terça-feira, 27 de agosto de 2013

MT - Silval quer que região de Sinop seja polo educacional

Secom

O governador Silval Barbosa lançou em Santa Carmem a pedra fundamental da Fazenda Experimental do campus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A fazenda, doada pela Prefeitura de Santa Carmem, tem 78 hectares e servirá como apoio para as aulas práticas dos cursos de Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia e Engenharia Agrícola de Sinop.
 
Silval destacou a importância de se investir no conhecimento e disse que irá se esforçar para transformar Sinop em um polo educacional. Ele lembrou que a União e o Estado têm levado suas estruturas cada vez mais para o interior. “Essa fazenda será muito importante para Santa Carmem, porque os estudantes acabam criando um vínculo com a cidade e com certeza vão contribuir para o seu desenvolvimento”, disse.
 
Para a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, é importante que o Governo seja um parceiro permanente da Universidade nessa nova fase do campus de Sinop. Segundo ela, por meio dos projetos de extensão, os alunos irão contribuir com os pequenos produtores de Santa Carmem, mas que também vão aprender com os grandes produtores da região. O prefeito de Santa Carmem, Alessandro Nicoli, vê a UFMT como uma parceira do município, que além de trazer o ensino, contribui com o desenvolvimento da cidade.
 
O acadêmico do quinto período de Zootecnia, Ademar Marques, acredita que a fazenda vai ajudar todos os alunos a praticar o que aprendem em sala de aula, consolidando ainda mais a vivência dentro da universidade. “Antes os alunos sofriam com a falta de um espaço. Nós tínhamos o apoio dos produtores locais para praticar”, contou.
 
Nesta sexta-feira, o governador também inaugurou uma ponte no município de Santa Carmem. Em seu discurso, Silval lembrou que as obras do programa MT Integrado lançadas na região, além do programa de restauração de rodovias, irá recuperar 1.500 km que estão deteriorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário