativo para Prevenção Terciária, destinado ao tratamento e reabilitação de pessoas dependentes do uso de drogas. O espaço será o antigo clube social da Rede Cemat, na Avenida Arquimedes Pereira Lima (Moinho), cedido ao projeto para funcionamento do Complexo, em parceria com o Estado, entidades privadas e grupos de apoio.

No centro, dependentes de drogas receberão tratamento para desintoxicação com acompanhamentos de profissionais da área médica. No período máximo de três meses de internação, os dependentes terão também cursos profissionalizantes, tratamento espiritual e formação desportiva. O lugar dispõe de uma grande área com piscina, campo de futebol, alojamentos, sala de aulas, toda a infraestrutura necessária para acolher os dependentes.

A delegada da Polícia Civil, Elaine Fernandes, gerente do De Cara Limpa Contra as Drogas, disse que o acompanhamento será estendido aos familiares. “A família precisa estar preparada para receber o dependente”, afirma. De acordo com Fernandes, passado o período de internação os pacientes continuarão recebendo acompanhamento junto com a família para que não retornem às drogas.

Desde o ano de 2010, o projeto está em andamento na região do Pedra 90, em 12 escolas da rede estadual e municipal, com cerca de 2 mil alunos. O projeto retoma as atividades nas unidades de ensino em abril próximo, com cursos de teatro, palestras com acadêmicos das faculdades de Medicina, Farmácia e Psicologia, da Universidade de Cuiabá (Unic). Em 2011, alunos, pais e comunidade também terão palestras com especializadas para orientação e prevenção do uso de drogas.

Umas das atividades mais esperada neste ano é a implantação da escola de música do projeto, voltada a despertar nas crianças, adolescentes e jovens o gosto pela arte e formar profissionais.

SINAIS

O grupo de teatro Cena Onze continua em cartaz com a peça “Sinais”. A peça desenvolvida no período que o grupo ministrou oficina de teatro no Pedra 90, aborda a vida de uma família de classe média com enfrentamento às seduções do mundo externo na vida dos filhos adolescentes. As drogas e os efeitos provocados por ela como doenças, violência e criminalidade fazem parte da trama. O espetáculo do Cena Onze está em cartaz desde 2010, quando foi lançado com apoio da Secretaria Municipal de Educação dentro do Programa De Cara Limpa Contra as Drogas.

Depois das apresentações em escolas, a peça está sendo levada para municípios do interior do Estado. As cidades de Nossa Senhora do Livramento, Santo Antonio do Leverger e Chapada dos Guimarães assistiram a peça nesse fim de semana.

A próximas apresentações serão em Jangada e Barra do Bugres, ambas no dia 23 de janeiro; Campo Novo do Parecis, no dia 28; e no dia 30, em Cuiabá, no bairro CPA III, na Igreja Nossa Senhora Imaculada da Conceição.

Presidenta da Comissão de Diversidade Sexual orienta servidores do Pomeri

A presidente da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Danielle Barros Garcia, foi convidada a orientar os novos funcionários do Centro Sócio Educativo de Cuiabá (Complexo Pomeri). O encontro foi realizado na última sexta-feira (14 de janeiro), onde estavam presentes 48 profissionais, entre professores de educação física, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos.

O convite partiu do gerente de Formação e Profissionalização do Centro, Adelino Joaquim Lopes Filho, ao constatar a existência de homossexuais no local e a necessidade dos novos servidores aprenderem sobre a diversidade sexual. Para o gerente, os funcionários precisavam aprender mais sobre a homossexualidade e suas manifestações para poder lidar com as situações do dia-a-dia do trabalho que terão pela frente.

Para a presidenta da Comissão Temática da OAB/MT foi mais uma oportunidade de promover conhecimento e o respeito humano. “Fiquei muito feliz com o convite porque percebi que a Diretoria do Centro Sócio Educativo de Cuiabá está disposta a encarar de frente tudo o que acontece dentro daqueles muros”.

Conforme Danielle Garcia, durante três horas a plateia participou ativamente das discussões e se mostrou muito interessada no desenvolvimento dos trabalhos no combate da homofobia, das doenças sexualmente transmissíveis e da Aids. Essa é mais uma preocupação dos profissionais que atuam no Pomeri pelo fato de que o confinamento acaba também colaborando para que os adolescentes se relacionem sexualmente.

Entre as preocupações apresentadas à representante da OAB/MT pelos participantes estava o fornecimento ou não de preservativos (camisinhas) aos jovens internados. Para Danielle Garcia esse é um fato a ser estudado com urgência pelo Estado, por meio de uma equipe multidisciplinar. “O que não pode é o Estado fingir que não sabe que lá dentro acontecem relações sexuais - sem a devida prevenção, o que muitas vezes traz surtos de sífilis, como em um dos exemplos que me foram narrados”.

Matrículas para os cursos Técnico Subsequente ocorrerão nos dias 18 e 19 de Janeiro

As matrículas para os candidatos aprovados em 1ª chamada no exame seletivo dos Cursos Técnico Subsequente serão efetivadas nos dias 18 e 19 de janeiro, das 8 às 17 horas, na Secretaria Geral de Documentação Escolar - SGDE do campus para o qual se inscreveu.

A listagem dos candidatos aprovados na 1º chamada dos cursos Técnico Subsequente foi divulgada no dia 21 de dezembro. Os interessados podem acessar o endereço eletrônico - http://selecao.ifmt.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=534

Se não houver vagas preenchidas, após o termino da matrícula da 1º chamada, o IFMT divulgará uma 2º chamada no dia 24 de janeiro de 2011, no endereço eletrônico http://selecao.ifmt.edu.br contendo nomes dos candidatos classificados na 2º chamada que deverão matricular-se nos dias 26 e 27 de janeiro de 2011.

Documentos necessários para matrícula no Técnico Subsequente
Para realizar a matrícula deve-se apresentar os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento, original e cópia ou fotocópia autenticada; 02 (duas) fotos 3 x 4 recentes; Histórico Escolar de Ensino Médio e Certificado de conclusão do Ensino Médio; Cédula de identidade oficial, original e cópia ou fotocópia autenticada; CPF, original e cópia ou fotocópia autenticada e o Comprovante atualizado de endereço, como conta de luz ou telefone (cópia - frente e verso).

A matrícula pode ser efetivada pelo candidato ou qualquer outra pessoa com maioridade de 18 anos, desde que apresente os documentos solicitados. Vale lembrar que, documentos como Histórico Escolar e Certificado de Conclusão não são emitidos rapidamente pela instituição educacional, portanto, o aluno que irá se inscrever deve estar munido do "Atestado de Conclusão" que comprove sua permanência na escola durante os anos anteriores, bem como sua conclusão.

A falta de um dos documentos anteriormente relacionados impedirá a efetivação da matrícula, não cabendo, nesse caso, recurso, nem será facultada a matrícula condicional. O candidato contemplado com reserva de vagas (cotista) deverá apresentar documento comprobatório que cursou todo o ensino médio na rede pública de ensino: Municipal, Estadual, Federal. O início das aulas e o calendário escolar será divulgado na data da matrícula.

Estresse na infância

Valeska Andrade

Adversidades e estresse no início da vida podem levar a problemas de saúde no futuro e até mesmo à morte prematura, segundo uma série de estudos apresentados em encontro da Associação Americana de Psicologia, na Califórnia (EUA), na última semana.

Os estudos, que apoiam outras pesquisas já realizadas, sugerem que o estresse na infância, provocado pela pobreza ou por abusos, pode desencadear doenças cardíacas, inflamação e acelerar o envelhecimento celular das crianças.

Para a cientista e coordenadora dos estudos, Karen Matthews, ambientes imprevisíveis e com estresse levam meninos e meninas a ficarem hipervigilantes em relação a percepções de ameaças do ambiente ao seu redor, o que gera problemas duradouros a longo prazo.

Fonte: O Tempo (MG)

Distúrbio auditivo é confundido com deficit de atenção

Valeska Andrade

A semelhança entre os sintomas do deficit de atenção e da hiperatividade ou distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) dificulta o diagnostico da criança com problemas de aprendizado.

Muitos dos sintomas são iguais: dificuldade de concentração, desorganização, esquecimento, mau desempenho na escola e problemas de relacionamento. O DPAC é decorrente de uma falha na forma como o sistema nervoso central processa o som.

Entretanto, não há deficiência no aparelho auditivo, mas, uma dificuldade para compreender o significado da mensagem. O distúrbio ainda é pouco conhecido por pais e professores.

Segundo estudos, pode atingir até metade das crianças com dificuldades de aprendizagem. O tratamento da doença é feito com fonoterapia para ajudar a criança a separar e entender o que escuta.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP)

Projeto de Dança integra estudantes da Rede Pública - Seduc/MT

Luiz Carlos Bordin

Cerca de 100 crianças e adolescentes de escolas públicas integrantes do Centro de Dança Ballet do município de Quatro Marcos apresentam neste sábado (22/01), no Indaiá Clube, do 2º espetáculo anual de dança, com o tema O Celeiro Encantado.

O corpo de baile, formado por 64 estudantes de escolas municipais e 46 de rede estadual, se prepara para a 2º edição do espetáculo. O primeiro aconteceu em 2010 intitulado O Encontro dos Reinos Encantados, com apenas 62 crianças.

Dessa vez o projeto se expandiu e traz no enredo perspectivas e soluções encontradas pelos povos para a preservação de um planeta do Sistema Imaginário. O espetáculo tem direção artística de Luiz Carlos Bordin, e coreografias de Erivaine Ortega Campos e André Luiz da Costa Leite.

Trabalhando com o lúdico o espetáculo busca despertar a importância da preservação da vida A apresentação é aberta ao público e reúne além da comunidade escolar, pais e a população da cidade.

O Centro de Dança Ballet Quatro Marcos é mantido com recursos municipais numa iniciativa da prefeitura que tem no gestor, João Roberto Fertin, um prefeito amigo da criança. (com organizadores)



ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Senai-MT realiza seminário de educação profissional

Assessoria



Com o objetivo de capacitar docentes para o alcance de resultados eficazes no desenvolvimento das práticas educacionais e orientar empresários e representantes das indústrias sobre a legislação que rege a contratação de aprendizes, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) realiza em Cuiabá o ‘VI Seminário de Educação Profissional’, nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

Serão apresentadas palestras voltadas ao aprimoramento pedagógico de professores, coordenadores e técnicos educacionais atuantes nas unidades do Senai em todo o Estado. O direcionamento para projetos de desenvolvimento, pesquisa e avanços na aplicação de conhecimentos na área serão debatidos para a atualização e capacitação dos profissionais de educação da entidade.

O destaque da programação será a tarde de palestras do dia 26/01, destinada a representantes de indústrias. As apresentações abordarão os desafios da aprendizagem industrial em Mato Grosso, com o intuito de mostrar ao setor produtivo os aspectos legais da legislação sobre a contratação de aprendizes e as iniciativas para a qualificação de trabalhadores. Além disso, haverá apresentações de casos de sucesso de empresas mato-grossenses que possuem aprendizes em seu quadro. A participação das indústrias nas palestras é gratuita.

A estimativa é reunir cerca de 700 participantes nos três dias de evento. De acordo com a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Técnica e Tecnológica (Unetec), Eveline Pasqualin, é uma oportunidade de aprimoramento e troca de experiências entre os profissionais da área. “A atuação do Senai-MT é estratégica para a formação e qualificação profissional, que estão diretamente ligados à capacitação e ao surgimento de novas tecnologias. A realização de cursos e eventos como este instrui profissionais sobre o cenário educacional e estimula a educação de qualidade”, pontua.

As indústrias interessadas em participar do ‘VI Seminário de Educação Profissional’ do Senai-MT devem entrar em contato com o telefone (65) 3611-1529. Informações pelo site www.senaimt.com.br

O que é Didática e Pedagogia?

A palavra didática vem do grego: didatikós/didaktike- arte ou técnica de ensinar.
A Didática é uma disciplina técnica e que tem como objetivo específico a técnica de ensino (direção ténica de aprendizagem). A Didática, portanto, estuda a técnica de ensino em todos seus aspectos práticos e operacionais, podendo ser definida como: "A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem". ( AGUAYO)

A formação da teoria da Didática para investigar as lições entre o ensino e a aprendizagem e suas leis ocorreu no XVII, quando João Amós Comênio (1592-1670), um pastor protestante, escreveu a 1ª obra clássica sobre a Didática, a Didática Magna.

Ele foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e regras de ensino

Pedagogia
A palavra pedagogia vem do grego ( pais, paidós = a criança; agein = conduzir; logos = tratado ciência). Na Grécia antiga, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam a escola. Como escravos ele era sobmisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por este motivo desenvolveram grandes habilidades no trato com crianças.
Hoje, o Pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e pedagogia o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo. A Pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social e a Didática é umas das disciplinas da Pedagogia.

Bibliografia:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 1994.

Claudia Correa

A primeira Escola Normal do Brasil

O Curso Normal foi fundado no Brasil com a inauguração do Instituto de Educação Professor Esmael Coutinho em 4 de abril de 1835, localizado na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro. O Curso apresentava as seguintes características: uma escola para elite formando professores para elite: todos que frequentavam eram do sexo masculino.

A primeira legislação referente ao Curso Normal surge somente 1946 com o Decreto Lei nº 8.530, cujo o conteúdo dizia que a Escola Normal formaria professores em dois níveis de ensino.

" No primeiro ciclo haveria um curso para formar regentes, tendo a duração de quatro anos e funcionando em nível do antigo ginásio, atualmente denominado primeiro grau maior. Essas escolas eram destinadas as regiões distintas, possibilitando às pessoas uma instrução de qualidade questionável, pois o curso era igual aos outros, contendo apenas algumas disciplinas específicas: didática e prática de ensino e psicologia aliada a pedagogia aplicada."

"Além dessa debilitada habilitação para o ensino, as pessoas que realmente desejassem atuar como professores poderiam cursar as Escolas Normais do 2º ciclo, com duração de três anos tendo os alunos a oportunidade de participar de cursos de especialização de professor primário e habilitação em administração escolar."

As Escolas Normais formavam professores leigos ( com pouco grau de instrução) e os cursos tinham caráter de terminalidade.

Em 1961 é formada 1ª LDB ( Lei Diretrizes e Bases) da educação brasileira, que não traz mudanças significativas. A estrutura do ensino que se constui de Primário, Ginásio e Cursos Técnicos, estes últimos tinham disciplinas direcionadas a cada um deles.

Já no ano de 1971, a LDB de n° 5.692 instala a criação de cursos profissionalizantes trazendo uma mudança estrutural para o Curso Normal. Este deixa de chamado Curso Normal e é chamdo de Curso de Formação de professores. A visão tecnicista que já vinha ser formando, se intenssifica após a Lei. "(...) O trabalho pedagógico era representado por dois personagens distintos: aquele que planejava as ações docentes-discentes e queles que executavam(...)".

A LDB de 1971 sofre modificações com a Lei de 1982 de nº 7.044 que acaba com a profissionalização compulsória, mas não acrescentou nada à estrutura curricular do Curso Normal,pois os alunos continuavam se formando, obdecendo às exigências de um currículo insastifatório.
Fonte: OLIVEIRA, Ana Cristina Bastistella

Claudia Correa

Defensoria Pública da União pede suspensão das inscrições no Sisu

Folha



A DPU (Defensoria Pública da União) no Ceará enviou na manhã desta terça-feira (18) uma ação civil pública à Justiça Federal para suspender as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para universidades federais, até que os candidatos que prestaram Enem no ano passado tenham acesso aos critérios de correção da prova de redação e ao espelho da correção da folha de respostas.

Segundo o órgão, a ação foi motivada por um grupo de quase 30 estudantes que se sentiram prejudicados pela correção da prova de redação. Os alunos apontaram supostos problemas no sistema, como provas anuladas sem motivo e indicação de falta para alunos que realizaram a prova.

Para o defensor público federal responsável pela ação, Carlos Henrique Gondim, os pedidos de acesso à correção das provas são legítimos, apesar de proibidos no edital do Enem, porque atendem aos princípios de motivação e publicidade.

Depois de travar no fim de semana, o Sisu apresentou novos problemas na segunda-feira (17) e hoje. Candidatos que acessavam a página podiam ver dados de outros inscritos, como nota e opção de curso, o que pode ser caracterizado como vazamento de informações.

O Sisu oferece mais de 83 mil vagas de ensino superior em 83 instituições, sendo que a inscrição é feita a partir da nota do Enem. O prazo final de inscrição, prorrogado por conta de decisão judicial, termina às 23h59 de quinta-feira (20).

O resultado sai no dia 24, e o período de matrícula dos aprovados vai de 27 a 31 de janeiro. As duas chamadas seguintes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro.

FALHAS

A confusão no site foi relatada à Folha por alunos, que tentaram acessar o sistema nesta segunda-feira (17) para conferir seus dados e acabaram visualizando as informações de outros candidatos.

O Ministério da Educação admitiu o problema e disse que os candidatos não conseguiriam mudar a opção do curso feita pelos outros. O problema se repetiu na manhã desta terça.

Alunos acessam dados de outros candidatos no SiSU

IG



A série de problemas relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) parece não ter fim. No início da noite desta segunda-feira, estudantes denunciaram ao iG e em comunidades na internet o vazamento de dados na página do SiSU. Segundo relatos de candidatos que entraram no site usado para distribuir vagas em 83 instituções públicas de ensino, após fetuar o login, apareceram informações de outras pesooas. Esses dados poderiam até ser alterados.

É o caso de Isabele Helena Furigo Silva, 21 anos, que tenta uma vaga em Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do ABC. A estudante acessou o site por volta das 19h30 e notou o erro. “As informações estão todas trocadas no sistema. Você entra com o seu login e aparecem outras universidades, outras notas, outros dados". Inicialmente, Isabele achou que se tratava de "um erro bobo", mas depois que fechou o sistema e não conseguiu mais entrar, ficou com medo. “Eu tinha feito a minha inscrição no SiSU com muita facilidade, já no domingo. Estava até pré-classificada, agora já não sei como está a situação", diz.

No Orkut, o tópico “Vazamento de Dados”, da comunidade “Enem – ProUni- Sisu” reunia 1484 postagens de pessoas que se depararam com o mesmo problema até as 21h40. Algumas dizem, inclusive, que os dados de terceiros apresentados podiam até ser alterados.

O iG entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), que reconheceu a nova falha no site, mas tranquilizou os estudantes. Em mensagem publicada no Twitter por volta das 22h15, informou que a troca nos perfis foi identificada às 20h30 e já foi solucionada. "Nenhum dado foi alterado no nosso servidor", garante o ministério.

Presidente do Inep é exonerado após problemas em inscrições do Sisu

Paula Laboissière
de Brasília



O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, foi exonerado hoje (18) do cargo, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União. A reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Malvina Tuttman, foi convidada para o cargo e também já nomeada.

De acordo com o MEC, o ex-presidente do Inep pediu demissão do cargo após o registro de diversos problemas no acesso ao site de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A gestão de Neto foi marcada ainda por falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que chegou a ser reaplicado para estudantes prejudicados.

Seduc/MT Matrículas para rede estadual estão abertas

As matrículas para a rede estadual de educação começaram hoje, dia 3 de janeiro de 2011, e o prazo de encerramento dependerá do preenchimento das vagas em cada unidade escolar.

Mato Grosso conta hoje com cerca de 431 mil alunos matriculados. Para o ano letivo de 2011 a previsão é a de que esse número seja ampliado para 450 mil.

O ano letivo de 2011 terá início em 14 de fevereiro com término em 23 de dezembro de 2011.

Somente na capital estão instaladas 76 unidades escolares. A cidade de Várzea Grande disponibiliza outras 44 escolas da rede estadual. Ela explica que algumas das unidades concentram maior número de interessados.

A partir de 27 de janeiro de 2011, com acompanhamento da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) as 720 unidades escolares da rede estadual estarão trabalhando na organização do quadro de pessoal.

Patrícia Neves
Assessoria/Seduc-MT

UFMT é a quarta mais procurada por candidatos; medicina lidera

Redação 24 Horas News



A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é atualmente a quarta mais procurada no Sistema Unificado de Seleção (Sisu) pelos candidatos que realizaram provas do Exame Nacional de Ensino Médio. A procura pelos cursos é feita por concorrentes de todo país. Em apenas 24 horas, o sistema havia recebido 500 mil inscrições, o que representa 15% dos participantes do Enem. O curso de Medicina (integral) continua sendo o mais procurado.

À frente da UFMT quanto à procura dos candidatos estão as universidades federais do Ceará, em primeiro lugar, do Rio de Janeiro, segundo, e de São Carlos. Oferecem vagas por meio do Sisu 83 universidades no país, 39 delas, federais. A UFMT oferta 99 cursos distribuídos em seus campi.

De acordo com o secretário de Tecnologias da Informação da UFMT, Alexandre Martins dos Anjos, apenas no último domingo 15.895 candidatos se inscreveram para uma das 5.168 vagas oferecidas pela instituição federal do Estado.

Para o curso de Medicina, considerado um dos melhores do país, 1.892 candidatos se inscreveram apenas no domingo para uma das 80 vagas ofertadas pela instituição no Estado. Neste caso, a nota de corte é de 763,56. O segundo curso mais procurado é o de Direito noturno, cuja nota de corte é 703,62. O curso oferece 45 vagas, disputadas por 604 estudantes.

Com a prorrogação do período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a divulgação dos resultados, antes marcada para o dia 22, foi adiada para 24 deste mês. Os alunos selecionados deverão se matricular nas instituições de ensino entre 27 e 31 deste mês, sempre nos dias úteis. As duas chamadas subsequentes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro. O novo cronograma está disponíve no site do Ministério da Educação (MEC).

Municípios têm até dia 31 para prestar contas do Transporte Escolar/MT

Redação 24 Horas News



A Coordenadoria de Transporte Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) Informa às prefeituras do Estado que expira no dia 31 de janeiro o prazo para prestação de contas, referente aos repasses do segundo semestre de 2010. O balanço divulgado aponta apenas um município apto para o repasse de 2011, e outro em fase final de avaliação. São eles: União do Sul e Campo Novo do Parecis (documentação em análise). Os demais, 139, até segunda-feira (17.01) estavam inserindo os dados ou ainda não iniciaram o procedimento.

A prestação de contas é condição fundamental para os repasses subsequentes. O balanço do primeiro semestre de 2010 apontou onze municípios inadimplentes. As prefeituras dessas localidades ficaram automaticamente sem o repasse do 2º semestre de 2010 por não prestarem contas até 31 de dezembro de 2010.

Para essas localidades, inadimplentes com as contas do primeiro semestre de 2010, a coordenadoria informa, que a prestação pode ser encaminhada o mais rápido possível, caso contrário poderão comprometer os repasses de 2011.

Para outras informações entra em contato com a coordenação de Transporte Escolar pelo telefone (65) 3613-6565 e 361-6472 e 3613-6471.

Sisu ultrapassa a marca de 1 milhão de inscritos

Amanda Cieglinski
de Brasília



Até as 18h de hoje (18), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou cerca de 1 milhão de inscritos. O número representa quase um terço do total de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010: 3,3 milhões de estudantes.

O bacharelado em ciência e tecnologia do curso de medicina da Universidade Federal do ABC (UFABC) foi o mais procurado pelos estudantes até as 15h de hoje, com 9.384 inscrições para 1,5 mil vagas disponíveis. O segundo curso com maior número de inscritos foi o de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE), com 8.706 candidatos disputando 300 vagas. O mesmo curso nas universidade federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Pelotas (UFPel) aparecem em terceiro e quarto lugares na lista dos mais procurados.

Criada pelo MEC no ano passado, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 escolas. As inscrições começaram ontem e foram prorrogadas até quinta-feira (20). Os estudantes relataram problemas de acesso à página de inscrição do Sisu na internet, que estava sobrecarregada em função do grande número de acessos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), hoje não foram registrados problemas no sistema.

Ontem (17) à noite, após manutenção dos equipamentos do sistema, os alunos que acessaram o Sisu se depararam com páginas de inscrição de outros candidatos. Mas o MEC negou que tivesse ocorrido “vazamento de dados” e diz que as informações não puderam ser alteradas por outros estudantes nesse período.

SELEÇÃO UNIFICADA Pedido o cancelamento do Sisu

iG


A mobilização de estudantes descontentes com notas que receberam no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou aos tribunais. Na manhã desta terça (18), a Defensoria Pública da União no Ceará entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal do Estado contra o exame, pedindo acesso às provas e aos critérios de correção utilizados na redação.

A iniciativa veio depois que um grupo de cerca de 30 alunos se organizou pela internet e procurou a Defensoria reclamando das notas e correções. No edital do exame, há uma cláusula que veda ao candidato o acesso às provas e qualquer recurso de correção. Para o defensor Carlos Henrique Gondim, essa cláusula é inconstitucional: “No meu modo de entender, essa cláusula é inconstitucional.

A organização do exame, ao impossibilitar o acesso à prova e o recurso de correção, impossibilita que o candidato saiba os motivos de sua nota. O Enem equivale a um concurso público, e a Constituição diz que qualquer concurso público deve se submeter aos princípios de motivação e publicidade.

Dessa forma, acredito que o pedido dos alunos é legítimo.” Como o prazo das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – que é feito com base na nota do Enem para selecionar os candidatos a vagas universitárias – termina na próxima quinta-feira (20), o defensor público também entrou com uma liminar pedindo a paralisação ou a prorrogação das inscrições, até que a ação seja julgada.

Gondim afirma que, caso o julgamento da ação seja favorável, a decisão poderá contemplar os alunos de todo o País que prestaram o exame. Nesse caso, candidatos que se sentirem lesados poderão pedir uma nova correção.

Confusão O imbróglio começou quando foram divulgadas as notas do Enem, no qual milhares de estudantes que acreditam ter feito um bom texto tiveram baixo desempenho na redação. Muitos, inclusive, zeraram a prova, o que significa que estarão impedidos de concorrer a uma vaga no SiSU e no Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Segundo o órgão, a anulação das redações acontece caso o candidato desrespeite alguma regra do edital, como escrever menos de sete linhas, assinar a redação ou fazer alguma marcação que possibilite a identificação do autor.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Procon orienta sobre contratação de serviços de formatura

Todo início de ano é marcado por inúmeras festas, as mais comuns nessa época são os bailes de formatura. Mas é preciso muito cuidado na hora da contratação de serviços como buffet, fotografia, decoração ou qualquer outra prestação de serviço, todas devem ser descritas em um contrato assinado entre a empresa e o contratante.

Os problemas que mais receberam registros foram de publicidade enganosa (09), serviço não fornecido ou o não cumprimento da oferta (07) e cobrança indevida ou abusiva (07).

Os formandos devem certificar ainda se a empresa a ser contrata é confiável e até se possui o número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para evitar a contratação de possíveis empresas falsas.

Antes de assinar o contrato os representantes da turma devem verificar data e horário do evento, local que serão realizados o baile e colação de grau, valores a serem pagos, cardápio, decoração, banda, número de convites, enfim, qualquer item relacionado ao evento.

“É importante que esteja estabelecido em contrato as condições de cancelamento individual ou geral e a restituição do valor já pago. Caso haja a assinatura de um novo contrato, o aluno deve exigir uma cópia, pois o documento é importante para um possível registro de reclamação no órgão de defesa do consumidor”, alerta a superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana de Souza.

MEC Adiada inscrições para o ProUni

Da Redação com Agência Brasil


As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), marcadas para começar na próxima quarta (19), foram adiadas para sexta (21).

Nesta edição serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo em 1,5 mil instituições privadas de ensino superior.

É necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 e atingido pontuação mínima de 400 pontos na média das cinco provas – também não pode ter zerado a redação.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Repensando o currículo

Heide Struzziato Miranda

Diariamente vemos nos jornais a dificuldade de convivência entre as pessoas, a ausência da tolerância e o desrespeito de uns com os outros. Diante disso temos dois caminhos a seguir: um deles fechando os olhos para essa situação (o que com certeza não fará senão piorar o quadro) e o outro é pensar de que forma todos nós podemos ajudar. Mas, em especial, a escola, já que o seu papel na sociedade é contribuir para a formação de um cidadão crítico, democrático, participativo e receptivo às diferenças.

De que maneira podemos trabalhar de forma tal que nossos alunos se importem com os outros? Como fazê-los pensar naqueles que não tiveram oportunidades como nós?

Vejo que a melhor maneira de fazermos isso é colocando em nossos currículos a preocupação com as minorias. Todas elas. Temos de mostrar para nossos alunos que não podemos olhar apenas para nosso “umbigo” e discutir os problemas e atitudes das pessoas a partir do nosso referencial; é preciso ampliar nossos olhares, conhecer a realidade e sua diversidade. A ausência na escola de um debate sobre as diferenças étnicas, raciais ou quaisquer outras, incentivam a formação de grupos intolerantes e violentos. A escola, na maioria das vezes, valoriza a forma de viver e ser das classes favorecidas e coloca isso nos programas escolares como se fosse a maneira universal de se viver.

De que maneira a escola faz isso? Não discutindo as diferentes infâncias, ou seja, as “infâncias possíveis” (...); não discutindo a vida das mulheres e suas lutas; desconhecendo a vida das pessoas idosas e sua realidade; ignorando a comunidade rural, a exploração do trabalho infantil, do trabalho escravo ainda existente e da falta de conhecimento dos alunos sobre a história das religiões.

Para Jurjo Santomé: “O racismo aflora de numerosas formas no sistema educacional, de maneira consciente ou oculta. Assim, por exemplo, podem ser detectadas manifestações de racismo nos livros texto de ciências sociais, história, geografia, literatura, etc, especialmente por meio dos silêncios com relação a direitos e características de comunidades ciganas, numerosas nações da África, Ásia e Oceania, a maioria das etnias sul-americanas, etc, que não existem para os leitores deste tipo de matérias curriculares.”

Recentemente assisti a um filme francês: “Caché”, muito instigante, onde o foco do diretor (austríaco) era mostrar a indiferença do povo francês com os outros, a dificuldade de conviver com o diferente e as marcas que vão se avolumando nos cidadãos, trazendo ressentimentos e angústia. O mesmo se aplica ao filme que citei em outro artigo: “Os escritores da liberdade”, onde minorias se enfrentam no dia-a-dia de uma escola nos Estados Unidos e passam a mudar somente após a professora mostrar o “Diário de Anne Frank” e o Holocausto como exemplos do que a intolerância pode criar quando cresce e se apossa de uma sociedade.

(...) A omissão esses conteúdos culturais impedem a humanização das pessoas, que são nosso compromisso maior na escola. “Estudar e compreender os erros históricos é uma boa vacina para impedir que fenômenos de marginalização, como estes continuem se reproduzindo.” (J. Santomé).
Heide Struzziato Miranda é Coordenadora Pedagógica do Programa Jornal na educação do Diário da Região (São José do Rio Preto/SP) - Artigo publicado no site www.diarioweb.com.br

RJ: professor terá bônus e auxílios cultura e transporte

Plano de Metas, anunciado ontem pelo secretário Wilson Risolia, prevê bônus de até três salários a mais no fim do ano - R$ 1.913,52 a R$ 4.737,81 - para quem atingir 100% dos objetivos

Alunos e professores da rede estadual vão começar a receber no início do ano letivo, em 7 de fevereiro, um pacote de benefícios para tentar passar uma borracha nas notas vermelhas que o Rio de Janeiro colecionou nos últimos 20 anos. O Plano de Metas, anunciado ontem pelo secretário Wilson Risolia, prevê bônus de até três salários a mais no fim do ano - R$ 1.913,52 a R$ 4.737,81 - para quem atingir 100% dos objetivos.

Além disso, os 51 mil professores em sala de aula vão ganhar a partir do mês que vem um cartão pré-pago de R$ 500 para comprar livros, ir a cinemas e a teatros.

"É importante ter acesso a cultura para poder discutir em sala de aula", diz o professor de Matemática José Tibúrcio, 51 anos. Como ele, todos os funcionários lotados nas unidades escolares receberão no contracheque um auxílio-transporte para custos com deslocamento. No total, serão investidos, por ano, R$ 240 milhões.

Em troca, as 1.462 escolas terão que fazer o dever de casa e atingir as metas agressivas de desempenho estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação, que pretende colocar, até 2014, o Rio entre os cinco estados no topo do Ideb, indicador que avalia a cada dois anos o Ensino Básico em todo o País. Atualmente as escolas fluminenses só ganham das do Piauí.

Para assumir funções pedagógicas, os professores terão que passar por 4 etapas: análise do currículo, prova, entrevista e curso para certificar que o profissional está qualificado para o cargo.

Com o leque de incentivos, Risolia espera levar de volta às salas de aula parte dos 8 mil professores que estão de licença médica e 2 mil funcionários emprestados a outros órgãos. "Não vamos mais ceder professores, a não ser que arquem com o ônus de pagar os salários. Hoje o salários dos 2 mil professores cedidos é da Educação", diz o secretário.
Para fazer caixa para os novos investimentos na rede, o secretário Wilson Risolia anunciou o corte de R$ 111 milhões nos gastos da secretaria.

No ano passado, a Educação consumiu R$ 847 milhões do Orçamento. Este ano, a meta é utilizar R$ 736 milhões. Risolia pretende chegar a este valor revendo todos os contratos de fornecedores com o estado, de modo que sejam feitos em condições mais vantajosas.

Outra medida prevista no Plano de Metas será a abertura de concurso para técnicos administrativos com o objetivo de liberar para sala de aula os 4 mil professores que hoje ocupam funções burocráticas.

A secretaria publicará edital do concurso para seleção de 1.362 professores de Matemática e Física, na terça-feira. Objetivo é reduzir o déficit de 4 mil professores da rede. "Há alunos no Ensino Médio que não tiveram Matemática o ano todo. Mas a situação vai melhorar quando houver aumento salarial", diz o professor José Tibúrcio, do Liceu Nilo Peçanha, em Niterói.

Todos os docentes vão fazer cursos de qualificação em universidades e na escola corporativa que será criada pela Secretaria Estadual de Educação. A Escola, localizada na Tijuca, deve ficar pronta em julho. A meta é capacitar 10 mil mestres a cada seis meses.

O secretário já abriu edital para contratar empresa que fará perícia nas 8 mil licenças médicas para ver quem realmente tem condições de voltar às salas de aula. Já os funcionários cedidos terão 30 dias para se apresentar. Se continuarem nos cargos, o salário será pago pelas secretarias onde estão lotados.

Repetentes custam R$ 1,1 bilhão ao ano

Um dos maiores desafios do novo plano de educação será reduzir a repetência. Segundo o secretário Risolia, o estado gasta por ano R$ 1,1 bilhão com alunos que já deveriam ter concluído os estudos. Numa rede que tem 1,25 milhão de matrículas, 450 mil estudantes estão mais de 2 anos atrasados na série. "É um problema grave, porque o estado investiu. Eles não se formaram e tomam o lugar de novos alunos", diz o secretário.

Para evitar que o aluno perca o ano, os estudantes como os do tradicional Colégio Estadual Souza Aguiar, no Centro, farão simulados a cada dois meses (o primeiro será em abril), receberão reforço escolar no contraturno - aulas extras à tarde para quem estuda pela manhã e vice-versa.

As aulas de reforço serão aplicadas para todas as disciplinas, dependendo da deficiência do aluno. Estudantes do 2º ano do Ensino Médio receberão orientação vocacional voltados para o mercado de trabalho. Mesmo com o volume maior de tarefas professores aprovaram o plano. "Não me importo de aplicar mais provas se tiver reconhecimento pelo meu trabalho", afirma a professora de Língua Portuguesa, Maria da Consolação Lavorato, 49 anos.

As escolas adotarão currículos mínimos para disciplinas de Matemática, Português, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A intenção é padronizar o ensino. "A mesma aula de Matemática que é dada em uma escola no Leblon tem que ser dada ao aluno do Complexo do Alemão", afirma o secretário Risolia. Todas as escolas serão avaliadas por um índice próprio, o Iderj (Índice da Educação Básica do Rio), que será aplicado nos anos em que não houver prova do Ministério da Educação.

Fonte: O Dia Online - 08/01/2011