sexta-feira, 30 de agosto de 2013

São Paulo cria rede estadual de professores blogueiros


JAIRO MARQUES
DE SÃO PAULO


Professores blogueiros da rede estadual de ensino de São Paulo vão passar a contar, a partir de outubro, com um espaço de interação no Portal da Educação, mantido pela secretaria estadual na internet.

A ideia da Secretaria da Educação do Estado é reunir as melhores iniciativas de uso de blogs em sala de aula como ferramenta pedagógica em um espaço de troca de experiências online.

Assim, o universo de pessoas que teriam acesso ao material produzido se multiplicaria várias vezes e aumentaria a interatividade entre professores e alunos.

Para fazer parte da rede de blogueiros, porém, será preciso que o professor cumpra algumas regras como abordar apenas temas que constem do currículo escolar e que haja postagem de conteúdo pelo menos uma vez semana.

Uma comissão da secretaria irá analisar quais diários eletrônicos, que deverão ser inscritos pelos docentes, possuem condições de estar no portal, que vai entrar no ar em outubro.

Marli Fiorentin, especialista em tecnologias em educação pela PUC do Rio, avalia que a iniciativa pode ser vantajosa para o professor, mas faz ressalvas.

"A reunião dos blogs pode facilitar a busca de referenciais, de materiais pedagógicos, de sugestões de atividades para os professores aplicarem em aula. Mas o espaço não pode se tornar um quadro negro virtual e apenas repetir conteúdos de livros. É preciso criar maneiras diferentes de explorá-lo."

Segundo Fernando Padula, chefe de gabinete da secretaria, a rede de blogs será um "salto fundamental" de qualidade. Ele afirma que os professores terão "total liberdade" em relação à forma de atuação nas plataformas.

"Nossa preocupação será com a aderência do conteúdo ao currículo escolar. As técnicas usadas pelos professores são livres", diz.

As inscrições dos blogs vão poder ser feitas a partir de segunda-feira (02/09). Os professores têm de enviar o endereço do blog, o seu nome completo e o da escola em que atuam para o email portal@edunet.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário