sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Premiados vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática

Agência Brasil

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF) entregou hoje (29) medalhas para alunos vencedores da 8.ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Mais de 140 alunos foram premiados, em cerimônia no Museu da República, com a presença de professores, gestores das escolas e parentes.

Os professores Reginaldo Ramos de Abreu, coordenador da Obmep no DF, e Renato Bertolino, coordenador da olimpíada na secretaria, destacaram que a competição mostra a importância da matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil. "Um país se faz com ciência, com tecnologia e desenvolvimento, e a matemática é a base de tudo isso", disse Abreu.

Aluno do Colégio Militar de Brasília, Francisco Gregório de Amorim Junior, de 15 anos, disse que ficou orgulhoso com a premiação, pois teve que estudar bastante para participar da olimpíada. Ao total, foram 17 alunos medalhistas de ouro, 36 de prata e 88 de bronze, de diversas escolas públicas da capital federal.

A professora do Centro de Ensino 9 de Ceilândia e coordenadora do projeto Matemática Todo Dia, Alessandra Lisboa, destacou que olimpíadas que envolvem o conhecimento despertam talentos. Segundo ela, muitos desses alunos melhoram seu desempenho em sala de aula e posteriormente são aprovados em universidades federais.

A Obmep é promovida pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A olimpíada, no entanto, é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), junto com as secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário