sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Certezas- Mario Quintana

Achei esse texto num momento em que precisava ler cada linha que está escrita aqui…não consegui conter as lágrimas que rolaram involuntariamente e copiosamente no meu rosto, mas apesar de tudo ainda acho que vale a pena me doar às pessoas e dar o melhor de mim, contanto que essa pessoa seja merecedora! Como diz o ditado: DECEPÇÃO NÃO MATA, ENSINA A VIVER!

Não quero alguém que morra de amor por mim…

Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando.

Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo,quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade.

Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim…

Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível…

E que esse momento será inesquecível..

Só quero que meu sentimento seja valorizado.

Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre…

E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor.

Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém…

E poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto.

Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, não pelo que tenho…

Que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos que a vida lhe proporciona, que dê valor ao que realmente importa, que é meu sentimento… e não brinque com ele.

E que esse alguém me peça para que eu nunca mude, para que eu nunca cresça, para que eu seja sempre eu mesmo.

Não quero brigar com o mundo, mas se um dia isso acontecer, quero ter forças suficientes para mostrar a ele que o amor existe…

Que ele é superior ao ódio e ao rancor, e que não existe vitória sem humildade e paz.

Quero poder acreditar que mesmo se hoje eu fracassar, amanhã será outro dia, e se eu não desistir dos meus sonhos e propósitos, talvez obterei êxito e serei plenamente feliz.

Que eu nunca deixe minha esperança ser abalada por palavras pessimistas…

Que a esperança nunca me pareça um “não” que a gente teima em maquiá-lo de verde e entendê-lo como “sim”.

Quero poder ter a liberdade de dizer o que sinto a uma pessoa, de poder dizer a alguém o quanto ele é especial e importante pra mim, sem ter de me preocupar com terceiros…
Sem correr o risco de ferir uma ou mais pessoas com esse sentimento.
Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão…

Que o amor existe, que vale a pena se doar às amizades e às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim…e que valeu a pena.


Mário Quintana

Sobre Estar Sozinho

(Dr. Flávio Gikovate)


Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio. As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor.

O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.

A idéia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade, que nasceu com o romantismo está fadada a desaparecer neste início de século. O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos.

Muitas vezes ocorre até um processo de despersonalização que, historicamente, tem atingido mais a mulher; ela abandona suas características, para se amalgamar ao projeto masculino.

A teoria da ligação entre opostos também vem dessa raiz: o outro tem de fazer o que eu não sei. Se sou manso, ele deve ser agressivo, e assim por diante. Uma idéia prática de sobrevivência, e pouco romântica, por sinal.
A palavra de ordem deste século é parceria.

Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente.

Com o avanço tecnológico, que exige mais tempo individual, as pessoas estão perdendo o pavor de ficar sozinhas, e aprendendo a conviver melhor consigo mesmas. Elas estão começando a perceber que se sentem fração, mas são inteiras.

O outro, com o qual se estabelece um elo, também se sente uma fração. Não é príncipe ou salvador de coisa nenhuma. É apenas um companheiro de viagem.

O homem é um animal que vai mudando o mundo, e depois tem de ir se reciclando, para se adaptar ao mundo que fabricou. Estamos entrando na era da individualidade, o que não tem nada a ver com egoísmo.

O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral.

A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado. Visa à aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguirem trabalhar sua individualidade. Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afetiva.

A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa.

As boas relações afetivas são ótimas, são muito parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem. Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do século passado. Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém.

Muitas vezes, pensamos que o outro é nossa alma gêmea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto.

Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal.

Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo, e não a partir do outro.

Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.

O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável.

Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado.

Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo…



Movimento reúne 4 mil trabalhadores e cobra implantação de piso salarial


Pau e Prosa

Cerca de 4 mil trabalhadores de dezenas de municípios de Mato Grosso participaram da 1º Marcha Estadual pelo Piso, Jornada, Carreira e Aplicação dos 35% na Educação. A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (19) e os manifestantes cruzaram as principais vias públicas de Cuiabá. Enquanto um grupo caminhava sentido Porto - Praça Alencastro, outros marchavam sentido Praça Ulisses Guimarães – Praça Alencastro. O encontro dos manifestantes ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias de Cuiabá, e a abertura da luta foi registrada na Praça Alencastro, localizada em frente à sede da prefeitura da Capital.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes do Nascimento, destaca que o governo estadual não tem cumprido com a legislação referente ao piso salarial para a educação. Atualmente, o valor garantido em lei é de R$ 1937,26, para uma jornada que compreende 30 horas semanais. “O problema é que isso não acontece em Mato Grosso. Não se respeita sequer a legislação”. O sindicalista detalha ainda que a aplicabilidade do piso é possível, principalmente, se o Executivo Estadual cumprir o compromisso de aplicar 35% da receita em educação pública.

Outros apontamentos feitos por Henrique Lopes fazem referência a não profissionalização dos novos concursados. Segundo ele, este é um fator que precisa ser cumprido pelos governantes, pois além de se tratar de uma obrigação legal, é também um compromisso moral. “É preciso exigir respeito para a educação. Até hoje, o governador Silval Barbosa não disse para o que veio governar. Se a Constituição do Estado estivesse sendo cumprida, professores não precisariam triplicar jornadas de trabalho para ter uma vida decente. Queremos respeito e vamos voltar para as ruas sempre que preciso”.

Além da movimentação pelo piso salarial, nesta quarta-feira, escolas estaduais de todos os municípios de Mato Grosso fecharam as portas em protesto. A intenção é reivindicar melhorias estruturais e pedagógicas para a categoria. De acordo com a secretária de Assuntos Jurídicos e Legislativos do Sintep/MT, Vânia Maria Rodrigues Miranda, a falta de ambientes climatizados, instituições de ensino sem internet e telefones, laboratórios sem equipamentos adequados, instalações elétricas prejudicadas são alguns dos problemas vivenciados diariamente por professores e alunos de Mato Grosso.

O presidente da subsede de Várzea Grande e secretário de Comunicação do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, destaca que, além do abandono da cidade, a prefeitura também deixou de lado a educação. “O baixo número de professores contratados, déficit nos recursos, estruturas precárias são situações vistas frequentemente”. Ele também cita a insegurança nas escolas. Exemplo disso é a Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro, que durante o 1º semestre deste ano foi alvo de assaltos seis vezes. “A situação se agrava a cada dia mais, mas parece que o poder público não percebe”.

A secretária-geral do Sintep/MT, Jocilene Barboza dos Santos também reforçou que o protesto realizado pelos trabalhadores da educação figura como forma de cobrança. De acordo com ela, é preciso mostrar à população tudo aquilo que o governo tem deixado de fazer pela educação. “Nos últimos anos, a educação em Mato Grosso tem sido precarizada. Não podemos deixar que isso continue dessa forma. É preciso manifestar e cobrar melhorias”.

Representantes do Sintep/MT nos municípios de Itanhangá, Cotriguaçu, Peixoto de Azevedo, Mirassol D’Oeste, Alto Paraguai e Nobres também informaram os problemas vivenciados nas instituições de ensino. Segundo os professores, as dificuldades em acesso a internet, estrutura física, assédio moral em relação aos profissionais da educação, falta de investimentos e pisos salariais com valores inferiores a R$ 700 são apenas algumas das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da educação.

Professora em Campos de Júlio, Cristina Fernandes dos Santos, destaca que a falta de investimentos dificulta até mesmo no aprendizado dos alunos. “Temos que enfrentar inúmeros desafios para ministrar as aulas diariamente. O baixo piso salarial é a principal dificuldade e queremos que isso seja modificado”.

Outros pontos defendidos pela categoria são: pagamento de hora-extra para profissionais contratados; posse imediata dos aprovados no concurso público de 2010; aplicação dos diretos à aposentadoria, licença-prêmio e de saúde; além da equiparação salarial com demais carreiras estaduais.



Leitão busca junto ao MEC interiorização da UFMT


Redação 24 Horas News


O deputado Nilson Leitão recebeu nesta quarta-feira (19), em seu gabinete, a comitiva da educação de Lucas do Rio Verde para tratar sobre a interiorização da Universidade Federal de Mato Grosso, a UFMT. Com a presença do prefeito Marino Franz, a solicitação feita ao parlamentar foi o apoio para a implantação de um campus no município para atender a população local.

Segundo Leitão, o caminho para a instalação de uma sede da UFMT é longo, mas totalmente possível. “O que eu sugiro é que a gente entre com a proposta para instalação da universidade, mas como ação imediata, vocês devem pleitear os cursos modulares para atender com mais rapidez as necessidades”, recomendou.

Depois da conquista do curso de medicina para o campus da UFMT em Sinop, o deputado luta junto ao Ministério da Educação (MEC) pela implantação dos cursos modulares em vários municípios do Mato Grosso. A procura pelos cursos tem crescido consideravelmente nos últimos anos tendo em vista que os alunos se reúnem apenas por uma semana a cada dois ou três meses, havendo desta forma, tempo para outras obrigações diárias.

Para o pleno funcionamento dos cursos modulares, a proposta é que as prefeituras se responsabilizem a custear os gastos de manutenção, transporte e estrutura para levar professores de regiões próximas para ministrar as aulas em outros municípios.

“A implantação de um campus da UFMT em Lucas é um sonho que começou graças a nossa luta em Sinop. O prefeito Marino tem trabalhado incansavelmente em prol da melhora na educação do município, e nós estamos aqui para apoia-lo. Os cursos modulares são uma opção rápida e imprescindível para o desenvolvimento da região”, diz Leitão.

Após encontro com a comitiva, o parlamentar seguiu para audiência com o Secretário do Ministério da Educação, Amaro Lins, para oficializar o pedido. De acordo com informações fornecidas, o MEC tem interesse em dar andamento tanto aos cursos modulares como a implementação de novos campus da UFMT no interior do estado.

“O MEC vai implantar os cursos modulares. Quanto à interiorização da universidade, o Ministro já está trabalhando para a próxima campanha de expansão. Estamos fazendo um estudo técnico e orçamentário para esses novos campis”, diz Amaro.

Leitão aproveitou a oportunidade para ressaltar o crescimento de Sinop com a conquista do curso de medicina e falou sobre a influência que os cursos modulares terão nos municípios. “O que nós buscamos é não deixar alguns polos desassistidos, os municípios estarão custeando todos os gastos. A minha sugestão é que libere os cursos modulares, que a principio não terá nenhum custo para o ministério. É um investimento que só tem a acrescentar pontos positivos para a população”, defende.

Cuiabá é referência no ensino das relações étnico-raciais


Redação 24 Horas News


Cuiabá é um dos três municípios brasileiros com experiências consideradas bem sucedidas na implantação do programa A Cor da Cultura, juntamente com Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Essa foi constatação da equipe de avaliação do projeto, que esteve na capital semana passada para mais uma etapa de análise das ações desenvolvidas na rede municipal de ensino.

A Cor da Cultura é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Petrobras, Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), TV Globo e Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura.

A iniciativa tem como objetivo colaborar para a valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e ampliação educativa das relações étnico-raciais de crianças, jovens e educadores, disseminando conteúdos teóricos e práticos sobre o tema, através de programas televisivos a serem exibidos em todo o país e do uso sistemático dessa programação em ações educativas, com distribuição de kits pedagógicos e capacitação de educadores de escolas públicas.

Segundo a pesquisadora da Innova, empresa especializada trabalhos de pesquisa e assessoria na área de educação e que presta serviço à Fundação Roberto Marinho, Mônica Sacramento, o município tem uma experiência exitosa na implementação do programa ao apresentar aspectos que contribuem para a sustentabilidade do projeto, como características locais. “Nas avaliações realizadas aqui, Cuiabá revelou uma boa prática. Essas experiências podem oferecer suporte a outros municípios e Estados que venham a implantar o programa”, explicou.

Na opinião da assessora pedagógica e responsável pelo programa na SME, Carmem Cinira Siqueira, o êxito do projeto em Cuiabá é atribuído ao trabalho que os professores desenvolvem nas unidades de ensino. “As formações promovidas e o material pedagógico ofertado aos docentes têm contribuído para a melhoria da prática dos educadores em sala de aula”.

A coordenadora ainda pondera que as ações da SME têm como objetivo fundamental efetivar a lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. “A política educacional do município prevê que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, independente de cor, religião. Pautada nesse princípio, a rede tem outras iniciativas no que se refere à educação inclusiva e diversidade cultural, como é o caso do Projeto Abraço”.

Governo de Mato Grosso reafirma compromisso com a Educação



Redação 24 Horas News


O Governo do Estado de Mato Grosso nunca se negou a discutir com o Sindicato dos Profissionais da Educação Pública de Mato Grosso (Sintep-MT) as pautas de reivindicações apresentadas pela categoria. Diante disso, discorda de vários pontos da Carta Aberta à população publicada nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, pelo Sintep-MT, em vários veículos de comunicação do Estado. O Governo reafirma o compromisso pela Educação Pública de Qualidade em Mato Grosso.
- O Governo de Mato Grosso é um dos poucos entes federados que cumpre integralmente com a LEI DO PISO NACIONAL

- O Governo do Estado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) dá continuidade aos programas de formação dos funcionários (Prófuncionários). Nesse momento está em negociação com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para implantação de curso de formação para cerca de 7 mil funcionários.

- O Governo do Estado abriu Concurso Público ofertando 5.500 vagas para profissionais da Educação e já empossou cerca de 8.500 profissionais da Educação. Portanto, indo além da meta inicial.

- Mato Grosso está hoje com 90% das unidades escolares do Estado totalmente reformadas e/ou novas, com Bibliotecas, Laboratórios de Informática, Internet Banda Larga, Quadras Cobertas e, nesse momento, licitou e já com ordem de serviço autorizada à instalação de Postos de Transformação para 300 escolas, que terão salas de aulas climatizadas.

Mato Grosso supera ano a ano as metas nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Prova disso são os resultados publicados este ano, em que o Estado atingiu no Ensino Fundamental índices de 5.1 (anos iniciais) ficando na 7ª colocação no rancking nacional e 4.5 (anos finais) ficando com a 4ª colocação, entre os demais estados do país.

No Ensino Médio, Mato Grosso tem vários desafios e está trabalhando para alcançá-los com a implantação de modalidades que promovam a aprendizagem e principalmente a permanência dos estudantes na escola. São desenvolvidos hoje no Estado o Ensino Médio Inovador, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e parceria com o Pronatec, curso de técnicos e de iniciação profissional.



22 estudantes de MT participam da Olimpíada do Conhecimento 2012


Redação 24 Horas News


Seiscentos e trinta e oito estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes participarão da 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento, o maior torneio de educação profissional das Américas, que ocorrerá de 12 a 18 de novembro deste ano, no Anhembi, em São Paulo. Deste total 22 são de Mato Grosso.

A competição bienal, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi lançada nesta quinta-feira, 20 de setembro, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf.

“A Olimpíada do Conhecimento é o reconhecimento do talento dos jovens e uma mostra do alto nível da educação profissional oferecido nas escolas do SENAI”, afirmou Robson Andrade, durante o evento realizado na sede da FIESP, em São Paulo. O presidente da FIESP destacou que a primeira escola do SENAI foi inaugurada em 1942 em São Paulo. Por isso, a cidade se orgulha de ser a sede da Olimpíada do Conhecimento, no aniversário de 70 anos do SENAI.

Neste ano, a Olimpíada do Conhecimento ocupará uma área de 76 mil metros quadrados, no Anhembi, e receberá cerca de 250 mil visitantes. Na competição, 576 estudantes do SENAI e 62 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) mostram habilidades técnicas e pessoais em 54 profissões, das quais 50 são da indústria e quatro dos setores de comércio e de serviços – Cabeleireiro, Cozinha, Serviço de Restaurante e Técnico em Enfermagem. Nas provas, elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos, os competidores precisam interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Todos são avaliados em diferentes quesitos, e vencem o torneio os alunos que conseguem as melhores notas.

AVALIAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE CURRÍCULOS - O desempenho dos alunos na competição forma um conjunto de indicadores que ajuda o SENAI a avaliar a qualidade da educação profissional. Esses indicadores, que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais, também orientam a atualização dos currículos nas escolas na instituição. Com isso, os cursos do SENAI estão sempre atualizados e atendem às necessidades das empresas. “A educação profissional tem de acompanhar as mudanças que ocorrem nas fábricas”, destacou o diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Por isso, explicou ele, o SENAI mantém um observatório que acompanha os avanços tecnológicos da indústria.

Os competidores da Olimpíada do Conhecimento são selecionados em torneios semelhantes que ocorrem nos municípios e nos estados. Para participar da competição, os estudantes, com menos de 21 anos de idade, devem ter, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área.

A cada ano, o torneio nacional ganha dimensões ainda maiores, conforme cresce o interesse dos jovens e o empenho das escolas do SENAI e SENAC em preparar os estudantes para a competição. Os mais de 600 inscritos neste ano representam quase seis vezes mais que a primeira edição da Olimpíada, realizada em 2001, em Brasília, quando participaram 111 estudantes.

O número de ocupações profissionais do torneio também aumentou, passou de 26, em 2001, para 54 em 2012. Dessas, 52 são oficiais da competição e duas são demonstrativas. Entre as ocupações incorporadas nesta edição da Olimpíada estão impressão offset, tecnologia de edificação, pintura automotiva, funilaria automotiva, marcenaria de estruturas e estruturas metálicas. Outras que estão na competição recentemente são robótica móvel, sistema de construção drywall e sistema de transporte de informação.

“Há um esforço muito grande do SENAI para acompanhar as tendências internacionais”, disse Lucchesi. Com 809 unidades operacionais, o SENAI é a maior rede privada de educação profissional da América Latina e atende hoje 28 setores industriais. Em 2011, foram mais de 2,5 milhões de matrículas, com expectativa de chegar a quatro milhões em 2014.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – A educação profissional oferecida nas escolas do SENAI é destaque no mundo. Os alunos da instituição receberam seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, na 41ª edição do WorldSkills, o maior torneio internacional de educação profissional, que reuniu mais de 900 competidores de 51 países, em outubro do ano passado, em Londres.

Com esse número de medalhas, o Brasil ficou em segundo lugar na competição mundial, atrás apenas da Coréia do Sul e à frente de países como Japão, Suíça e Cingapura. “E 2011, nossos jovens mostraram para o mundo inteiro que o Brasil tem uma educação profissional de elevada qualidade”, concluiu o presidente da CNI.

O resultado obtido em Londres transformou o SENAI em referência mundial na formação de profissionais em desenho mecânico em CAD, eletrônica industrial e mecânica de refrigeração – áreas em que o país conquistou ouro nas duas últimas edições. A expectativa é manter posição de destaque em 2013, quando a competição mundial será realizada em Leipzig, na Alemanha, e chegar ao primeiro lugar em 2015, ano em que a cidade de São Paulo será a sede do WorldSkills.



Educadores da Faculdade de Medicina da UNIC participam de programa de qualificação


Redação 24 Horas News


A fim de melhorar a atuação didática dos docentes e alinhá-la junto à política institucional, por meio de metodologias inovadoras e ferramentas tecnológicas, os educadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) participam de uma capacitação, que teve início na noite desta terça-feira (18), no auditório da Unic Pantanal, e seguirá semanalmente até novembro.

“Essa qualificação faz parte de um programa de formação continuada voltado aos professores da área. O curso está dividido em 10 módulos, com 40 horas de extensão, alinhando teoria e prática à didática do ensino superior”, explica a coordenadora pedagógica da Faculdade de Medicina, Antonia Gedy Simões, responsável pela a capacitação.

Neste primeiro momento, os docentes tiveram conhecimento sobre os níveis de planejamento (PDI, PPI, PPC), o Siscon (Sistema de Conteúdo), bem como realizaram uma oficina para realinhar as ementas e as bibliografias ao perfil do curso.

Para os próximos módulos, os conteúdos abordados serão acerca de plano de ensino; cronograma de aulas; aula estruturada; perfil do educador universitário do século XXI; postura andrológica; postura pedagógica; modelagem de aula; metodologias ativas e as tecnologias de informação e comunicação; composição de instrumentos avaliativos; projetos interdisciplinares e extensões, além de outros assuntos pertinentes à didática do ensino.

Participaram também da qualificação para docentes, a pró-reitora acadêmica da Unic, Simone Cristina Wojcicki, o diretor da Faculdade de Medicina da Unic, Dr. Marcelo Sepulveda, o vice-diretor Dr. Pedro Crotti, e a coordenadora administrativa, Vanessa Garcia Martins.





quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dilma Rousseff sanciona lei que cria cota de 50% nas universidades federais


A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (29), com apenas um veto, a lei que destina 50% das vagas em universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas.

De acordo com a lei, metade das vagas oferecidas serão de ampla concorrência, já a outra metade será reservada por critério de cor, rede de ensino e renda familiar. As universidades terão quatro anos para se adaptarem à lei. Atualmente, não existe cota social em 27 das 59 universidades federais. Além disso, apenas 25 delas possuem reserva de vagas ou sistema de bonificação para estudantes negros, pardos e indígenas.

A cota racial será diferente em cada universidade ou instituto da rede federal. Estudantes negros, pardos e índios terão o número de vagas reservadas definido de acordo com a proporção dessas populações apontada no censo do IBGE de 2010 na unidade da federação em que está a instituição de ensino superior.

As demais vagas reservadas serão distribuídas entre os alunos que cursaram o ensino médio em escola pública, sendo que no mínimo metade da cota (ou 25% do total de vagas) deverá ser destinada a estudantes que, além de ter estudado em escola pública, sejam oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

A proposta exige que as instituições ofereçam pelo menos 25% da reserva de vagas prevista na lei a cada ano.

Segundo informou a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, Dilma fez apenas uma alteração no texto aprovado pelo Senado no último dia 7 e determinou que a seleção dos estudantes dentro do sistema de cotas seja feita com base no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dilma vetou o artigo 2.º do texto, que previa que a seleção dos estudantes pelo sistema de cotas será feita com base no Coeficiente de Rendimento (CR), obtido a partir da média aritmética das notas do aluno no ensino médio.

Crianças fora da escola

HELIO NOTA 10


Crianças fora da escola

Até 2016, o Brasil tem a obrigação de incluir todas as crianças de 4 e 5 anos na escola. A tarefa não será fácil: de acordo com relatório lançado hoje (31) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), há 1.419.981 crianças nessa faixa de idade que não estão matriculadas no sistema de ensino.

Uma emenda constitucional aprovada em 2009 ampliou a faixa etária em que a frequência à escola é obrigatória. Antes, apenas a população de 7 a 14 anos tinha que estar necessariamente matriculada no ensino fundamental, mas a partir de 2016 o ensino obrigatório irá cobrir desde a pré-escola até o ensino médio (dos 4 aos 17 anos).

No total, cerca de 3,7 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos estão fora da escola no Brasil. A maior defasagem é na pré-escola e no ensino médio, já que entre os brasileiros de 6 e 14 anos o grupo que não frequenta a escola é menor, cerca de 730 mil.

Entre os brasileiros de 4 e 5 anos que não estão matriculados nos sistemas de ensino, a maior parte é negra – 56% do total. A renda também é um fator que influencia o acesso à educação.

Enquanto 32% das crianças de famílias com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo estão fora da escola, apenas 6,9% daquelas oriundas de famílias com renda superior a 2 salários mínimos per capita estão na mesma situação.

Os números indicam que a frequência ainda insuficiente de crianças de 4 e 5 anos está relacionada, muitas vezes, à falta de vagas na rede pública. Por isso, no grupo com renda um pouco maior (dois salários per capita), o percentual de crianças fora da escola é menor, já que nesse caso a família acaba optando por pagar uma escola particular.

Senai-MT incentiva estudantes do Ensino Médio a buscar qualificação


Redação 24 Horas News

Como instituição provedora de formação profissional aos cidadãos, uma das preocupações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) é estimular jovens e adultos a buscar qualificação para o mercado. Em função disso, participa esta semana do I Encontro Sociocultural – Ceja Cidadão, promovido pela Comunidade Escolar Centro de Educação Jovens e Adultos (Ceja) da Escola Estadual Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto, em Cuiabá. O evento tem uma extensa programação, com atividades das 8h às 21h30, e de hoje (03) a quinta-feira (06/09).

O Senai-MT participará com oferta de 600 vagas gratuitas em cursos do Programa Nacional de Acesso à Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), voltados aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Durante toda a programação, o Senai-MT terá uma equipe no local para mobilização dos jovens, explicando sobre a importância da formação profissional para conquistar o mercado de trabalho. Lá, haverá um estande da instituição, com pessoas disponíveis para explicar o que é o Pronatec, bem como esclarecer dúvidas sobre a participação nos cursos e realizar matrículas dos estudantes.

Além da participação no evento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), técnicos do Senai-MT também irão visitar escolas estaduais de Cuiabá para orientar os alunos sobre as qualificações disponíveis pelo Pronatec. Outra opção será o atendimento nas unidades do Senai (15 de Novembro e Distrito Industrial), caso os estudantes prefiram fazer matrículas diretamente na instituição.

Há opções de cursos tanto para o Senai-Cuiabá quanto para a Escola Senai da Construção. São eles: Auxiliar de Laboratório Químico, Auxiliar de Agenciamento de Viagens, Auxiliar Administrativo, Agente de Informações Turísticas, Bombeiro Civil, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Desenhista de Moda, Libras Básico, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador Industrial de Alimentos, Organizador de Eventos, Operador de Computador, Programador de Web e Recepcionista de Eventos.

Para a matrícula, os interessados deverão levar cópias dos documentos pessoais (RG e CPF) e comprovantes de residência e de escolaridade. Mais informações sobre cursos: (65) 3612-1700 e 3611-9500. E para saber sobre a programação do evento do Ceja, o contato é (65) 3322-2375.

Um mau inglês

HELIO NOTA 10


Os cursos de inglês regulares fazem diferença no currículo profissional e ajudam na conquista de importantes vagas de emprego. Mas na prática, no momento de desenvolver o conhecimento, fica claro o déficit na fluência de conversação e entendimento da língua pelos brasileiros.

Prova disso, é o resultado de um teste feito em 76 países, com foco na análise no nível de conhecimento do dialeto norte-americana, no qual o Brasil ficou em penúltimo lugar, perdendo apenas para a Colombia. A média mundial foi de 4.15, já a brasileira ficou em 2.95, o que nos deixa numa situação desfavorável. A pesquisa foi realizada pela Global English, escola de inglês online.

Realizado com 13 mil brasileiros que trabalham em multinacionais de vários segmentos, o teste mostrou a insuficiência do idioma até para o desenvolvimento de atividades corriqueiras como uma conversa por telefone ou vídeo conferência, muito comuns em empresas com sedes e filiais em outros países ou mesmo em negociações comerciais.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Amigos da Escola" mostra resultados positivos em sua terceira edição


Redação 24 Horas News


Na última sexta-feira (31-08) a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maximiano Arcanjo da Cruz recebeu a terceira edição de 2012 do projeto “Amigos da Escola”.

Neste ano, a iniciativa traz como temática o incentivo à leitura, e envolve alunos, professores e toda a comunidade escolar, que acredita na transformação que a educação, principalmente a leitura, pode trazer à vida das crianças.

“Ler é poder conhecer o mundo através da leitura. É poder viajar”, disse a secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel, durante a abertura do evento.

A escola atende hoje cerca de 430 alunos, que se dividem no período matutino e vespertino. No entanto, na sexta-feira recebeu, ainda, alguns alunos, professores e equipe gestora de mais três unidades de ensino municipal: Emeb Maria Elazir, Osmar José do Carmo Cabral e Constança Figueiredo Palma (Bem-Bem).

“Recebermos o projeto ‘Amigos da Escola’ é um troféu, porque nossa escola fica numa região simples e periférica, mas nós desenvolvemos todos os projetos com muito amor e dedicação. Hoje toda a comunidade está sendo privilegiada”, comemorou a diretora da Emeb Maximiano, Francisca Pinheiro da Silva.

O “Amigos da Escola” é criado pela Rede Globo, envolvendo as emissoras afiliadas, e vem contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica. “A Secretaria Municipal de Educação se sente lisonjeada com o trabalho de leitura nas escolas. Estamos encontrando produções que nos dão a certeza de que nossas crianças irão contribuir com o nosso país, de forma digna e cidadã”, destacou o diretor de Gestão Educacional, Gilberto Fraga Melo.

Em Cuiabá, o projeto está presente desde 2011, estimula o envolvimento de profissionais da educação, alunos e familiares, e é organizado de forma que todas as unidades participem. Em cada “Dia Temático” participam os alunos da escola anfitriã e cerca de 50 das demais escolas convidadas, que geralmente estão localizadas nos bairros vizinhos ao da unidade que recebe o projeto.

As escolas envolvidas organizam mural de leitura e atrações culturais, que mostram um pouco do trabalho desenvolvido pelos professores e do aprendizado das crianças. “A escola está feliz em participar deste projeto de incentivo à leitura, pois nós, educadores, sabemos o quanto isso é importante e faz a diferença na formação de nossos alunos”, disse a diretora da Emeb Maria Elazir Corrêa Figueiredo, Luzineth Luiza de França.

Para aproximar as crianças ainda mais do mundo dos livros, as professoras da Emeb Maximiano se vestiram de princesas Rapunzel, Cinderela, e Bela (do clássico “A Bela e a Fera”), como é o caso da professora Sheila Dias da Silva. “Os personagens dos contos de fada estão muito presentes no dia-a-dia das crianças. Então nós tivemos essa ideia de trazer um pouquinho pro lado de fora o que está dentro das páginas dos livros. As crianças gostaram e estão muito felizes por estarem recebendo alunos de outras escolas e terem dia de atividades diferentes”.

Trabalho voluntário

O ponto mais marcante do projeto é o voluntariado, ou seja, ser um amigo da escola sem querer qualquer coisa em troca, a não ser observar de perto os resultados positivos que isso traz a cada aluno.

Célia Rodrigues da Silva é vonuntária na Emeb Osmar Cabral e desenvolve diferentes atividades com as crianças. “Trabalho em várias funções. Vou à escola duas vezes na semana e trabalho com a parte de informática, teatro, música”.

Já o professor de capoeira da Emeb Bem-Bem, Mauro Arruda, é responsável por uma única atividade dentro da escola, e que as crianças adoram: a capoeira. “A gente trabalha com a parte cultural, e temos como objetivo ocupar a cabecinha das crianças pra que elas não fiquem nas ruas”. E elas mostram que o esporte, além de ocupá-las, funciona como uma forma de incentivo. “Eu gosto muito de capoeira, mas eu só posso fazer se tirar nota boa”, disse Maria Eduarda Ferreira dos Santos, aluna do 4º ano.

O também voluntário da Emeb Bem-Bem, Cláudio Paixão Júnior, trabalha com jogos educativos, como caça-palavras. “As crianças que têm acesso a esses projetos ficam mais longe das ruas e têm menos chance de se envolver com marginais e com drogas”.

A Emeb Maximiano também conta com um trabalho voluntário significativo, é o Programa de Incentivo à Docência (PIDIB), que conta com a colaboração de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “A gente faz um trabalho de apoio com os alunos que têm dificuldade em matemática e português. As professoras identificam o problema do aluno e encaminham para a sala de apoio, e nós damos esse auxílio”, explica a voluntária Tatiane Soares Correia.

É importante destacar que todo trabalho voluntário é realizado no contra-turno do período em que os alunos estudam, o que aumenta sua permanência na escola e agrega à qualidade do ensino.

Olimpíada Nacional de História do Brasil

HELIO NOTA 10


Mais de 50 mil estudantes de 1.029 municípios estão inscritos para a quarta edição da Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será aberta nesta segunda-feira, 20, em Brasília.

A cerimônia, que terá início às 15 horas, contará com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do diretor do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Firer.

Formandos do 1.º semestre ficam dispensados do Enade


Conforme ofício enviado aos reitores das Instituições Federais de Ensino Superior, ficam dispensados da inscrição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2012), estudantes que colariam grau em agosto de 2012.

Devido à greve que atingiu as Instituições de Ensino Superior e os Institutos Federais, os coordenadores de cursos que já tenham efetuado a inscrição deverão acessar novamente o sistema de inscrições, até 31 de agosto, para realizar a retirada do nome dos inscritos nessa condição.

O correto preenchimento dos dados dos alunos que farão o Enade é de responsabilidade das instituições, no Sistema Enade. Estudantes que estariam habilitados a fazer o exame com 80% da carga horária cumprida ou que tenham expectativa de colação de grau até 31 de julho de 2013 deverão ser inscritos pela universidade a fim de garantir a participação dos estudantes no Exame. Isso é indispensável para o planejamento do Inep, pois o número de provas é condicionado ao número de inscritos.

Os alunos também podem consultar o sistema, por nome e curso e, para isso, deverão ter em mãos o número do CPF.

Vítimas e predadores

Lair Ribeiro
Há pelo menos 40 mil anos as pessoas têm encarado a vida como se fossem vítimas ou predadores, partindo da falsa premissa da escassez do Universo. Veja como funciona:

Vítima

Quem escolhe o modelo “vítima” pensa e age como se vivesse em um Universo escasso, e se dá por satisfeito com as migalhas que é capaz de conseguir. Para uma vítima, qualquer coisa é suficiente, já que vive em um ambiente de escassez. Sempre com medo de perder o pouco que conseguiu, ela não gosta de encarar a realidade e prefere fechar os olhos para o que acontece a seu redor. Uma vítima prefere não fazer escolhas, e, diante das dificuldades, foge ou permanece imóvel, o que a torna presa fácil para predadores.

Predador

Quem adota o estilo “predador” pensa e age como controlador do pouco que há no Universo. Para um predador, nada é o bastante: ele está sempre querendo mais e, diante das dificuldades, age com rapidez, sempre determinado a ganhar, passando por cima de tudo o que estiver na sua frente. E faz isso em qualquer lugar: na sociedade em que vive, nas empresas em que atua e na sua própria casa.
Existe um pouco desses padrões de comportamento implantado em cada um de nós. Como estratégia, não podemos eliminá-los totalmente. Há ocasiões em que precisamos fazer o papel de vítimas e outras, em que precisamos nos comportar como predadores, por uma questão de sobrevivência.
Os modelos baseados na vítima e no predador limitam bastante a forma de apreciar e usufruir deste mundo em constante mudança.

Lidando com predadores

Predadores jogam o jogo do ganha-perde, que implica o ganho pessoal a qualquer custo. Ou seja: eles são capazes de “tudo” pelo que desejam. Portanto, para conviver com predadores, todo cuidado é pouco. Para lidar com eles, é preciso:
Descobrir quem são e como são.
Reconhecer que são fortes.
Não se esconder deles.
Não se juntar a outras vítimas, para não ser confundido com elas.
Em caso de confrontos, enfrentá-los de igual para igual.
Em caso de ataque, impedir a todo custo que vejam o estrago causado.
Poupar energia, evitando ir contra a corrente.
Aprender o jogo do ganha-ganha e ter sempre um parceiro por perto.

Ressocialização

Autor: Tânia Regina de Matos

No ano de 2007 foi sancionada a lei 8.705, estabelecendo o dia 26 de Agosto como o dia Estadual da Ressocialização. A data foi escolhida em homenagem a Madre Tereza de Calcutá, missionária conhecida por ajudar os pobres e discriminados.

Neste ano uma vasta programação foi cuidadosamente planejada pela SEJUDH (Secretaria de Justiça e Direitos Humanos) em parceria com a FUNAC (Fundação Nova Chance) e começa na próxima segunda-feira (27/08).

A Cadeia Pública e a casa do albergado de Várzea Grande também terão atividades como palestras educativas, coleta de sangue para exames de diabetes, entre outros.

Haverá o "dia da cidadania", oportunidade em que os reeducandos terão acesso à confecção de documentos como identidade, carteira de trabalho e certidões de nascimento e casamento. A programação, que se estende até o dia 31, contará com outros benefícios para os detentos.

Mas para que isso?

A finalidade é combater a discriminação contra aqueles que cumprem pena e sensibilizar a sociedade sobre a temática.

A lei de Execução Penal em seu artigo primeiro impõe o dever ao Estado de proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado.

Assim, o trabalho deve ser oferecido a todos que desejam laborar. No artigo 31 há previsão expressa da obrigatoriedade do trabalho ao condenado, e no artigo 36 possibilidade do preso trabalhar externamente.

Dessa forma, não há motivos para indignação da sociedade quando surpreende algum apenado trabalhando no serviço público. Se o Estado não consegue oferecer trabalho para todos os sentenciados dentro dos estabelecimentos prisionais é obrigado a criar formas de absorver essa vasta mão de obra ociosa fora dos presídios.

A sociedade é implacável quando se trata de bandido pobre. Deveria ser assim com os políticos de ficha suja. O eleitor é muito condescendente com os bandidos ricos, por isso não temos políticas públicas efetivas em áreas estratégicas como saúde, segurança pública e educação.

Em razão da ausência dessas políticas, a população pobre precisa recorrer aos serviços da Defensoria Pública para conseguir internar um ente querido numa UTI; para se ver ressarcida por excessos cometidos pelo aparelho repressor do Estado (caso Humaitá) e até para conseguir vaga numa creche ou escola.


Tânia Regina de Matos

Defensora Pública do Estado de Mato Grosso

Professores do Nortão participarão amanhã de marcha por piso de R$ 1,9 mil


Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn


Os professores da rede pública do Nortão deverão participar, amanhã, em Cuiabá, da marcha em defesa da escola pública de qualidade. "Se a gente não marchar os recursos para o piso não vão chegar", cobra a categoria, defendendo piso salarial de R$ 1.937,26 ( atualmente é R$ 1.452).

De acordo com o diretor regional 3 (Nortão) do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público do Estado, Valdeir Pereira, um ônibus deve sair de Sinop, hoje à noitel, levando 48 profissionais de União do Sul, Claudia, Sinop, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Vera, Ipiranga do Norte, Sorriso, Lucas do Rio Verde.

Com o movimento, as aulas podem ficar comprometidas nesta quarta-feira. "É uma ação de paralisação estadual com marcha em Cuiabá. Rede municipal e estadual irão parar e as ações estarão concentradas na capital", destacou ao Só Notícias.

A manifestação, organizada pelo Sintep, começará às 7h30, com dois pontos de concentração: praça do Porto e Monumento Ulysses Guimarães. Em seguida, os profissionais iniciarão a marcha em direção da avenida Getúlio Vargas, no centro.

Os profissionais visam a valorização e qualidade na educação, com reivindicação de política de equiparação salarial com as outras carreiras do Executivo estadual; da hora atividade para os professores interinos; aplicação integral dos 35% dos recursos destinados para valorizar a educação pública; o preenchimento dos cargos livres com o concurso público; e a revisão imediata das políticas de isenção e renúncia fiscal que tem retirado significativos recursos, fundamentais para valorização da escola pública.

Unemat registra 18% de faltosos no 1º dia de vestibular especial


Redação 24 Horas News


Aproximadamente 18% dos candidatos inscritos no vestibular para turmas especiais da Universidade do Estado de Mato Grosso e para cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro (CFO) não compareceram ao primeiro dia de provas, ontem. Ao todo, foram 4.742 inscritos na disputa as 500 vagas oferecidas em cursos da Unemat, 30 na Polícia Militar e seis no Corpo de Bombeiros.

O percentual está dentro dos padrões de outros concursos realizados no país, no entanto, deve ser investigado pela comissão organizadora. "Vamos telefonar para esses ausentes e levantar os motivos da não realização. A inscrição gera um gasto com a impressão de provas, alocação em salas e coordenadores de sala. Por isso, os faltosos representam um gasto com material e pessoal desnecessário", explicou a diretora de gestão concursos e vestibulares da Unemat, Ivanete Parzianello, por assessoria.

O processo continua hoje e é realizado em dez cidades, incluindo Sinop, Sorriso e Alta Floresta.

Unemat divulga tema de Redação do Vestibular


Redação 24 Horas News


“A miséria resiste no Brasil” foi o tema proposto para a redação dissertativa do Vestibular da Unemat e do Curso de Formação de Oficiais (CFO/MT). O candidato deveria manifestar sua opinião sobre o problema e apontar propostas de soluções, a partir de três textos motivadores. Além da redação, a prova desta segunda-feira (17.09) foi constituída de questões de química, história, língua portuguesa e literatura.

Serão selecionados para a correção da redação somente os candidatos não eliminados, no limite de três vezes o número de vagas ofertadas pela Unemat e 10 vezes o quantitativo de cada curso do CFO.

As bancas analisarão se o texto desenvolvido atende as proposições solicitadas, observando a coerência, a coesão, o nível de argumentação, a capacidade de análise e sistematização das ideias, senso crítico e criatividade, em um texto pertinente ao gênero solicitado.

A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero. O candidato deve revelar capacidade de expressão, domínio do léxico e da estrutura da língua em seus aspetos fonético, morfológico, semântico, sintático e estilístico.

O desempenho preliminar na prova de redação será divulgado em 24 de outubro e o resultado final do vestibular, a partir de 14 de novembro, no endereço eletrônico www.unemat.br/vestibular.

CFO/MT

A seleção ao Curso de Formação de Oficiais compreende ainda outras cinco fases fases, todas realizadas em Cuiabá: avaliação física (TAF), que será feita de 27 a 29 de novembro; avaliação psicológica, no dia 27 de dezembro; avaliação médica e odontológica, dia 15/01/2013; entrega dos documentos referentes à investigação social, em 28/01/2013; e apresentação para ingresso na instituição e matrícula no Curso de Formação de Oficiais, com início em 11 de março do próximo ano. Os critérios de seleção em cada uma das fases do CFO estão disponíveis nos editais específicos: http://concursos.unemat.br/concursos/

Concurso de culinária cuiabana mobiliza alunos da EJA na capital


Redação 24 Horas News


Com o tema “Minha Receita Cuiabana de Peixe”, foi realizado na última semana, na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), o concurso de gastronomia para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede de ensino da capital.

O evento integrou as atividades da XI Semana do Peixe em Mato Grosso, lançado no último dia 3, através da parceria entre o Ministério da Pesca e Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Urbano, Educação, Cultura e Turismo, com o objetivo de incentivar a cultura da criação entre os produtores e o consumo de peixe por parte da população.

Oito receitas foram selecionadas para o concurso, que obedeceram a critérios como harmonia, criatividade e visual, julgados por nutricionistas da Coordenadoria de Nutrição Escolar da SME, além de outras duas profissionais da área.

A receita campeã, denominada “Pizza de Pintado à Moda Ariel”, foi criada pelo aluno da escola municipal Nossa Senhora Penha de França, no Distrito do Coxipó do Ouro, Ariel Paulo Magnanti, 40 anos.

“Peixe Pizza” foi a segunda iguaria mais bem apreciada no concurso, resultado da criação da estudante Edlaine Aparecida Ribeiro de Souza, da escola Jescelino José Reiners, no bairro Novo Horizonte.

O terceiro lugar foi conquistado pela receita “Matrinchã Cuiabana”, da aluna Amanda Karolayne Marques de Almeida, da unidade de ensino Padre Agostinho Colli, no bairro Pólvora.

Os ganhadores receberão como prêmio uma TV de LCD (primeiro lugar), uma câmera fotográfica digital (segundo lugar) e um aparelho de celular (terceiro lugar).

Estudantes pedem intervenção de deputado para reforma em escola de Cuiabá


Redação 24 Horas News

A climatização das escolas de Cuiabá não é luxo, é necessidade básica. Com esse posicionamento o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), recebeu hoje uma comitiva de estudantes da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, do bairro Shangrilá, em Cuiabá. Representantes do Grêmio Estudantil e da Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME), os alunos solicitaram o apoio do parlamentar para a reforma geral e climatização da instituição.

Construída na década de 70, a escola, que atende 1.114 estudantes durantes os três turnos, nunca recebeu uma reforma geral. “Temos ar condicionado em duas salas, mas, não podemos ligar porque a instalação elétrica não comporta a carga”, afirmou um dos estudantes.

Ao todo, 150 alunos compareceram à Assembleia Legislativa em busca de apoio dos parlamentares. Segundo os estudantes, antes de procurar o Poder Legislativo, a direção da Escola já havia procurado a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para reivindicar melhorias para a Escola.

Os estudantes reclamam do calor excessivo e das péssimas condições estruturais do prédio. “Nós entendemos que pintar muro não é reforma, precisamos de uma reforma geral mesmo, inclusive nas instalações elétricas”, afirmou a presidente da AME, Danielly Alcântara.

O deputado Mauro Savi, entrou em contato com o secretário de Educação, Ságuas Moraes, e garantiu que vai interceder junto ao Governo do Estado para viabilizar a reforma o mais rápido possível. “Em uma cidade que faz 49 graus nessa época do ano, é impossível para qualquer pessoa conseguir estudar em um ambiente sem ar condicionado. Climatização das escolas é uma necessidade básica em Mato Grosso”, afirmou o primeiro-secretário.

Em resposta ao deputado Mauro Savi, a Superintendente de Acompanhamento e Monitoramento da Estrutura Escolar da Seduc, Nuccia Santos, informou que já existe um projeto de reforma geral para a Escola Raimundo Pinheiro, porém, ele terá que ser atualizado. Porém, segundo Nuccia, não há previsão de reforma no momento devido uma redução no orçamento da Seduc. “Estamos em processo licitatório para a construção do posto de transformação”, informou ao explicar que esse é o primeiro passo para a reforma geral da escola.

Na tarde desta segunda-feira, a assessoria da primeira-secretaria, juntamente com a assessoria de presidente da Comissão de Educação, deputado Ezequiel Fonseca (PP), farão uma visita à escola avaliar as condições da mesma e discutir com a Seduc a atualização do projeto de reforma.



O que a juventude curte


A juventude atualmente é pragmática. Quer trabalhar, prosperar e ser feliz. Não está tão preocupada com discursos ou posicionamentos políticos, embora saiba reconhecer o demérito na corrupção. Quer mais oportunidades de emprego e menos mobilização politi

EDUARDO MAHON


A juventude atualmente é pragmática. Quer trabalhar, prosperar e ser feliz. Não está tão preocupada com discursos ou posicionamentos políticos, embora saiba reconhecer o demérito na corrupção. Quer mais oportunidades de emprego e menos mobilização politiqueira. A juventude é um retrato fugidio de um momento histórico brasileiro, onde está funcionando as instituições, sobretudo a justiça, sem inconciliáveis rompimentos e, por isso, o jovem quer concentrar o tempo para se preparar para o empreendedorismo.



Não se dá a despolitização tão alardeada há alguns anos. O que não ocorre é a necessidade de mobilização estudantil para objetivos eminentemente partidários ou de apoio a plataformas que são manipuladas. Não será por qualquer causa que ressurgirão os cara-pintadas e as passeatas estão reservadas apenas para momentos críticos. O jovem prefere inscrever-se num curso para aperfeiçoar-se, cuidar da própria vida, num regresso ao individualismo, porém não egoísta. Raciocina que, todos empenhados em progredir, haverá progresso coletivo.

Os meios de comunicação que tornam a informação instantânea desvencilharam o jovem dos veículos tradicionais ou, pelo menos, da forma conservadora de tratar a notícia. Uma imagem, uma frase e um post numa rede social de relacionamento valem muito mais do que um discurso. Para se comunicar com o jovem, é necessário ser franco, honesto e, sobretudo, coerente. Quem quer que pretenda tocar a juventude deve apelar para a objetividade. Não há mais lugar para as barrocas exibições de erudição ou gongorismos nos discursos. É preciso o máximo cuidado com o preconceito – o jovem felizmente repudia exclusão e arrogância.

Quem pretende se comunicar com o jovem, deve demitir as frases longas. Usar mais o ponto e menos a vírgula. Apelar para ilustrações e esquemas gráficos de assimilação simplificada. Não se engane quem concluir pelo pauperismo intelectual da juventude, entretanto. É que o jovem lê, pensa e propõe de forma diferenciada, ao ritmo da tecnologia que o recebeu na infância e pré-adolescência. Ser dinâmico na comunicação não é sinônimo de ser pobre de linguagem ou vazio de conteúdo. As tecnologias permitem relacionar diferentes conhecimentos, aumentando a capacidade de assimilação e reconhecimento de valores sociais importantes.

O jovem quer trabalhar. Pretende que sua representação política possam pensar fórmulas novas de abrir o mercado de trabalho e garantir mais oportunidades. Além do trabalho, a juventude está engajada nos estudos. Multiplicando a demanda pela graduação universitária, o diploma já não é mais suficiente para a pauta do sucesso do jovem – é necessária a pós-graduação, cursos variados de aperfeiçoamento e proficiência em línguas. A juventude quer se ilustrar viajando, vivendo pessoalmente experiências que acrescentem no currículo. Findou-se o diletantismo. A experimentação de coisas novas só é válida se realmente for acrescentar alguma coisa.

Não acredito que a música “juventude transviada” de Luiz Melodia teria lugar na atualidade. Não há tantas fantasias, ilusões e romantismos. O jovem reconhece o passado, pensa no futuro, mas quer se concentrar no presente. Não se trata de nenhuma alienação, mas de uma nova forma de se relacionar com a realidade. O tempo é já, a hora é agora e o lugar é aqui. Família e religião continuam importantes, mas o estudo, trabalho e oportunidades de relacionamento são essenciais. A vida do jovem é um eterno slide do agora, totalmente público e postado em tempo real.

O jovem está atento, o jovem está plugado, o jovem é um espião e um vidente surfando na tecnologia. Tudo o que conhecemos vai se inclinar com as tendências dessa juventude. E quem quiser agradar à juventude basta apenas não atrapalhar. A orientação familiar, pedagógica e religiosa que era tutelar deve passar a ser parceira, incentivadora e facilitadora. A humanidade continua a mesma, seus medos, gozos, preconceitos e grandezas. Todavia, a juventude mudou e, se o jovem mudou, o mundo mudará dentro em breve. Quem entende isso, vai curtir.


Eduardo Mahon é advogado.

MT - Justiça determina a nomeação de 11 aprovados no concurso público


A determinação está publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (17), que nomeou para vários cargos

HÉRICA TEIXEIRA



A Justiça de Mato Grosso determinou que o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, determine as nomeações de alguns candidatos aprovados no concurso público estadual de 2009. Ao todo, foram 11 nomeações para vários cargos disponibilizados no certame, dentre eles, Técnico da Área Instrumental, para área de analista de sistema, professor da Educação Básica, Fiscal de Defesa Agropecuária Florestal, dentre outras. A convocação está publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (17).

O judiciário determinou a nomeação porque os candidatos que ainda aguardam nomeação entraram com mandado de segurança para obrigar o Estado a cumprir edital.

Os nomeados desta segunda-feira vão atuar em várias secretarias do Estado, com as Secretarias de Administração (SAD), Educação (Seduc), Direitos Humanos e Segurança Pública (Sejudh) e o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso).

O concurso público estadual abriu edital em 2009, mas as provas foram realizadas em 2010. A validade do certame é até 2014. Os recém-nomeados vão atuar em várias cidades do Estado, além da Capital. Os municípios que receberam nomeados são Cáceres, General Carneiro, Araputanga, Santo Antônio do Leste, Nova Nazaré, Rondonópolis, Nova Bandeirantes e Barra do Bugres.

Na sesta-feira (14), o presidente em exercício do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig), Eduardo Rosa do Nascimento, disse que as nomeações que o governador Silval Barbosa vem fazendo para área não são suficientes, e que é preciso nomear todos os aprovados.

No concurso estadual a maioria das vagas foram abertas para a área meio do Estado que é a Técnico da Área Instrumental. Para este cargo foram disponibilizadas 320 vagas e ainda faltam ser nomeados cerca de 200 aprovados.

Eduardo Rosa disse que tem conversado com o secretário de Administração, Cesar Zílio, que argumenta que as todas as nomeações serão efetivadas assim que o Estado puder pagar os profissionais.

“Estamos esperando que o governador venha nomear o restante do pessoal que falta. O secretário Cesar Zílio disse que assim que a máquina (governo) andar melhor vai fazer as nomeações. Enquanto isso não acontece, os aprovados buscam na Justiça as nomeações”, destacou.

Educação de pais e filhos


Autor: José de Paiva Netto

É sempre válido trazermos à pauta a imprescindível influência da família na educação das crianças. O dr. Alessandro Vianna, psicólogo clínico, abordou o tema no programa “Educação em Debate”, da Super Rede Boa Vontade de Rádio. Ele incentiva o hábito de pais e filhos jantarem juntos, um bom momento para se inteirarem das situações enfrentadas no dia. “Isso vai ser extremamente interessante, até para as crianças terem um equilíbrio emocional, e os pais de certa forma acabam tendo o controle da situação.

“(...) Quando a criança está num ambiente onde existe harmonia, amor, qualidade, orientação, respeito, compreensão — olha que não estou falando nada de tão complexo assim —, ela vai ser um adulto seguro, equilibrado, um profissional extremamente correto, que vai produzir bem, que vai ganhar um bom salário. É o segredo do sucesso. Costumo dizer para os pais que não há milagres nesse quesito da educação nem sorte; existe a ação. E quanto mais nos organizarmos, dermos bons exemplos, equilibrarmos uma rotina, essa criança vai ter sucesso, sim. Uma família harmoniosa, filhos felizes com muita qualidade de vida. E, se os pais perceberem que não há harmonia, têm que procurar ajuda, não é só colocar os filhos para serem ajudados, para uma terapia, os pais também precisam de ajuda”.

E completou o clínico: “Nada vai ser mudado sem uma grande boa vontade e empenho. Então, se percebemos que existe algo errado, vamos nos levantar do sofá, da comodidade, e nos movimentar. Não adianta só apontar o dedo para o outro ou delegar responsabilidades, na hora de educar os filhos, a psicólogos e pedagogos. Não é assim que funciona, a família é a grande referência, portanto, temos que agir”.

De fato, dr. Alessandro. É a partir dos núcleos familiares que se resolvem, por extensão, até os maiores conflitos. Família pacificada não faz a guerra!

domingo, 16 de setembro de 2012

Acompanhe as mudanças se quiser progredir

Lair Ribeiro
No mundo de hoje, as estratégias de vítima e de predador são obsoletas. Precisamos fugir das armadilhas mentais desses modelos ultrapassados. Com eles, pensamos que estamos sendo bem-sucedidos até mesmo quando nos encontramos à beira do fracasso.
O frágil progresso da sociedade contemporânea, que ruma para a destruição do planeta, deve muito à cultura de vítimas e predadores: vítimas, pensando e agindo como se vivessem em um mundo de escassez e satisfazendo-se com migalhas; e predadores, também pensando que vivem em um mundo escasso, mas agindo de forma a controlar o pouco que há no Universo e a tirar dele o máximo que puderem. Vítimas e predadores não jogam o jogo do ganha-ganha; assim, a humanidade, até agora, esteve jogando o jogo do ganha-perde com o planeta.
Para ser e manter-se bem-sucedido em um mundo de mudança, é preciso saber prosperar em ambientes difíceis, estar atento a tudo o que acontece ao redor, e tornar-se adaptável às variações do meio. Como diz uma mensagem das runas: “em águas profundas, torne-se um mergulhador”.

Regras fundamentais para o jogo do ganha-ganha:

 

Ser individualmente competente e bem-sucedido em grupo.
Buscar soluções que funcionem quando alguma coisa não estiver funcionando.
Vencer predadores! Principalmente  aqueles que existem dentro de nós.

Para ser bem-sucedida, hoje, toda e qualquer pessoa precisa adotar esse novo tipo de mentalidade que, automaticamente, a compromete com tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Pai não é professor particular

A criançada está de volta à escola. Foi bom esse tempo sem rotina, sem horário e sem obrigações escolares. Mas, será bom, também, o retorno a uma vida organizada.
Faz bem para os mais novos saber, pelo menos um pouco, como será o dia seguinte. Dá a eles sensação de segurança, estabilidade.
Nos primeiros dias na escola, é uma alegria para as crianças encontrar os colegas que não viram por quase um mês, contar as novidades, voltar a brincar com os amigos no recreio. Mas, logo depois recomeça, para muitos, uma jornada bem árdua.
Não, não me refiro aqui aos deveres escolares e à tarefa de ter de aprender algo que não sabem -situação que nós sabemos ser bem difícil. Muitas crianças sofrem, de fato, com essas questões.
Custa a elas assumir as pequenas responsabilidades que lhes cabem e custa mais ainda aceitar que não sabem e que precisam aprender para saber. E isso requer esforço e concentração.
Nos tempos atuais, as crianças são iludidas pelas imagens e isso faz com que elas pensem que já sabem a respeito de quase tudo. "Eu sei" é a frase curta que repetem várias vezes ao dia, já reparou?
Mesmo com tais dificuldades, as crianças podem superar os seus desafios escolares e colocar em atos o potencial que têm.
Quando falei em jornada árdua, eu me referia ao envolvimento dos pais, tão requisitado atualmente, na vida escolar dos filhos.
A frase "Se os pais acompanham de perto a vida escolar dos filhos, esses se saem melhor na escola" resume o principal argumento que leva adultos a estudar com as crianças, a fazer as lições de casa junto com elas, a providenciar trabalhos, a coletar informações na internet etc.
A afirmação acima é verdadeira, claro. Qualquer pessoa que tenha ajuda em qualquer coisa se sai melhor. O problema é o equívoco que esse pensamento contém.
Na escola, sair-se bem é aprender -e não simplesmente alcançar boas notas. E aprender, caro leitor, é uma tarefa que a criança precisa realizar sem a ajuda dos pais.
Com o estilo de vida que nós adotamos, cada vez mais uma enorme quantidade de pais acredita que precisa acompanhar os estudos do filho e até realiza isso de bom grado. Quer dizer, mais ou menos.
No início, até que a coisa vai bem, mas logo a paciência acaba e a relação entre os pais e o filho fica conturbada. É que os pais cobram esforço, dedicação e lição correta. E não costuma ser isso o que os filhos produzem.
Para muitos desses pais, a tarefa parental se resume a esse acompanhamento da vida escolar e à gestão da vida do filho. A função dos pais é bem maior do que isso: é acompanhar a vida do filho.
A função dos pais é dar ao filho a oportunidade de ele próprio se responsabilizar por sua vida escolar. É estimular no filho a vontade de formular perguntas que envolvem o conhecimento, de dirigi-las aos pais e de ficar interessado nas respostas. É, também, dar ao filho a chance de ele saber que é capaz de enfrentar sua própria batalha sozinho e dar conta dela.
Essas são coisas muito mais importantes para a criança do que ter a mãe ou o pai sempre presente nos trabalhos, nas provas etc.
Neste retorno às aulas, dê chance para que seu filho se aproprie de seus estudos. Isso não significa abandoná-lo. Ele precisa ser lembrado, incentivado, encorajado a assumir suas responsabilidades escolares e a seguir sempre em frente, mesmo com dificuldades e obstáculos.
Mas isso pode ser feito sem que os estudos se tornem mais importantes para os pais do que para ele próprio.
Os pais precisam se lembrar de o que filho já tem professores na escola, que é o local especializado no ensino. Em casa, a criança precisa é de pais, e não de professores particulares ou tutores.
Rosely Sayão, psicóloga e consultora em educação, fala sobre as principais dificuldades vividas pela família e pela escola no ato de educar e dialoga sobre o dia-a-dia dessa relação. É autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha), entre outros. Escreve às terças na versão impressa de "Equilíbrio".