sábado, 22 de janeiro de 2011

Mec trabalha com hipótese de que falha humana tenha provocado os problemas no SiSU

G1

O ministro da Educação, Fernando Haddad, atrasou quase duas horas e só apareceu quando pôde dizer com segurança que a batalha judicial em torno no SiSU tinha terminado. “Todas as liminares que foram expedidas até o momento estão cassadas”, informa Haddad.

Foi por causa de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça. O STJ derrubou todas as liminares que tinham sido concedidas. No despacho, o ministro Felix Ficher afirma que a concessão indiscriminada de liminares por diferentes tribunais afetaria calendário das instituições que adotam o Enem como critério de seleção, causando também prejuízos aos alunos.

Portanto, para o Mec, o processo de inscrição no SiSU está concluído. Foram feitas ao todo, dois 2.020.167 milhões inscrições. O que significa que 1.080.194 milhões se inscreveram em uma ou duas opções de curso e agora estão concorrendo a 83 mil vagas em universidades federais. O resultado será divulgado segunda-feira, no site do ministério.

Antes de sair da entrevista, Haddad teve de responder a uma outra pergunta: afinal, porque os estudantes enfrentaram tantas dificuldades para fazer a inscrição no site do ministério? Ele primeiro preferiu dizer o que não aconteceu. “Não foi um problema de internet, de planejamento, de estrutura e de aplicativos”.

Fernando Haddad pediu uma auditoria no setor de informática. O laudo fica pronto na semana que vem. Mas informações preliminares a que o Jornal da Globo teve acesso indicam que os problemas teriam sido provocados por falha humana. Um erro de configuração dos servidores do site do SiSU teria tornado o sistema muito lento. E a primeira tentativa de resolver isso acabou piorando o problema, que só foi contornado com ajuda de técnicos de outros órgãos do governo que foram chamados às pressas para o Mec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário