sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Leitão busca junto ao MEC interiorização da UFMT


Redação 24 Horas News


O deputado Nilson Leitão recebeu nesta quarta-feira (19), em seu gabinete, a comitiva da educação de Lucas do Rio Verde para tratar sobre a interiorização da Universidade Federal de Mato Grosso, a UFMT. Com a presença do prefeito Marino Franz, a solicitação feita ao parlamentar foi o apoio para a implantação de um campus no município para atender a população local.

Segundo Leitão, o caminho para a instalação de uma sede da UFMT é longo, mas totalmente possível. “O que eu sugiro é que a gente entre com a proposta para instalação da universidade, mas como ação imediata, vocês devem pleitear os cursos modulares para atender com mais rapidez as necessidades”, recomendou.

Depois da conquista do curso de medicina para o campus da UFMT em Sinop, o deputado luta junto ao Ministério da Educação (MEC) pela implantação dos cursos modulares em vários municípios do Mato Grosso. A procura pelos cursos tem crescido consideravelmente nos últimos anos tendo em vista que os alunos se reúnem apenas por uma semana a cada dois ou três meses, havendo desta forma, tempo para outras obrigações diárias.

Para o pleno funcionamento dos cursos modulares, a proposta é que as prefeituras se responsabilizem a custear os gastos de manutenção, transporte e estrutura para levar professores de regiões próximas para ministrar as aulas em outros municípios.

“A implantação de um campus da UFMT em Lucas é um sonho que começou graças a nossa luta em Sinop. O prefeito Marino tem trabalhado incansavelmente em prol da melhora na educação do município, e nós estamos aqui para apoia-lo. Os cursos modulares são uma opção rápida e imprescindível para o desenvolvimento da região”, diz Leitão.

Após encontro com a comitiva, o parlamentar seguiu para audiência com o Secretário do Ministério da Educação, Amaro Lins, para oficializar o pedido. De acordo com informações fornecidas, o MEC tem interesse em dar andamento tanto aos cursos modulares como a implementação de novos campus da UFMT no interior do estado.

“O MEC vai implantar os cursos modulares. Quanto à interiorização da universidade, o Ministro já está trabalhando para a próxima campanha de expansão. Estamos fazendo um estudo técnico e orçamentário para esses novos campis”, diz Amaro.

Leitão aproveitou a oportunidade para ressaltar o crescimento de Sinop com a conquista do curso de medicina e falou sobre a influência que os cursos modulares terão nos municípios. “O que nós buscamos é não deixar alguns polos desassistidos, os municípios estarão custeando todos os gastos. A minha sugestão é que libere os cursos modulares, que a principio não terá nenhum custo para o ministério. É um investimento que só tem a acrescentar pontos positivos para a população”, defende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário