quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Defensoria Pública da União pede suspensão das inscrições no Sisu

Folha



A DPU (Defensoria Pública da União) no Ceará enviou na manhã desta terça-feira (18) uma ação civil pública à Justiça Federal para suspender as inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona alunos para universidades federais, até que os candidatos que prestaram Enem no ano passado tenham acesso aos critérios de correção da prova de redação e ao espelho da correção da folha de respostas.

Segundo o órgão, a ação foi motivada por um grupo de quase 30 estudantes que se sentiram prejudicados pela correção da prova de redação. Os alunos apontaram supostos problemas no sistema, como provas anuladas sem motivo e indicação de falta para alunos que realizaram a prova.

Para o defensor público federal responsável pela ação, Carlos Henrique Gondim, os pedidos de acesso à correção das provas são legítimos, apesar de proibidos no edital do Enem, porque atendem aos princípios de motivação e publicidade.

Depois de travar no fim de semana, o Sisu apresentou novos problemas na segunda-feira (17) e hoje. Candidatos que acessavam a página podiam ver dados de outros inscritos, como nota e opção de curso, o que pode ser caracterizado como vazamento de informações.

O Sisu oferece mais de 83 mil vagas de ensino superior em 83 instituições, sendo que a inscrição é feita a partir da nota do Enem. O prazo final de inscrição, prorrogado por conta de decisão judicial, termina às 23h59 de quinta-feira (20).

O resultado sai no dia 24, e o período de matrícula dos aprovados vai de 27 a 31 de janeiro. As duas chamadas seguintes estão previstas para 4 e 13 de fevereiro.

FALHAS

A confusão no site foi relatada à Folha por alunos, que tentaram acessar o sistema nesta segunda-feira (17) para conferir seus dados e acabaram visualizando as informações de outros candidatos.

O Ministério da Educação admitiu o problema e disse que os candidatos não conseguiriam mudar a opção do curso feita pelos outros. O problema se repetiu na manhã desta terça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário