terça-feira, 27 de agosto de 2013

Professores da rede estadual de ensino estabelecem calendário de atividades na greve

Redação 24 Horas News

Os trabalhadores da educação da rede estadual de ensino estabeleceram um calendário de mobilizações de greve para os próximos dias em Mato Grosso. A decisão deliberada em assembleia geral realizada na Capital hoje (26) tem como objetivo pressionar o governo estadual a atender as reivindicações da categoria. A agenda de manifestações iniciou após a assembleia com uma passeata pelo Centro de Cuiabá, em que os educadores reafirmaram a luta por melhores condições de trabalho.
 
Na quadra esportiva da Escola Estadual Presidente Médici a rede estadual de educação discordou do posicionamento do governo estadual até o momento. O anúncio de classificados no último concurso aquém do necessário e a falta de comprometimento com a pauta de reivindicações da categoria, levaram os trabalhadores mais uma vez a reafirmar a paralisação das atividades.
 
Mais de 90% dos educadores aderem à greve em Mato Grosso, fortalecendo o movimento  em avaliação do quadro durante a assembleia geral. Stefanie Marcele é professora da Escola Estadual Liceu Cuiabano e compartilhou o sentimento de luta com os colegas. "Algumas semanas estamos em greve e devemos continuar cada vez mais fortalecidos. Nós vamos deliberar por um acampamento e estamos a caminho da vitória, de uma educação pública de qualidade", disse antes da realização da votação que deliberou a continuidade do movimento paredista.
 
O membro da União Nacional dos Estudantes (UNE) Rarikan Heven afirma que os estudantes estão ao lado dos trabalhadores nesta empreitada e colaborarão nas manifestações. "Os estudantes de Mato Grosso apoiam a greve dos profissionais da educação. Vamos engrossar esse movimento para exigir mais educação e respeito ao nosso povo".
 
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) João Dourado defendeu a livre manifestação grevista e criticou o atual posicionamento do governador. "O governador tem dito que não conversa com quem está em greve. Isso demonstra intransigência. Não podemos ficar refém de um modelo econômico que prioriza o agronegócio".
 
Documento do governo é rejeitado
 
A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) Miriam Botelho leu o documento do governo que aponta um calendário de chamamento dos classificados no último concurso e sugere a criação de um comissão para estudar a dobra do poder de compra dos trabalhadores.
No entanto, o documento foi amplamente rejeitado. Os educadores apontaram a tentativa de prorrogação da pauta, que há 2 anos é conhecida pelo governo estadual. Além disso, o presidente do Sintep/MT Henrique Lopes do Nascimento apresentou informações do lotacionograma da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulgado na última semana, que apontam para mais de 50% dos funcionários da pasta contratados temporariamente. Existem ainda servidores de outras pastas do governo, que recebem pela folha da educação, como consta em relatório, sugerindo o desvio dos recursos devidos da educação.
 
 
Passeata em Cuiabá
 
Cerca de 1,5 mil educadores saíram em passeata da Escola Estadual Presidente Médici  em direção à praça Alencastro. Os manifestantes ocuparam as avenidas Mato Grosso, Tenente-Coronel Duarte, Getúlio Vargas, Treze de Junho, Isaac Póvoas, Prainha retornarndo à Getúlio Vargas e terminando o ato na praça em frente à Prefeitura.
 
Pela 3ª vez em 13 dias, desde que a paralisação iniciou em Mato Grosso, os trabalhadores da rede estadual de ensino realizam passeata em Cuiabá. O presidente do Sintep/MT reforçou a adesão da categoria à greve na Capital e interior e afirmou que a greve persiste até que o governo atenda às reivindicações.
 
Henrique lembrou do calendário de mobilizações aprovado na assembleia e convidou todos a continuarem na luta por melhores condições de trabalho e mais investimentos para a educação.
 
Calendário de mobilização
 
27 de agosto: participar da sessão noturna da Assembleia Legislativa
28 de agosto: ocupar a Assembleia Legislativa durante o dia com a presença de caravanas do interior, inclusive fazendo refeição no espaço
29 de agosto: Dia "D" de atividades de panfletagens simultâneas em rodovias e em vias de grande circulação nos municípios com material que esclareça qual a marca do governo Silval na educação de Mato Grosso. Mostrar nos semáforos faixas com a marca do governo Silval.
30 de agosto: Dia nacional de mobilização e paralisação, participação nas manifestações encaminhadas pelas centrais sindicais e movimentos sociais
2 de setembro: ato público às 15h no CPA com concentração na praça Ulisses Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário