sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Comentário sobre a sua postagem "Entrevista com Gustavo Ioschpe, especialista em Educação":

Comentário meu, sobre Gustavo Ioschpe

Este comentário abaixo, foi redigido e postado pelo Webmaster deste site. Quando voltei ao site da Revista VEJA o comentário não estava lá. Reencontrei-o hoje, 17 de julho de 2012 no Blog da Professora Iza Saliés. http://wwwizasalies.blogspot.com.br/2011/06/comentario-sobre-sua-postagem.html

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Venho para fazer: defesa a que fazem juz os professores/educadores. Evidentemente não estou defendendo os professores não educadores que "fingem dar aulas enquanto o poder público finge que os remunera".

Discordo da sua afirmação Gustavo Ioschpe, de que inexiste relação entre a remuneração do professor e a qualidade do ensino ministrado.

Em meados do século passado o salário de um professor equiparava-se ao de um juiz de primeira e segunda instancias, mas a escola pública não era inclusiva e destinava-se apenas à classe dominante. Esta situação gerou os altos índices de analfabetismo que o Brasil apresentou nas décadas de 60, 70.

Com o advento da Constituição de 1988 o ensino básico tornou-se obrigatório, as escolas lotaram e os salários dos professores continuaram em queda livre. Necessitou-se de uma hora para outra, de um contingente muito maior de profissionais dentro das salas de aula superlotadas.

A nova clientela da escola vem das classes que ocupam a base da pirâmide social e lá chegam carentes daquilo que meus pais denominavam de "educação de berço". Paralelamente a instituição família reconfigurou-se e expressiva maioria das crianças brasileiras desconhecem o significado de ser criado numa familia estruturada onde valores são repassados de geração em geração. São criados (não educados) por avós, tias, primos, vizinhos.

Alguns dos problemas citados por você Gustavo Ioschpe, são verídicos. Mas sua abordagem que desvincula investimento e educação de qualidade é completamente errônea e equivocada. Serve apenas para comodidade dos nossos políticos e administradores. Sua proposta de melhoria da educação brasileira precisa ser extirpada deste pensamento errôneo.

Não há professor que consiga ministrar boas aulas, tendo que trabalhar em dois ou três turnos, deslocando-se de uma escola para outra em intervalos mínimos, enfrentando violencia e ameaças físicas dos próprios estudantes. Estudantes que estão necessitando de psicólogos, assistentes sociais e aconchego humano que não tiveram desde que nasceram.

É como disse em seu comentário a Izabela de oliveira "...os culpados são os próprios alunos". Aos treze anos a Izabela ainda desconhece a mazela social que produziu e continuará produzindo este tipo de aluno.

Gustavo, não sou professor. Sou pai de aluno, acompanhei toda escolaridade do meu único filho nascido em 1987 e bacharelado em Sistemas de informação no ano de 2009.
Fui membro do colegiado da escola, participante ativo da Associação de Pais e professores, Conselheiro Municipal de Educação por 4 anos aqui em Belo Horizonte. Repense esta questão de desvincular investimento público e qualidade na Educação.

Intercalei a palavra "aluno" com a palavra "estudante" porque durante meu tempo como Conselheiro Municipal, estudantes secundaristas solicitaram ao Conselho que não se referisse a eles como "aquele que não tem luz". Eles haviam pesquisado a etimologia da palavra "aluno".

José Antônio

joseantonio400@hotmail.com
http://sites.google.com/site/filosofiapopular

Doutrinas

Maria Regina Canhos Vicentin - contato@mariaregina.com.br
Psicóloga, bacharel em direito, pós-graduada em educação, especialista em psicologia clínica e jurídica, e escritora de livros, além de ser colaboradora de diversos jornais e revistas do país.

Dias atrás li um artigo que tratava sobre uma doutrina religiosa e afirmava que ela deveria servir para promover o ser humano e não aprisioná-lo a erros passados. Concordei inteiramente. Fiz um paralelo com o catolicismo, e as mudanças que foram implementadas de uns anos para cá, substituindo a ideia de um Deus castigador pela de um Deus amoroso, um verdadeiro Pai. Penso que a religião; as doutrinas; precisam servir para amparar a humanidade, promovê-la, auxiliá-la mostrando o caminho, a direção, e não precipitando os indivíduos num mar de culpa e remorso, onde as pessoas se sentem paralisadas e diminuídas. O erro existe sim, e faz parte do aprendizado. Não há como assimilar o conteúdo de uma disciplina sem ensaios, sem testes, sem experimentação. A própria experiência religiosa é experimentação. Você se inclina ao insondável e verifica se consegue sentir algo, se algo faz sentido para você. Existe o encontro daquele que anseia com Aquele que é o próprio anseio, porque Dele somos provenientes.

A doutrina precisa amparar, estimular, ensinar, motivar. Erros são naturais. Fracassos fazem parte. Não podemos nos fixar nos erros, nos fracassos, nas falhas. São necessários e fazem parte do aprendizado, mas não podem ser supervalorizados. A evolução do ser humano é que deve ser priorizada. Evolução que se dá cada vez que um ensinamento é assimilado, aprendido. E esse ensinamento só é assimilado quando se traduz numa mudança de vida, numa mudança de olhar, numa mudança de atitude para com o próximo e para consigo mesmo. As coisas velhas vão ficando para trás, e a gente se reveste do “homem novo”; uma nova identidade, pois nos identificamos com outras coisas, coisas melhores.

Focalizar o erro é o mesmo que ficar estagnado. A culpa e o remorso paralisam os passos daquele que deseja seguir em frente. Nessas situações, faz-se necessário o emprego do perdão. O perdão é a chave; é o passaporte para a próxima estação, o próximo degrau. Sem perdão não temos como prosseguir, mas, com perdão, avançamos.

Sem dúvida, precisamos de muitos momentos críticos para aprender e avançar. A mesmice pode confortar, porém nos mantêm em nosso comodismo. Os desafios da vida costumam doer, mas têm a função de apontar novos caminhos e o tão esperado progresso espiritual. Ninguém fica melhor sem trabalhar a sua condição interna; as suas habilidades, as suas atitudes, o seu caráter.

As doutrinas devem servir para isso. Alicerçar o nosso progresso espiritual. Não se iludam com a possibilidade politeísta, pois Deus é um só. E sendo Um, agrega a todos, queiramos ou não. Vejo debates, por vezes acalorados, numa feira de vaidades que remete ao vazio. Para quê dispersar energia em contendas se a finalidade é a mesma? Promover o ser humano; fazê-lo melhor, mais amoroso, mais consciente de suas falhas e necessidade de aprendizado. Acompanho um vale-tudo na disputa de fiéis, e me pergunto: para quê?
O assunto demanda reflexão. As doutrinas podem ser muitas, mas Deus é apenas um. Avalie se a fé que professa o está auxiliando a ser melhor, menos ganancioso, menos fanático, mais amoroso e compreensivo. Deus transcende em muito as doutrinas, mas precisa estar presente nelas para que conquistemos, um dia, a unidade.

Premiados vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática

Agência Brasil

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF) entregou hoje (29) medalhas para alunos vencedores da 8.ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Mais de 140 alunos foram premiados, em cerimônia no Museu da República, com a presença de professores, gestores das escolas e parentes.

Os professores Reginaldo Ramos de Abreu, coordenador da Obmep no DF, e Renato Bertolino, coordenador da olimpíada na secretaria, destacaram que a competição mostra a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil. "Um país se faz com ciência, com tecnologia e desenvolvimento, e a matemática é a base de tudo isso", disse Abreu.

Aluno do Colégio Militar de Brasília, Francisco Gregório de Amorim Junior, de 15 anos, disse que ficou orgulhoso com a premiação, pois teve que estudar bastante para participar da olimpíada. Ao total, foram 17 alunos medalhistas de ouro, 36 de prata e 88 de bronze, de diversas escolas públicas da capital federal.

A professora do Centro de Ensino 9 de Ceilândia e coordenadora do projeto Matemática Todo Dia, Alessandra Lisboa, destacou que olimpíadas que envolvem o conhecimento despertam talentos. Segundo ela, muitos desses alunos melhoram seu desempenho em sala de aula e posteriormente são aprovados em universidades federais.

A Obmep é promovida pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A olimpíada, no entanto, é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), junto com as secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal.

Grupo se reúne para discutir indicadores da educação

O Grupo de Estudos de Indicadores para a Educação Superior (Geies) reuniu-se terça-feira (27), no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para debater a ampliação do número de indicadores da educação superior brasileira.

Ao longo deste ano, o grupo tem discutido o tema e sua integração aos indicadores de qualidade já existentes nesse nível de ensino.

"O Inep precisa desse diálogo para avançarmos ainda mais com relação à qualidade da educação superior", destaca o presidente do Instituto, Luiz Cláudio Costa. "O produto desse trabalho nos permitirá uma análise mais bem referenciada."

Criado em abril deste ano, o Geies reúne especialistas em indicadores educacionais, ferramentas estatísticas, mecanismos de acesso e manejo de base de dados educacionais, além de sistemas e políticas de avaliação da educação superior.

Comissão aprova acesso a notas para reprovados no vestibular


A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (28) projeto de lei (PL 1715/11) que permite a qualquer vestibulando ter acesso às notas e à ordem de classificação no certame.

A proposta de autoria do deputado Diego Andrade (PSD-MG), altera artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96), na parte da divulgação do resultado em processos seletivos para cursos de graduação.

A LDB já obriga a divulgação dos resultados do processo seletivo para acesso a cursos de graduação, compreendendo a relação nominal dos classificados, a respectiva ordem de classificação e o cronograma para as chamadas para matrícula, de acordo com os critérios de preenchimento de vagas divulgados em edital. O projeto substitui a expressão “relação nominal dos classificados” por “relação nominal dos aprovados e não aprovados”.

Para tornar a lei mais clara, o relator na comissão, deputado Raul Henry (PMDB-PE), elaborou substitutivo explicitando que além da relação nominal dos classificados, com a ordem de classificação, também será divulgado o cronograma das chamadas para matrícula, de acordo com os critérios para preenchimento das vagas constantes do edital, assegurado o direito do candidato, classificado ou não, a ter acesso a suas notas ou indicadores de desempenho nas provas, exames e demais atividades da seleção e sua posição na ordem de classificação de todos os candidatos.

Henry ressaltou que não haverá constrangimento para os reprovados. "Nós propusemos que o resultado dos aprovados fosse divulgado e também que os não aprovados tivessem direito de aceso a sua nota e a sua posição na classificação. Mas que o resultado dos não aprovados não precisa ser divulgado, para evitar qualquer tipo de constrangimento para os que naturalmente não tiveram rendimento satisfatório."

Pelo projeto, continuam obrigatórias a divulgação da relação nominal dos classificados, dentro da ordem classificatória, e o cronograma das chamadas para matrícula no ensino superior.

Atualmente, candidatos não aprovados no vestibular unificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não são informados das notas.

Caso o projeto vire lei, o aluno reprovado poderá requerer da entidade promotora da seleção, como do Enem, o conhecimento das notas ou do indicador de desempenho nas provas e, assim, poderá fazer um planejamento para melhorar o desempenho em outras avaliações.

O projeto segue para análise conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

São Paulo cria rede estadual de professores blogueiros


JAIRO MARQUES
DE SÃO PAULO


Professores blogueiros da rede estadual de ensino de São Paulo vão passar a contar, a partir de outubro, com um espaço de interação no Portal da Educação, mantido pela secretaria estadual na internet.

A ideia da Secretaria da Educação do Estado é reunir as melhores iniciativas de uso de blogs em sala de aula como ferramenta pedagógica em um espaço de troca de experiências online.

Assim, o universo de pessoas que teriam acesso ao material produzido se multiplicaria várias vezes e aumentaria a interatividade entre professores e alunos.

Para fazer parte da rede de blogueiros, porém, será preciso que o professor cumpra algumas regras como abordar apenas temas que constem do currículo escolar e que haja postagem de conteúdo pelo menos uma vez semana.

Uma comissão da secretaria irá analisar quais diários eletrônicos, que deverão ser inscritos pelos docentes, possuem condições de estar no portal, que vai entrar no ar em outubro.

Marli Fiorentin, especialista em tecnologias em educação pela PUC do Rio, avalia que a iniciativa pode ser vantajosa para o professor, mas faz ressalvas.

"A reunião dos blogs pode facilitar a busca de referenciais, de materiais pedagógicos, de sugestões de atividades para os professores aplicarem em aula. Mas o espaço não pode se tornar um quadro negro virtual e apenas repetir conteúdos de livros. É preciso criar maneiras diferentes de explorá-lo."

Segundo Fernando Padula, chefe de gabinete da secretaria, a rede de blogs será um "salto fundamental" de qualidade. Ele afirma que os professores terão "total liberdade" em relação à forma de atuação nas plataformas.

"Nossa preocupação será com a aderência do conteúdo ao currículo escolar. As técnicas usadas pelos professores são livres", diz.

As inscrições dos blogs vão poder ser feitas a partir de segunda-feira (02/09). Os professores têm de enviar o endereço do blog, o seu nome completo e o da escola em que atuam para o email portal@edunet.sp.gov.br.

Instituições públicas buscam propostas sociais para melhorias no Ensino Médio

O Brasil se mobiliza para promover reformulação e melhorias no Ensino Médio. Mato Grosso participa desse esforço. Interessados em propor sugestões devem cadastrar-se no endereço eletrônico http://ead.secitec.mt.gov.br. As propostas devem ser postadas no período de 28/08/2013 a 06/09/2013 e comporão o documento do Estado para o debate nacional.

Confira abaixo, na íntegra, relatório elaborado pela Coordenadoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre o tema.

Comissão Especial da Câmara Federal, a Seduc e a Secitec promovem Seminário de Proposições para Reformulação do Ensino Médio

Desde 23 de maio de 2012 uma Comissão Especial foi organizada para promover estudos e proposições para a reformulação do Ensino Médio em todo o Brasil. Essa Comissão (CEENSI) realizou diversas audiências públicas com a participação de membros do Poder Executivo, representantes de entidades sindicais, da iniciativa privada e pesquisadores, dentre outros, que debateram temas como:
• a universalização do acesso ao ensino médio; 
• estrutura física, administrativa e pedagógica das escolas;
• falta de espaços de aprendizagem;
• formação de professores e gestores para a Educação Básica, especialmente para o ensino médio;
• programas de apoio ao estudante;
• ensino médio integrado à educação profissional;
• baixa atratividade do ensino médio, entre outros. 

A Comissão Especial, com o objetivo de  envolver os cidadãos em geral na discussão de novas propostas para essa etapa da Educação Básica, disponibiliza por meio do Portal "e-Democracia" da Câmara dos Deputados, um espaço para participação da sociedade nos debates realizados por meio de um canal de bate-papo online, em que o público não apenas pode expressar sua opinião e contribuições, como apresentar suas dúvidas e sugestões, que são encaminhadas aos participantes das mesas de discussão pela equipe de moderadores. Há ainda fóruns em funcionamento permanente, que permitem debates mais aprofundados acerca de temas relativos ao ensino médio e outras temáticas.

Para participar das discussões nos bate-papos ou fóruns, basta fazer o cadastro no seguinte endereço:
http://edemocracia.camara.gov.br/web/reformulacao-do-ensino-medio/inicio.

Também estão sendo realizados, no âmbito dos Estados, seminários para proposições locais. Em nosso Estado, o seminário acontecerá no mês de setembro; como parte preparatória para a realização deste, encontra-se aberto um fórum (endereço abaixo), para que todo cidadão matogrossense possa opinar e sugerir pontos de melhoria para compor o documento que será apresentado pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso.

Nos moldes propostos para todo o país, o seminário estadual será coordenado e relatado por Deputados Federais do Estado, com o objetivo de debater e levantar propostas, apontar possíveis soluções, fazer diagnósticos e propor ações para a reformulação do ensino médio nacional. Os relatórios estaduais serão apresentados e discutidos no Seminário Nacional previsto para o dias 23 e 24 de setembro de 2013, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e seus resultados subsidiarão a confecção do relatório final da Comissão Especial.

Em Mato Grosso o Coordenador do Seminário é o Deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) e o Relator é o Deputado Eliene Lima (PSD/MT).

Para apresentar proposições para reformulação do ensino médio, o cidadão matogrossense deverá cadastrar-se e enviar suas propostas para os fóruns relacionados no site abaixo, no período de 28/08/2013 a 06/09/2013, que suas sugestões serão apreciadas pela organização e comporão o documento com as proposições do Estado.

Acesse  http://ead.secitec.mt.gov.br
Participe!!
Coordenadoria de Ensino Médio
Seduc-MT

MT - Realizada 1ª reunião para avaliar possibilidade de um novo concurso

Os integrantes da Comissão instituída pelo secretário Ságuas Moraes e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) número 26.112, que estudará o quadro de vagas da Educação para realização de novo concurso público reuniu-se na quinta-feira (30.08), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).  

Essa foi a primeira reunião da Comissão composta por integrantes da Seduc e da Secretaria de Estado de Administração (SAD), em atendimento a reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep).

Além de estudar a demanda para realização de novo concurso, a Comissão também fará análise para apresentação de calendário de convocação de classificados no último certame (edital nº 004/2009).

Assessoria/Seduc-MT

MT - Escolas receberão Manual do Paz na Escola

As 739 escolas estaduais, Assessorias Pedagógicas e os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) receberão, a partir de setembro, o Manual Paz na Escola. Uma iniciativa do Programa Paz nas Escolas desenvolvido pelas  Secretarias de Estado de Educação  e de Segurança Pública.

A publicação de 58 páginas traz uma série de orientações abarcando conceitos entre eles, pedagógicos, dimensionais, procedimentais sobre as nuances da violência, além de esmiuçar os procedimentos adotados por todas as instituições pertencentes a rede de proteção à criança e adolescente.

A confecção do Manual levou um ano para ser concluída e contou com a participação do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar,  e parceria da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Núcleo  Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (NIEVCi).

Em continuidade as ações propostas pelo Programa Paz na Escola está o delineamento de um sistema que possibilitará a inserção de dados sobre situações que envolvam violência. “Permitindo, assim, que tenhamos um cenário real sobre as situações enfrentadas pelas escolas”, cita a Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Gláucia Ribeiro.

Acesso 

Além das escolas da rede estadual, o Manual também será disponibilizado em ambiente virtual (página da Seduc) para que os gestores municipais também possam utilizá-lo.

“Essa será mais uma ferramenta pedagógica, um instrumento que  fortalecerá  o processo de aprendizagem já que a violência  o prejudica fundamentalmente”, explica a coordenação.

Outra estratégia para ampliar a rede, trata-se da implantação dos Fóruns Municipais pela Paz (Fompepe). Hoje, eles já estão  instituídos em 15 municípios e são, necessariamente, compostos por representantes de organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas, igrejas e entidades religiosas, o que garante uma avaliação holística, tendo perspectivas distintas em defesa dos alunos e da comunidade escolar.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

MT - Seduc recebe R$ 129 mi de suplementação

DA REDAÇÃO
O Governo abriu no Orçamento Fiscal e da Seguridade Social, um crédito suplementar no montante de R$ 129 milhões em favor da Secretaria de Estado da Educação, comandada por Ságuas Moraes. Conforme decreto publicado no Diário Oficial que circula nesta sexta-feira (30), o repasse é possível por conta de excesso na arrecadação.

Em tempo: a Seduc está no olho do furação, com a greve dos professores da rede estadual, há quase um mês. Os mestres querem reajuste de salário e melhoria da infraestrutura de grande parte das escolas do Estado.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MPE promove curso 'Educar Sem Violência' para professores da rede pública de ensino

O curso irá abordar questões relacionadas a violência contra mulher, idosos, crianças e adolescentes

DA REDAÇÃO
Será realizada nesta sexta-feira (30), às 9h, no auditório da Universidade de Várzea (Univag), a abertura do curso modular “Educar Sem Violência” promovido pelo Ministério Público do de Mato Grosso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A capacitação, desenvolvida por meio do Projeto Fortalecer, é destinada aos professores da rede pública de ensino.

De acordo com o promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto, o curso irá abordar questões relacionadas às implicações psicossociais, físicas, culturais e jurídicas em razão da violência praticada a mulher, idosos e a criança e o adolescente. Os professores receberão ções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, desenvolvimento infanto-juvenil, responsabilidades das famílias, entre outros assuntos.

“O Projeto Fortalecer tem longa atuação nas escolas, comunidades, famílias e redes sociais no que se refere à prevenção e intervenções cabíveis inerentes à evasão escolar. Desta vez, a capacitação é uma tentativa de sensibilizar os educadores sobre as consequências da violência”, disse o promotor de Justiça.

Conforme o cronograma de realização do curso modular, a capacitação se estenderá até o mês de dezembro. Após a aula inaugural, os encontros serão realizados nos dias 18/09, 09/10, 13/11 e 04/12. O conteúdo programático inclui noções sobre ECA, direitos da família, violência contra a mulher e idoso, violência contra a criança e adolescente, entre outros temas.

O projeto


Criado para reduzir a evasão escolar na rede de ensino na cidade de Várzea Grande, o projeto Fortalecer foi implantado pelo Ministério Público, em parceria com a Prefeitura Municipal e Univag, em 2004. Entre as metas do projeto estão o aprimoramento da proteção à criança e o fortalecimento das instituições básicas de proteção como a família, escola e a sociedade.

MT - MP recomenda demissão de 164 servidores da Educação

Promotor Roberto Turin diz que contratação temporária fere Constituição Federal

MidiaNews
LAÍCE SOUZA
DO MIDIAJUR

 
O promotor Roberto Aparecido Turin, do Ministério Público Estadual, recomendou ao secretário de Educação de Mato Grosso, Ságuas Moraes, que demita 164 servidores contratados de forma temporária, que ocupam o cargo de técnico de Desenvolvimento Econômico e Social.

Entre os ocupantes dos cargos estão arquitetos, engenheiros civil, sanitarista e elétrico, além de advogados, psicólogos, contadores e economistas.

De acordo com o MPE as contratações da Seduc demonstraram a necessidade da secretaria em ter funcionários com essa qualificação de forma permanente.

Nesse sentido, conforme destacou o promotor, o fato aponta que a contratação desses profissionais não se enquadra no conceito de "necessidade temporária de excepcional interesse público".

“A contratação temporária dos 164 profissionais pela Seduc é inconstitucional, nula de pleno direito e pode redundar em ato de improbidade administrativa daqueles que a promovem”, disse o promotor, na recomendação dirigida à Seduc.

Roberto Turin afirmou ainda que as contratações temporárias “estão a atingir o direito subjetivo de candidatos classificados no concurso público para técnico de Desenvolvimento Econômico e Social, que aguardam nomeação”.

Na notificação, que foi publicada no dia 19 de agosto, o promotor destacou a necessidade da rescisão dos contratos e a contratação para os cargos de pessoas que participaram do último concurso público e que estão à espera de serem nomeados.

Outra lado

O MidiaJur não conseguiu contato com o secretário Ságuas Moraes, até a edição desta matéria.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mais tempo na escola sempre traz melhorias?

MÔNICA GOUVÊA
ESPECIAL PARA A FOLHA
 
O modelo educacional no Chile é considerado um dos melhores da América Latina, e uma de suas forças está em agir com base em dados.

Uma experiência importante foi relatada recentemente pelo professor Sergio Martinic, vice-diretor da Universidade Católica do Chile. Segundo Martinic, entre as mudanças ocorridas no sistema educacional chileno das últimas décadas está o estabelecimento de tempo integral para os alunos da escola pública.

A inovação teve como modelos as escolas da rede privada, bem como a tendência da literatura e dos organismos internacionais em relacionar melhoria da qualidade de ensino a maior tempo dos alunos na escola. Para os professores, o aumento da jornada foi positivo: trouxe acréscimo salarial e o benefício de poderem permanecer na mesma escola o dia todo.

Passados alguns anos, porém, não foi identificado avanço significativo na aprendizagem dos alunos, de forma que passou a ser questionada a hipótese de que maior tempo na escola, por si só, gera incremento da aprendizagem. Sabemos que muitos fatores influenciam o processo de ensino-aprendizagem, entre eles condições estruturais, capital cultural dos alunos etc, mas, segundo Martinic, "a qualidade educativa se dá na sala de aula, na relação entre professores e alunos".

Assim, foram iniciadas avaliações como esta, do Instituto Ceppe, para estudar o que acontecia nas salas de aula, e o que diferenciava um "bom professor" de um "mau professor".

A pesquisa comparativa da relação de ensino/aprendizagem professor-aluno incluiu diversas salas de aulas das séries finais dos ciclos 1 e 2 do ensino fundamental (5º e 9º anos) da rede pública chilena. Foram filmadas 30 mil aulas inteiras de matemática e língua espanhola, o que permitiu a análise minuciosa da gestão do tempo pelo professor, com softwares e metodologias específicas, para observar quanto dos 45 minutos era dedicado de fato ao desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Os resultados revelaram que apenas 39% do tempo - menos da metade da aula - é gasto com o conteúdo instrucional. O restante é ocupado com avisos administrativos, questões disciplinares e intervenções de alunos não vinculadas ao conteúdo.

Além disso, os professores falam durante 52% do tempo, o que limita o espaço para a participação dos alunos com perguntas relativas ao conteúdo. Este modo de trabalhar reproduz o modelo de escola tradicional, na qual o "bom professor" é aquele que passa a maior parte do tempo expondo o conteúdo aos alunos.
Também se observou que a maioria dos professores tem como prática dedicar a maior parte do seu tempo ao grupo como um todo, e quase nenhum aos alunos que necessitam de atenção individualizada.

Apesar de o sistema educativo chileno estimular a participação, observou-se que os alunos perguntam pouco até a metade da aula, e o professor se mostra solícito em responder. No entanto, na última parte da aula, quando o número de perguntas dos alunos aumenta, o professor já não se interessa em estimular o debate.

A inferência foi a de que, provavelmente porque a maneira de gerenciar o tempo de aula continua a mesma, a instauração do período integral nas escolas públicas não melhorou a aprendizagem dos alunos.

O grande desafio não é apenas garantir a permanência dos alunos na escola, mas cuidar de como esse tempo será usado, trabalhado e compartilhado. É da qualidade desta gestão do tempo e das estratégias de ensino que depende o sucesso dos programas de escolas de tempo integral.

A implantação das escolas de tempo integral no Estado de São Paulo atrela as oito horas de permanência do professor na escola a dois objetivos: aprimorar a formação de profissionais para o desenvolvimento de metodologias, estratégias de ensino e de avaliação dos alunos; e ampliar as condições para o cumprimento do currículo, aumentando a oferta de diferentes abordagens pedagógicas.

Esta concepção revela uma preocupação com a qualidade da permanência dos alunos em tempo integral. Hoje o programa acontece em 69 escolas de ensino médio e séries finais do ensino fundamental. Além de formar professores para mais aulas e disciplinas, são dadas condições ao aluno de elaborar seu projeto de vida, o que tem sido muito bem visto e aceito por eles e seus pais.

No entanto, é preciso aguardar os resultados do Saresp e do Enem para avaliar o impacto deste trabalho na aprendizagem dos alunos, a exemplo do que tem sido feito pelos chilenos.

Mônica Gouvêa é socióloga e psicóloga, trabalha na área da Educação, na coordenação pedagógico-educacional e formação de profissionais da rede pública e privada.

Presidente da FNDE é exonerado do cargo

DA AGÊNCIA BRASIL
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos de Freitas, foi exonerado hoje (26) do cargo. A exoneração foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, Freitas se afastou "a pedido". O diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino, assume interinamente a presidência do órgão.

Segundo a assessoria do FNDE, Torino coordena, entre outros, os programas do livro didático e de merenda e transporte escolares.

Estado vai mapear hábitos alimentares de 13 mil estudantes

FERNANDA PEREIRA NEVES
DE SÃO PAULO
Escolas estaduais paulistas vão medir e pesar alunos dos ensinos fundamental e médio a partir da segunda metade de setembro.

O objetivo é traçar um perfil dos hábitos alimentares de 13 mil alunos e acompanhar casos de obesidade, sedentarismo e doenças como hipertensão e diabetes.

O levantamento será feito por amostragem e vai incluir 128 escolas que atendem alunos de 6 a 18 anos.

Quatro profissionais de cada instituição, entre eles o professor de educação física e o diretor, já foram capacitados e orientados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para começar com as pesagens e medições, segundo Ana Leonor Sala Alonso, coordenadora de Infraestrutura e Serviços Escolares da Secretaria da Educação.

Junto à medição, à pesagem e ao questionário que deverá ser preenchido pela família do aluno, a Secretaria da Educação vai fazer alterações na merenda dessas unidades. Segundo a pasta, as primeiras mudanças já têm ocorrido desde janeiro.

"Já reduzimos o uso do sal. Vamos fazer outras mudanças com base nos dados do levantamento", diz Ana Leonor.
Seis meses depois da primeira etapa serão feitas novas medições para avaliar se houve perda de peso e melhora na saúde desses jovens.

"Também queremos atingir as famílias [dos alunos]. Isso deve ocorrer com as equipes de Saúde da Família e com as atividades da Escola da Família, que acontecem dentro das escolas durante a semana e para toda a comunidade aos fins de semana", disse a coordenadora.

Ainda para atingir os familiares dos alunos, a secretaria deve desenvolver palestras e materiais impressos.

"Temos alguns materiais baseados em indicadores que apontam para o aumento nos casos de hipertensão e diabetes entre crianças e adolescentes. Queremos fazer outros materiais com foco no caso do aluno, com uma linguagem voltada a toda família", afirma Ana Leonor.

A participação dos jovens não é obrigatória. Os pais terão que preencher um termo de consentimento.

‘Amistad’: O navio negreiro, porão do liberalismo



A ironia, ou pior, o cinismo que movimenta a história humana batiza o navio negreiro com o fraterno nome de ‘Amistad’ (1997), filme dirigido por Steven Spielberg. Os escravos, a quem a ideologia reacionária chama de passivos e resignados, se rebelam no porão infecto. Sangue europeu começa a jorrar. Por Flávio Ricardo Vassoler

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O navio negreiro singra através do Atlântico. Em seu porão, os cativos mal conseguem se esgueirar. A fome e as correntes os paralisam. Em meados do século XIX, a Inglaterra, polícia dos mares, havia decretado a proibição do tráfico de escravos. A mãe da Revolução Industrial queria o implemento do livre comércio e do trabalho assalariado para que suas manufaturas pudessem colonizar o mundo de um modo menos bárbaro – os feitores dão lugar aos industriais e financistas. Só faltou avisar aos ingleses que seu vastíssimo império colonial, ao longo de cujo horizonte o sol não se punha, tamanha a sua extensão de oeste a leste do planeta, não poderia participar dos primórdios do liberalismo em pé de igualdade com os gentlemen de Londres. Mas se, como quer Adam Smith, a mão invisível conduz as relações de mercado a um bom termo de equilíbrio, a vista grossa permite que o livre comércio seja forjado sobre o dorso cativo da África. 

A ironia, ou pior, o cinismo que movimenta a história humana batiza o navio negreiro com o fraterno nome de ‘Amistad’ (1997), filme dirigido por Steven Spielberg. Os escravos, a quem a ideologia reacionária chama de passivos e resignados, se rebelam no porão infecto. Sangue europeu começa a jorrar. Logo os espanhóis que comandam o barco viram reféns. Os cativos libertos por seu próprio destemor querem voltar para casa. Mas eles não conhecem as técnicas náuticas e precisam confiar nos antigos algozes para que o navio retorne. Ora, os espanhóis dolosos conduzem o Amistad rumo aos Estados Unidos escravocratas. A rebelião negra logo será julgada por magistrados brancos. 

As queixas e contradições se sobrepõem. A rainha da Espanha sentencia que os escravos lhe pertencem. Os comandantes espanhóis dizem que os cativos haviam nascido em Cuba, colônia espanhola, e que, por isso, “nós não estamos exercendo a prática ilegal do tráfico negreiro. Assim, os escravos nos pertencem”. Os marinheiros norte-americanos, por sua vez, declaram que foram eles que identificaram o barco – “navio negreiro, sem dúvida” – e que, por isso, “somos os novos proprietários da mercadoria humana”. Os mais interessados na questão não podem se pronunciar. Os escravos assistem ainda uma vez acorrentados à deliberação alheia de seu próprio destino. 

O contexto histórico em que a disputa judicial se dá não poderia ser mais explosivo. O judiciário se vê premido pelas demandas do executivo, uma vez que o presidente procura manobrar a questão para evitar um recrudescimento das rivalidades entre o norte industrial e o sul escravista. O espectro da guerra civil ameaça cindir os Estados Unidos. 

− Mas esses negros devem ser punidos, eles chacinaram os brancos que os conduziam para Cuba, onde está a justiça neste país?! – berra o promotor que bem poderia iniciar um abaixo-assinado (extra)oficial para a formação da futura Klu Klux Klan. 

Além do ódio pelos sequestradores que lhes transformaram de homens livres em escravos, que mais teria insuflado o ímpeto de vingança dos cativos contra seus algozes? 

A armada inglesa, polícia dos mares, prendia os traficantes de escravos Atlântico afora. Quando os espanhóis se deram conta de que as tropas da rainha Vitória se acercavam do navio, um velho expediente foi utilizado para que o fardo humano transportado pelo Amistad não ultrapassasse os limites legais para o enquadramento da carga como um contingente de escravos. Entre os 100 africanos, 50 são escolhidos – seleção eugênica que aguilhoa sobretudo mulheres e crianças, os menos aptos para o trabalho na lavoura. (Os nazistas, parentes não tão distantes dos escravocratas, herdariam dos ancestrais o ímpeto pela seleção natural historicamente configurada.) Os 50 mais fortes devem se postar como plateia para aprender in loco a pedagogia do pelourinho. Os escolhidos são acorrentados uns aos outros. Uma rede repleta de pedras pesadíssimas puxará o comboio humano oceano abaixo. Quando o algoz espanhol abre um compartimento do convés e arremessa a rede repleta de pedra contra o mar, um a um os escravos são afogados. (Enquanto os fazendeiros sulistas dormem o sono dos justos e contam carneirinhos tão brancos quanto o algodão colhido por seus escravos, os africanos sobreviventes contam, uma a uma, as 50 ovelhas negras afogadas como bodes expiatórios.) Reiteremos, agora, a acusação (aos berros) do promotor de justiça: 

− Esses negros devem ser punidos, eles chacinaram os brancos que os conduziam para Cuba, onde está a justiça neste país?! 

Quando a senzala incinera a casa grande e transforma o Mississippi em chamas, apenas ocorre a devolução da nota promissória que sequer foi entregue àqueles condenados a trabalhar gratuita e compulsoriamente. 

Mas eis que o liberalismo dos fundadores dos Estados Unidos da América agora se expressa na figura do ilustre John Quincy Adams, sexto presidente dos Estados Unidos e filho do também presidente John Adams. Adams Jr. vem à tona como advogado de defesa dos cativos da Amistad espanhola. Em suas mãos, há um artigo de um político sulista que procura legitimar a escravidão. O ex-presidente dos EUA, como Sócrates, narra a cadeia de argumentos contrários antes de refutá-la cabalmente: 

− Diz o sulista em questão que a escravidão não é contrária à natureza humana, pois para onde quer que olhemos, seja para a história mundana, seja para os textos bíblicos, encontraremos exemplos que atestam que sempre houve subordinação entre os homens – líderes e liderados, senhores e escravos. Hierarquia. Assim, a escravidão não é pecaminosa ou má, mas a corroboração da tradição histórica, sua mais coerente expressão. 

John Quincy Adams, rematado orador, cala as palavras por um sutil lapso de tempo para que os jurados e os espectadores se preparem para – e anseiem por – sua contraposição:

− No entanto, o político sulista agora não mais em questão, mas em xeque, não consegue explicar por que os homens só fazem se rebelar quando se veem privados de sua propriedade mais natural, qual seja, a liberdade. Do contrário, não haveria choro, ranger de dentes, fúria e revolta diante dos feitores. Os homens aceitariam o quinhão do cativeiro de bom grado. Mas a experiência – o mesmo transcurso histórico advogado pelo sulista escravocrata – me autoriza a dizer que o homem vem da liberdade e para ela sempre propende. Tudo o mais é fruto da tirania e do arbítrio que pretende transformar a lógica de uns poucos no cárcere de quase todos. 

Hollywood e suas pesquisas de mercado – essenciais para transformar filmes em demandas artísticas que ratifiquem em termos de bilheteria os investimentos milionários – gostam da grandiloquência que leva o público às lágrimas. A realidade ficcional realiza a justiça para que a realidade histórica permaneça e se reproduza tal como está. Que dizer sobre o liberalismo de John Quincy Adams quando sabemos que o ex-presidente foi um dos principais idealizadores da Doutrina Monroe? Assim falou o presidente James Monroe: “Julgarmos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e os interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia”. O México, a América Central e a América do Sul bem sabem que a polícia do continente deixou de ser europeia para se tornar estanunidense. A América para os americanos – do norte. Mas, a despeito do entretenimento administrado de Hollywood, o liberalismo abolicionista foi o primeiro aríete para a luta pelos direitos civis nos EUA sobretudo após a Segunda Guerra Mundial. O judeu Steven Spielberg bem sabe que a lógica do navio negreiro escreveu o prefácio histórico para as câmaras de gás de Auschwitz, Dachau e Treblinka. Nesse sentido, ‘Amistad’ não nos traz apenas a cínica contiguidade entre a amizade e a escravidão, mas insufla ar redivivo para pensarmos, narrativamente, sobre feridas históricas que nossos tempos ainda não conseguiram cicatrizar. 


*Flávio Ricardo Vassoler é escritor e professor universitário. Mestre e doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, é autor de O Evangelho segundo Talião (Editora nVersos) e organizador de Dostoiévski e Bergman: o niilismo da modernidade (Editora Intermeios). Periodicamente, atualiza o Subsolo das Memórias, www.subsolodasmemorias.blogspot.com, página em que posta fragmentos de seus textos literários e fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Inscrições abertas para o Quiz do Conhecimento da Unesc

As grandes feras das escolas de todo o Sul catarinense vão ter a oportunidade de ganhar R$ 60 mil em bolsas de estudo na Unesc. Os colégios já podem inscrever seus alunos para o Quiz do Conhecimento, que ocorre paralelo a Feira das Profissões da Universidade, nos dias 4 e 5 de setembro.

O Quiz é um jogo de perguntas e respostas, que premia os melhores alunos com bolsas. “É uma ótima oportunidade de testar os conhecimentos e lidar com o clima de competição. Além de ser uma iniciativa inovadora, que garante que as bolsas sejam entregues a quem vem se dedicando durante o período do Ensino Médio”, afirma um dos vencedores da primeira edição da prova, Dilson Pasini Lima, que hoje é aluno da segunda fase do curso de Engenharia Civil da Universidade.

Dilson venceu a prova junto com dois colegas do Colégio Maximiliano Gaidzinki, de Cocal do Sul, e está gostando do que tem visto até agora na Unesc. “A Unesc possui professores qualificados, divertidos e espontâneos”, comenta.

As escolas interessadas em participar da Feira e do Quiz podem mobilizar seus alunos e agendar a sua participação pelo telefone (48) 3431-2701.

Memória do esporte olímpico inscreve para edital de filmes documentários

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que destinará R$ 2 milhões em recursos para a produção de nove documentários.

As inscrições para o projeto podem ser feitas até o dia 14 de outubro, através do site www.memoriadoesporte.org.br. A concorrência contará com duas etapas de seleção. Na primeira, serão analisadas as propostas conforme sua relevância e aderência ao edital. Na segunda fase, os classificados concorrerão entre si em um pitching (defesa oral), feito para uma banca de profissionais que definirá os nove finalistas. Memória do Esporte Olímpico Brasileiro recebeu um total de 221 inscrições, nas duas edições anteriores do projeto. A seleção pública é aberta a qualquer produtora de vídeo do Brasil e vai contemplar nove documentários, de mais ou menos 26 min, com R$ 230 mil cada um.

Patrocinado pela Petrobras, ESPN e E Brasil Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem o apoio da ABPITV, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Cinemateca Brasileira. O projeto já tem sua continuidade garantida, pelo menos, até as Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.

Últimas semanas de inscrição para o XXVII Prêmio Jovem Cientista

Estudantes do ensino médio, estudantes do ensino superior, mestres e doutores têm até 30 de agosto para se inscrever no XXVII Prêmio Jovem Cientista. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.jovemcientista.cnpq.br . Os alunos do ensino médio podem optar por enviar suas pesquisas pelos Correios – no mesmo período. Em 2013, mais de R$ 700 mil serão distribuídos em prêmios.

Nesta XXVII edição, a iniciativa convoca os jovens a encontrar soluções para problemas ocasionados pela má gestão dos recursos hídricos. A superfície da Terra é coberta por 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Sua roupagem azul, que tanto encantou o astronauta Yuri Gagarin, pode nos fazer acreditar que a água nunca faltará ao homem. Já se sabe, entretanto, que apenas 0,003% desse volume pode ser aproveitado para saciar a sede, fazer a higiene e irrigar a agricultura. E essa pequena quantia é ainda ameaçada pelo desperdício e a poluição. Muitos são os problemas, mas muitas são também as formas de resolvê-los. Pensando nisso, o Prêmio Jovem Cientista aborda o tema “Água: desafios da sociedade”

IBM Brasil lança desafio aos estudantes para um planeta mais inteligente


A IBM acaba de lançar no Brasil um desafio voltado aos estudantes. O Lead with IBM – Students for a Smarter Planet propõe aos jovens pensarem sobre questões que o mundo enfrenta atualmente e apresentarem um vídeo sobre o assunto escolhido. Mais do que uma simples atividade, a iniciativa foi lançada para que os participantes tenham a oportunidade de interagir entre si, debatendo sobre soluções para melhorar a vida da sociedade e construir um planeta melhor. Os estudantes ainda conhecerão mais sobre a IBM e poderão se candidatar a vagas de estágio na empresa.

Os Estados Unidos, Polônia e África já participaram desse projeto global, que chega agora ao Brasil. As inscrições estão abertas e vão até o dia 30 de setembro. Os estudantes interessados devem apresentar um vídeo de 2 minutos com foco na estratégia Smarter Planet, abordando um desafio que o mundo enfrenta hoje, descrevendo o problema escolhido, as novas tendências e oportunidades da sociedade que o influenciaram na escolha, e por que essa é uma questão importante para ser resolvida. Após enviarem o vídeo, os participantes receberão um brinde e serão convidados a se candidatarem às oportunidades de estágio na IBM.

Para participar, acesse o link: http://brazil.smarterplanetchallenge.com/.

MT - Silval quer que região de Sinop seja polo educacional

Secom

O governador Silval Barbosa lançou em Santa Carmem a pedra fundamental da Fazenda Experimental do campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A fazenda, doada pela Prefeitura de Santa Carmem, tem 78 hectares e servirá como apoio para as aulas práticas dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia e Engenharia Agrícola de Sinop.
 
Silval destacou a importância de se investir no conhecimento e disse que irá se esforçar para transformar Sinop em um polo educacional. Ele lembrou que a União e o Estado têm levado suas estruturas cada vez mais para o interior. “Essa fazenda será muito importante para Santa Carmem, porque os estudantes acabam criando um vínculo com a cidade e com certeza vão contribuir para o seu desenvolvimento”, disse.
 
Para a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, é importante que o Governo seja um parceiro permanente da Universidade nessa nova fase do campus de Sinop. Segundo ela, por meio dos projetos de extensão, os alunos irão contribuir com os pequenos produtores de Santa Carmem, mas que também vão aprender com os grandes produtores da região. O prefeito de Santa Carmem, Alessandro Nicoli, vê a UFMT como uma parceira do município, que além de trazer o ensino, contribui com o desenvolvimento da cidade.
 
O acadêmico do quinto período de Zootecnia, Ademar Marques, acredita que a fazenda vai ajudar todos os alunos a praticar o que aprendem em sala de aula, consolidando ainda mais a vivência dentro da universidade. “Antes os alunos sofriam com a falta de um espaço. Nós tínhamos o apoio dos produtores locais para praticar”, contou.
 
Nesta sexta-feira, o governador também inaugurou uma ponte no município de Santa Carmem. Em seu discurso, Silval lembrou que as obras do programa MT Integrado lançadas na região, além do programa de restauração de rodovias, irá recuperar 1.500 km que estão deteriorados.

UFMT oferece mestrado e doutorado em Educação 2014

Redação 24 Horas News

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece 47 vagas para o Mestrado em Educação nas seguintes linhas de pesquisa: Culturas Escolares e Linguagens; Educação em Ciências e Educação Matemática; Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas; Cultura, Memória e Teorias em Educação; Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Outras 11 vagas são abertas para o Doutorado em Educação nas linhas de pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular; Cultura, Memória e Teorias em Educação; Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas. 
 
As inscrições poderão ser feitas no período de 01 a 11 de outubro. Será cobrada uma taxa de R$132,64. Os interessados deverão procurar a secretaria do PPGE, no Instituto de Educação (IE), sala 69, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os candidatos deverão comprovar ou obter proficiência em um idioma estrangeiro (inglês, francês ou espanhol), para o Mestrado e dois, sendo o inglês obrigatório, para o Doutorado. O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 23 de outubro.
 
O processo de seleção será realizado por meio de prova escrita (dia 04 de novembro) e arguição (25 a 29 de novembro). O resultado final será divulgado no dia 11 de dezembro e o início do período letivo no dia 17 de março de 2014.

Inscrições abertas para o 1º Encontro de Administração da UFMT

Redação 24 Horas News

Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis, a ser realizado nos dias 9 e 10 de setembro, no anfiteatro da Universidade. As inscrições devem ser feitas na página criada especialmente para as candidaturas. As vagas são limitadas.
 
O encontro é voltado para alunos, professores e servidores da UFMT e contará com palestras e apresentações de trabalhos, com início às 19h e término às 22h30. A partir das 18h será realizado o credenciamento dos participantes e haverá exposição de livros. 
 
O Encontro de Administração da UFMT busca, com o alinhamento entre teoria e prática, incentivar a interpretação da realidade nas organizações da área, por meio de modelos, métodos e teorias oriundas das mais variadas ciências, compartilhando-os entre acadêmicos e praticantes.


Professores da rede estadual de ensino estabelecem calendário de atividades na greve

Redação 24 Horas News

Os trabalhadores da educação da rede estadual de ensino estabeleceram um calendário de mobilizações de greve para os próximos dias em Mato Grosso. A decisão deliberada em assembleia geral realizada na Capital hoje (26) tem como objetivo pressionar o governo estadual a atender as reivindicações da categoria. A agenda de manifestações iniciou após a assembleia com uma passeata pelo Centro de Cuiabá, em que os educadores reafirmaram a luta por melhores condições de trabalho.
 
Na quadra esportiva da Escola Estadual Presidente Médici a rede estadual de educação discordou do posicionamento do governo estadual até o momento. O anúncio de classificados no último concurso aquém do necessário e a falta de comprometimento com a pauta de reivindicações da categoria, levaram os trabalhadores mais uma vez a reafirmar a paralisação das atividades.
 
Mais de 90% dos educadores aderem à greve em Mato Grosso, fortalecendo o movimento  em avaliação do quadro durante a assembleia geral. Stefanie Marcele é professora da Escola Estadual Liceu Cuiabano e compartilhou o sentimento de luta com os colegas. "Algumas semanas estamos em greve e devemos continuar cada vez mais fortalecidos. Nós vamos deliberar por um acampamento e estamos a caminho da vitória, de uma educação pública de qualidade", disse antes da realização da votação que deliberou a continuidade do movimento paredista.
 
O membro da União Nacional dos Estudantes (UNE) Rarikan Heven afirma que os estudantes estão ao lado dos trabalhadores nesta empreitada e colaborarão nas manifestações. "Os estudantes de Mato Grosso apoiam a greve dos profissionais da educação. Vamos engrossar esse movimento para exigir mais educação e respeito ao nosso povo".
 
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) João Dourado defendeu a livre manifestação grevista e criticou o atual posicionamento do governador. "O governador tem dito que não conversa com quem está em greve. Isso demonstra intransigência. Não podemos ficar refém de um modelo econômico que prioriza o agronegócio".
 
Documento do governo é rejeitado
 
A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) Miriam Botelho leu o documento do governo que aponta um calendário de chamamento dos classificados no último concurso e sugere a criação de um comissão para estudar a dobra do poder de compra dos trabalhadores.
No entanto, o documento foi amplamente rejeitado. Os educadores apontaram a tentativa de prorrogação da pauta, que há 2 anos é conhecida pelo governo estadual. Além disso, o presidente do Sintep/MT Henrique Lopes do Nascimento apresentou informações do lotacionograma da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulgado na última semana, que apontam para mais de 50% dos funcionários da pasta contratados temporariamente. Existem ainda servidores de outras pastas do governo, que recebem pela folha da educação, como consta em relatório, sugerindo o desvio dos recursos devidos da educação.
 
 
Passeata em Cuiabá
 
Cerca de 1,5 mil educadores saíram em passeata da Escola Estadual Presidente Médici  em direção à praça Alencastro. Os manifestantes ocuparam as avenidas Mato Grosso, Tenente-Coronel Duarte, Getúlio Vargas, Treze de Junho, Isaac Póvoas, Prainha retornarndo à Getúlio Vargas e terminando o ato na praça em frente à Prefeitura.
 
Pela 3ª vez em 13 dias, desde que a paralisação iniciou em Mato Grosso, os trabalhadores da rede estadual de ensino realizam passeata em Cuiabá. O presidente do Sintep/MT reforçou a adesão da categoria à greve na Capital e interior e afirmou que a greve persiste até que o governo atenda às reivindicações.
 
Henrique lembrou do calendário de mobilizações aprovado na assembleia e convidou todos a continuarem na luta por melhores condições de trabalho e mais investimentos para a educação.
 
Calendário de mobilização
 
27 de agosto: participar da sessão noturna da Assembleia Legislativa
28 de agosto: ocupar a Assembleia Legislativa durante o dia com a presença de caravanas do interior, inclusive fazendo refeição no espaço
29 de agosto: Dia "D" de atividades de panfletagens simultâneas em rodovias e em vias de grande circulação nos municípios com material que esclareça qual a marca do governo Silval na educação de Mato Grosso. Mostrar nos semáforos faixas com a marca do governo Silval.
30 de agosto: Dia nacional de mobilização e paralisação, participação nas manifestações encaminhadas pelas centrais sindicais e movimentos sociais
2 de setembro: ato público às 15h no CPA com concentração na praça Ulisses Guimarães.

Pronatec abre 200 vagas de cursos gratuitos de Inglês e Espanhol

Redação 24 Horas News

Com a Copa do Mundo em Cuiabá, a cidade receberá inúmeros visitantes estrangeiros e a população pode se preparar para recepcionar os turistas se qualificando gratuitamente por meio dos cursos de Inglês e Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
 
Na capital serão ofertadas 100 vagas para Inglês e outras 100 para o curso de Espanhol, com início previsto para a segunda quinzena de setembro. Os interessados em aprender uma nova língua para se comunicar com os ‘gringos’ devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo, presidentes de bairro ou centros comunitários.
 
Na sede da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), os interessados podem fazer uma pré-inscrição, por meio de um formulário. Dias antes dos cursos ofertados, é possível saber se há vagas remanescentes por meio do site pronatec.mec.gov.br.

O poder da escrita

Lair Ribeiro


Uma das contribuições dos sumérios para o desenvolvimento da Humanidade foi o

seu sistema de escrita: uma série de pictogramas (pequenos desenhos) faziam referência aos 

conceitos que pretendiam ser transmitidos. Daí se desenvolveu o conceito de ideograma, 

seguido pelo uso de sinais arbitrários para palavras e elementos fonéticos ou de símbolos 

que representavam o som de uma palavra ou de parte dela. Na China, os ideogramas 

proliferaram e foram padronizados. Em outras civilizações, os sinais fonéticos foram os 

únicos mantidos, a exemplo dos fenícios

que usamos hoje.

 Desde então, a escrita vem sendo associada a civilização. A invenção, que 

convertia a palavra falada e tornava-a fixa e transmissível ao longo das gerações, era uma 

importante ferramenta, principalmente, para a árdua tarefa de administração dos Estados 

civilizados. A partir da escrita, o homem pôde organizar-se social e culturalmente. E foi 

além, pois, por meio da escrita, pôde criar e perpetuar sua identidade e deixar registrada na 

História a sua passagem.

Incorporada à existência do homem, a escrita nunca se tornou obsoleta. Ao 

contrário, torna-se cada vez mais importante para manter viva a essência humana. 

Hoje, com o uso de celulares,  notebooks, câmeras fotográficas digitais e internet, 

entre outros aparatos modernos, as distâncias se encurtarem e o tempo tem ficado mais 

escasso. Hoje, trabalha-se mais e vive-se menos, mas não em anos de vida, pois estes 

aumentaram. Atualmente, pessoas com 80, 90 e até 100 anos de idade caminham pelas ruas 

das grandes metrópoles; mas, meio século atrás, um indivíduo com 50 ou 60 anos de idade 

era considerado velho. 

Uma epidemia do mundo moderno é o estresse, cujos principais sintomas são 

fadiga e falta de memória. É cada vez mais freqüente encontrar pessoas entre 25 e 50 anos 

com lapsos de memória. Ao contrário do que muitos pensam, essas falhas nem sempre 

têm origem patológica. Distração, ansiedade, estresse, depressão e até mesmo bloqueios 

emocionais podem desencadear lapsos de memória. 

A memória divide-se em antiga e recente. A primeira é relacionada ao processo de 

aprendizagem, e a segunda, também chamada “memória de trabalho”, é ocupada por fatos 

do cotidiano, pouco relevantes para serem armazenados definitivamente. É importante 

saber que essa memória tem capacidade limitada; portanto, é preciso administrar bem o que 

é colocado nela para não sobrecarregá-la.

Apesar dos esforços da ciência, a melhor maneira de manter a memória afiada é 

a prevenção. Um dos recursos que podem e devem ser utilizados é a milenar técnica da 

1

, que desde 1000 a.C. davam forma ao alfabeto 

1 Povo de origem semita canaanita que se estabeleceu no país de Canaã por volta do 

sXXVIII a.C. Os fenícios foram os maiores navegadores e comerciantes da Antiguidade; 

atribui-se a eles a invenção do alfabeto fonético. (Dicionário Houaiss da Língua 

Portuguesa)

Escreva! Deixe tudo registrado. Tenha uma agenda. Anote todos os seus 

compromissos e tarefas diárias.  Você aliviará cérebro e se sentirá revigorado, pronto para 

assumir as tarefas mais importantes com eficácia e destreza.

Escrevendo, você também aprende a definir suas metas, traçar planos de ação 

e atingir seus objetivos. A partir do momento que você registra algo, seu cérebro se 

compromete e passa a atuar em prol da realização daquilo que foi registrado. Ao escrever 

um diário, por exemplo, você terá uma importante ferramenta para fazer  follow-up e 

verificar se está agindo no sentido certo ou se é preciso mudar alguma coisa. Colocar no 

papel a sua reação depois de conquistar um objetivo desejado também é um excelente meio 

de induzir o cérebro a buscar a repetição desse momento. Da mesma forma, extravasar, por 

meio da escrita, sentimentos como ódio, raiva, medo e rancor libera mente e coração de 

sensações ruins e prejudiciais. Portanto, escreva!

Lair Ribeiro 23/08/2013

MT - Empossada a 5ª legislatura do Parlamento Mirim

Parlamentares da 5ª legislatura do Projeto Parlamento Mirim, que visa preparar jovens estudantes para conhecer seus direitos e deveres de cidadão, além da atividade prática de um parlamentar, tomaram posse na noite de segunda-feira (26.08), em sessão especial, no Plenário Renê Barbour. Além dos 24 empossados, participaram do evento, familiares, alunos, professores e outros profissionais da área de educação. O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) presidiu a solenidade e o deputado João Malheiros (PR) assumiu a 1ª secretaria. 
 Dilmar aconselhou aos novos deputados que se dediquem aos estudos, lutem por seus objetivos e aprendam seus verdadeiros direitos e deveres de cidadão. “Espero que todos honrem o Parlamento Mirim e aproveitem a oportunidade, dependendo do que aprenderem aqui - poderão contribuir para uma política melhor no futuro”.

O deputado Malheiros entregou o diploma de posse e uma homenagem, aos eleitos. E argumentou sobre a participação de jovens meninas, no Parlamento Mirim. “Comecei minha carreira política como vereador e sempre incentivei a participação da mulher no meio político. Parabéns ao aumento da partição das jovens, no projeto”, disse o deputado.

Estudante da Escola Estadual Domingos Sávio Brandão Lima, o deputado da 5ª legislatura, Mateus Alcântara Machado, agradeceu aos pais e aos professores pelo incentivo. Prestou reconhecimento também a Assembleia, pela criação do projeto que desperta nos jovens a importância do exercício da democracia. “O dia de hoje marcará para sempre a nossa vida. Posso dizer que estamos fazendo a diferença em participar efetivamente do funcionamento do Legislativo, de nos inteirar sobre nossos reais deveres e direitos”.
Representando o secretário de educação de MT, Ságuas Moraes, a coordenadora de projetos educativos da pasta, Gláucia Ribeiro enfatizou que é um orgulho ver jovens estudantes se destacando precocemente como líderes em suas comunidades. “Esses jovens ainda serão notícias no nosso estado”, presumiu.
Abílio Camilo Fernandes, superintendente do Planejamento Estratégico da AL, reforçou que além da formação política os jovens parlamentares terão a formação de cidadão. “O projeto Parlamento Mirim visa contribuir na mudança de vocês como pessoas, aproveitem a oportunidade e lembrem-se, ninguém faz nada sozinho”, aconselhou.

A eleição da Mesa Diretora do Parlamento Mirim e a sessão ordinária ocorrem nesta terça-feira (27.08), quando os parlamentares mirins irão apresentar seus projetos aos deputados. As solenidades são abertas ao público.

O número de inscrições da 5ª legislatura do Parlamento Mirim superou as edições anteriores. Ao todo foram 92 projetos. Destes, foram 64 trabalhos apresentados de escolas públicas e 28 da rede particular. Os municípios que aderiram ao projeto Parlamento Mirim, por meio do Programa Jovem Cidadão foram Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Acorizal e Dom Aquino.

Durante o mandato, eles irão desenvolver atividades parlamentares com a assistência da consultoria técnica-jurídica da mesa diretora e da coordenadora Hederglay Souza Bastos, do Planejamento Estratégico da AL que acompanham todo o processo (Com Seduc-MT)


MÁRCIA MARTINS

Secretaria de Comunicação/ ALMT 

MT - Atletas dos Jogos Escolares recebem orientação sobre DST/Aids

A discussão sobre sexualidade, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids marcaram a etapa estadual dos Jogos Escolares Matogrossenses. Nas competições realizadas este mês em Araputanga (355 km de Cuiabá), 575 estudantes de 46 municípios participaram de bate papos sobre a temática. 
 Organizado por técnicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que trabalham com o Programa Saúde na Escola (PSE), os encontros de discussão com os jovens ocorreram nos alojamentos, em horários de descanso pós partidas. Junto com as discussões os alunos também receberam preservativos disponibilizados pelo PSE.

De acordo com a técnica, Wilma Figueiredo Fortes, o resultado do trabalho foi positivo. “Conseguimos conversar com muitos jovens que nunca tinha discutido abertamente sobre sexualidade e prevenção. No começo das apresentações a maioria demonstrava timidez, mas logo faziam perguntas, principalmente em relação a dúvidas sobre o sexo seguro”, disse.

A técnica Mariza Lima de Souza citou que além dos alunos, professores e pais participaram das discussões que ainda incluiu a divulgação da caderneta do adolescente (10 a 19 anos). A ferramenta é utilizada para registros das atividades de prevenção e promoção de saúde semelhante ao cartão de vacinação. Ela possui temas como saúde bucal, obesidade, entre outros.

Participante de um dos encontros, o estudante Webert de Sá, 16, da Escola Estadual Dom Vonibaldo de Rondonópolis destacou que foi a primeira vez que viu uma atividade sobre DST/Aids nos Jogos. Ele destacou que antes de ter participado da discussão “não sabia que nem todas as DSTs apresentam sintomas nas pessoas”.

“Com essa juventude não se pode cansar de falar. A maioria chega na hora da relação sexual e esquece de se prevenir. Esse tema tem que ser recorrente”, defendeu Sá.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT