sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cuiabá é referência no ensino das relações étnico-raciais


Redação 24 Horas News


Cuiabá é um dos três municípios brasileiros com experiências consideradas bem sucedidas na implantação do programa A Cor da Cultura, juntamente com Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Essa foi constatação da equipe de avaliação do projeto, que esteve na capital semana passada para mais uma etapa de análise das ações desenvolvidas na rede municipal de ensino.

A Cor da Cultura é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Petrobras, Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), TV Globo e Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura.

A iniciativa tem como objetivo colaborar para a valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e ampliação educativa das relações étnico-raciais de crianças, jovens e educadores, disseminando conteúdos teóricos e práticos sobre o tema, através de programas televisivos a serem exibidos em todo o país e do uso sistemático dessa programação em ações educativas, com distribuição de kits pedagógicos e capacitação de educadores de escolas públicas.

Segundo a pesquisadora da Innova, empresa especializada trabalhos de pesquisa e assessoria na área de educação e que presta serviço à Fundação Roberto Marinho, Mônica Sacramento, o município tem uma experiência exitosa na implementação do programa ao apresentar aspectos que contribuem para a sustentabilidade do projeto, como características locais. “Nas avaliações realizadas aqui, Cuiabá revelou uma boa prática. Essas experiências podem oferecer suporte a outros municípios e Estados que venham a implantar o programa”, explicou.

Na opinião da assessora pedagógica e responsável pelo programa na SME, Carmem Cinira Siqueira, o êxito do projeto em Cuiabá é atribuído ao trabalho que os professores desenvolvem nas unidades de ensino. “As formações promovidas e o material pedagógico ofertado aos docentes têm contribuído para a melhoria da prática dos educadores em sala de aula”.

A coordenadora ainda pondera que as ações da SME têm como objetivo fundamental efetivar a lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. “A política educacional do município prevê que todos tenham acesso a uma educação de qualidade, independente de cor, religião. Pautada nesse princípio, a rede tem outras iniciativas no que se refere à educação inclusiva e diversidade cultural, como é o caso do Projeto Abraço”.

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