sexta-feira, 21 de setembro de 2012

22 estudantes de MT participam da Olimpíada do Conhecimento 2012


Redação 24 Horas News


Seiscentos e trinta e oito estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes participarão da 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento, o maior torneio de educação profissional das Américas, que ocorrerá de 12 a 18 de novembro deste ano, no Anhembi, em São Paulo. Deste total 22 são de Mato Grosso.

A competição bienal, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foi lançada nesta quinta-feira, 20 de setembro, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf.

“A Olimpíada do Conhecimento é o reconhecimento do talento dos jovens e uma mostra do alto nível da educação profissional oferecido nas escolas do SENAI”, afirmou Robson Andrade, durante o evento realizado na sede da FIESP, em São Paulo. O presidente da FIESP destacou que a primeira escola do SENAI foi inaugurada em 1942 em São Paulo. Por isso, a cidade se orgulha de ser a sede da Olimpíada do Conhecimento, no aniversário de 70 anos do SENAI.

Neste ano, a Olimpíada do Conhecimento ocupará uma área de 76 mil metros quadrados, no Anhembi, e receberá cerca de 250 mil visitantes. Na competição, 576 estudantes do SENAI e 62 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) mostram habilidades técnicas e pessoais em 54 profissões, das quais 50 são da indústria e quatro dos setores de comércio e de serviços – Cabeleireiro, Cozinha, Serviço de Restaurante e Técnico em Enfermagem. Nas provas, elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos, os competidores precisam interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Todos são avaliados em diferentes quesitos, e vencem o torneio os alunos que conseguem as melhores notas.

AVALIAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE CURRÍCULOS - O desempenho dos alunos na competição forma um conjunto de indicadores que ajuda o SENAI a avaliar a qualidade da educação profissional. Esses indicadores, que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais, também orientam a atualização dos currículos nas escolas na instituição. Com isso, os cursos do SENAI estão sempre atualizados e atendem às necessidades das empresas. “A educação profissional tem de acompanhar as mudanças que ocorrem nas fábricas”, destacou o diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Por isso, explicou ele, o SENAI mantém um observatório que acompanha os avanços tecnológicos da indústria.

Os competidores da Olimpíada do Conhecimento são selecionados em torneios semelhantes que ocorrem nos municípios e nos estados. Para participar da competição, os estudantes, com menos de 21 anos de idade, devem ter, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área.

A cada ano, o torneio nacional ganha dimensões ainda maiores, conforme cresce o interesse dos jovens e o empenho das escolas do SENAI e SENAC em preparar os estudantes para a competição. Os mais de 600 inscritos neste ano representam quase seis vezes mais que a primeira edição da Olimpíada, realizada em 2001, em Brasília, quando participaram 111 estudantes.

O número de ocupações profissionais do torneio também aumentou, passou de 26, em 2001, para 54 em 2012. Dessas, 52 são oficiais da competição e duas são demonstrativas. Entre as ocupações incorporadas nesta edição da Olimpíada estão impressão offset, tecnologia de edificação, pintura automotiva, funilaria automotiva, marcenaria de estruturas e estruturas metálicas. Outras que estão na competição recentemente são robótica móvel, sistema de construção drywall e sistema de transporte de informação.

“Há um esforço muito grande do SENAI para acompanhar as tendências internacionais”, disse Lucchesi. Com 809 unidades operacionais, o SENAI é a maior rede privada de educação profissional da América Latina e atende hoje 28 setores industriais. Em 2011, foram mais de 2,5 milhões de matrículas, com expectativa de chegar a quatro milhões em 2014.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – A educação profissional oferecida nas escolas do SENAI é destaque no mundo. Os alunos da instituição receberam seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, na 41ª edição do WorldSkills, o maior torneio internacional de educação profissional, que reuniu mais de 900 competidores de 51 países, em outubro do ano passado, em Londres.

Com esse número de medalhas, o Brasil ficou em segundo lugar na competição mundial, atrás apenas da Coréia do Sul e à frente de países como Japão, Suíça e Cingapura. “E 2011, nossos jovens mostraram para o mundo inteiro que o Brasil tem uma educação profissional de elevada qualidade”, concluiu o presidente da CNI.

O resultado obtido em Londres transformou o SENAI em referência mundial na formação de profissionais em desenho mecânico em CAD, eletrônica industrial e mecânica de refrigeração – áreas em que o país conquistou ouro nas duas últimas edições. A expectativa é manter posição de destaque em 2013, quando a competição mundial será realizada em Leipzig, na Alemanha, e chegar ao primeiro lugar em 2015, ano em que a cidade de São Paulo será a sede do WorldSkills.



Nenhum comentário:

Postar um comentário