sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MT - Escolas receberão Manual do Paz na Escola

As 739 escolas estaduais, Assessorias Pedagógicas e os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) receberão, a partir de setembro, o Manual Paz na Escola. Uma iniciativa do Programa Paz nas Escolas desenvolvido pelas  Secretarias de Estado de Educação  e de Segurança Pública.

A publicação de 58 páginas traz uma série de orientações abarcando conceitos entre eles, pedagógicos, dimensionais, procedimentais sobre as nuances da violência, além de esmiuçar os procedimentos adotados por todas as instituições pertencentes a rede de proteção à criança e adolescente.

A confecção do Manual levou um ano para ser concluída e contou com a participação do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar,  e parceria da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Núcleo  Interinstitucional de Estudos da Violência e Cidadania (NIEVCi).

Em continuidade as ações propostas pelo Programa Paz na Escola está o delineamento de um sistema que possibilitará a inserção de dados sobre situações que envolvam violência. “Permitindo, assim, que tenhamos um cenário real sobre as situações enfrentadas pelas escolas”, cita a Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Gláucia Ribeiro.

Acesso 

Além das escolas da rede estadual, o Manual também será disponibilizado em ambiente virtual (página da Seduc) para que os gestores municipais também possam utilizá-lo.

“Essa será mais uma ferramenta pedagógica, um instrumento que  fortalecerá  o processo de aprendizagem já que a violência  o prejudica fundamentalmente”, explica a coordenação.

Outra estratégia para ampliar a rede, trata-se da implantação dos Fóruns Municipais pela Paz (Fompepe). Hoje, eles já estão  instituídos em 15 municípios e são, necessariamente, compostos por representantes de organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas, igrejas e entidades religiosas, o que garante uma avaliação holística, tendo perspectivas distintas em defesa dos alunos e da comunidade escolar.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário