terça-feira, 27 de agosto de 2013

MT - Empossada a 5ª legislatura do Parlamento Mirim

Parlamentares da 5ª legislatura do Projeto Parlamento Mirim, que visa preparar jovens estudantes para conhecer seus direitos e deveres de cidadão, além da atividade prática de um parlamentar, tomaram posse na noite de segunda-feira (26.08), em sessão especial, no Plenário Renê Barbour. Além dos 24 empossados, participaram do evento, familiares, alunos, professores e outros profissionais da área de educação. O deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) presidiu a solenidade e o deputado João Malheiros (PR) assumiu a 1ª secretaria. 
 Dilmar aconselhou aos novos deputados que se dediquem aos estudos, lutem por seus objetivos e aprendam seus verdadeiros direitos e deveres de cidadão. “Espero que todos honrem o Parlamento Mirim e aproveitem a oportunidade, dependendo do que aprenderem aqui - poderão contribuir para uma política melhor no futuro”.

O deputado Malheiros entregou o diploma de posse e uma homenagem, aos eleitos. E argumentou sobre a participação de jovens meninas, no Parlamento Mirim. “Comecei minha carreira política como vereador e sempre incentivei a participação da mulher no meio político. Parabéns ao aumento da partição das jovens, no projeto”, disse o deputado.

Estudante da Escola Estadual Domingos Sávio Brandão Lima, o deputado da 5ª legislatura, Mateus Alcântara Machado, agradeceu aos pais e aos professores pelo incentivo. Prestou reconhecimento também a Assembleia, pela criação do projeto que desperta nos jovens a importância do exercício da democracia. “O dia de hoje marcará para sempre a nossa vida. Posso dizer que estamos fazendo a diferença em participar efetivamente do funcionamento do Legislativo, de nos inteirar sobre nossos reais deveres e direitos”.
Representando o secretário de educação de MT, Ságuas Moraes, a coordenadora de projetos educativos da pasta, Gláucia Ribeiro enfatizou que é um orgulho ver jovens estudantes se destacando precocemente como líderes em suas comunidades. “Esses jovens ainda serão notícias no nosso estado”, presumiu.
Abílio Camilo Fernandes, superintendente do Planejamento Estratégico da AL, reforçou que além da formação política os jovens parlamentares terão a formação de cidadão. “O projeto Parlamento Mirim visa contribuir na mudança de vocês como pessoas, aproveitem a oportunidade e lembrem-se, ninguém faz nada sozinho”, aconselhou.

A eleição da Mesa Diretora do Parlamento Mirim e a sessão ordinária ocorrem nesta terça-feira (27.08), quando os parlamentares mirins irão apresentar seus projetos aos deputados. As solenidades são abertas ao público.

O número de inscrições da 5ª legislatura do Parlamento Mirim superou as edições anteriores. Ao todo foram 92 projetos. Destes, foram 64 trabalhos apresentados de escolas públicas e 28 da rede particular. Os municípios que aderiram ao projeto Parlamento Mirim, por meio do Programa Jovem Cidadão foram Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Acorizal e Dom Aquino.

Durante o mandato, eles irão desenvolver atividades parlamentares com a assistência da consultoria técnica-jurídica da mesa diretora e da coordenadora Hederglay Souza Bastos, do Planejamento Estratégico da AL que acompanham todo o processo (Com Seduc-MT)


MÁRCIA MARTINS

Secretaria de Comunicação/ ALMT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário