sexta-feira, 8 de novembro de 2013

MT - Artesanato para todos os gostos:"Muxirum Cultural" estreia nesta sexta e ganha edição mensal

 

Da Redação - Stéfanie Medeiros
 
Foto: Reprodução/Ilustração
Artesanato para todos os gostos:''Muxirum Cultural'' estreia nesta sexta e ganha edição mensal
O que começou com conversas entre amigos no “Bulixo” do Sesc Arsenal torna-se agora um evento mensal de exposição artesanal, seja na gastronomia, arte, costura e muitos outras. E é exatamente para valorizar o artesanato matogrossense, o Pantanal Shopping dá início, neste fim de semana, ao projeto Muxirum Cultural.

De sexta-feira a domingo, 8 a 10 de novembro, na Praça de Alimentação, artesãos locais irão expor, divulgar e comercializar produtos regionais, tais como doces; artesanato; mandalas da fé; artes em tecidos, jornal e madeira, entre outros.

O projeto busca mostrar ao público, seja ele composto de cuiabanos “tchapa e cruz”, “paus rodados” ou até mesmo turistas, uma cultura regional viva que ultrapassa fronteiras, sem nunca perder seu formato original.

O Muxirum Cultural nasceu de conversas entre amigos no espaço “Bulixo”, do SESC Arsenal, em que artistas regionais têm a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos, que vão desde a arte até à culinária. “O que este projeto propõe é a universalização da cultura cuiabana, por meio de mostras, de forma bastante elaborada,
mantendo suas características regionais”, explica Enizete Gomes, que idealizou o projeto junto a Benedito Gomes.

Segundo a gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Cíntia Tristão, o nome do projeto foi inspirado no termo Muxirum, que, segundo o linguajar cuiabano, significa um trabalho realizado em grupo, em mutirão. “E é isso que vamos ter aqui. A união de várias pessoas para a realização de um projeto cultural. Um Muxirum Cultural!”, conta a gerente.

O Muxirum Cultural entra para o calendário de ações do Pantanal Shopping e irá acontecer uma vez por mês. Em dezembro de 2013, o projeto ocorre nos dias 15, 16 e 17, mas, a partir de janeiro de 2014, o Muxirum Cultural passa a acontecer sempre no último fim de semana de cada mês.

Serviço

Local: Praça de alimentação do Shopping Pantanal
Data: 8 a 10 de novembro
Mais informações pelo telefone 3617-4001

A aplicação dos tablets na educação corporativa

Autor: Renato de Amorim Gomes

 
Em meados de 2010, quando ainda cursava o mestrado, alguns colegas começaram a trazer para a sala de aula um dispositivo eletrônico do tamanho de uma revista. Eu ainda estava entusiasmado com os aplicativos dos smartphones e investigava o potencial educacional dessa tecnologia. Meu celular “Android” era usado para gravar o áudio das aulas e também para ler alguns e-books no itinerário casa-trabalho-universidade.

 Há três anos, os tablets ainda eram uma novidade, mas eu teimava em encará-los como um “recurso de entretenimento” (afinal, os pássaros do Andry Birds ficaram maiores na tela de 10 polegadas). Entretanto, notei que algumas universidades brasileiras começavam a oferecer aos seus alunos tablets como material didático. Mas como eu ainda não tinha um desses dispositivos para comprovar empiricamente o poder desta tecnologia, fiquei apenas nas suposições.

Não demorou muito e comecei a ler artigos que apontavam os tablets como uma das tecnologias mais promissoras para a educação nos próximos cinco anos. Reportagens o apresentavam como uma ferramenta para criação e publicação de conteúdo hipermídia, destacando que diversos aplicativos poderiam servir como apoiadores da aprendizagem dos alunos. Estava na hora de comprar o meu.

Em certa ocasião, sugeri a um cliente que ministrava aulas presenciais a substituição do material impresso pelo tablet, pois os gastos que ele tinha para atualizar o seu conteúdo altamente perecível a cada semestre poderia ser revertido na compra dos dispositivos. Além disso, ele garantiria maior acessibilidade às pessoas com algum grau de deficiência visual, já que no tablet seria possível utilizar o recurso “zoom” para o aluno aumentar a fonte ao tamanho desejado.

Descobri outra utilização interessante para a modalidade presencial: o aplicativo “Doceri®” permitia ao professor controlar remotamente o Power Point® do notebook e destacar em tempo real trechos do conteúdo apresentado, além de gravar e disponibilizar um vídeo com áudio da sua apresentação.

E o que dizer ainda dos conteúdos educacionais para e-learning? A SOU Educação Corporativa, empresa de serviços voltada ao desenvolvimento de pessoas, tem apresentado exemplos de cursos altamente interativos usando a linguagem HTML 5, própria para tablets. A empresa desenvolveu cursos online sobre medicamentos para representantes de indústrias farmacêuticas, que necessitam estar constantemente atualizados para argumentar com os médicos sobre as características dos medicamentos. Uma das vantagens dessa tecnologia móvel é que os usuários podem se atualizar minutos antes de entrar no consultório médico.

Desenvolver conteúdos educacionais e-learning para os tablets, sobretudo nos iPads®, requer cuidados especiais. Instruções como “clique aqui” devem ser evitadas, lembrando que as interações nestes dispositivos são por meio do toque. A utilização de animações, vídeos e áudios devem ser cuidadosamente planejadas, bem como o tamanho dos botões e das zonas interativas. Para garantir a eficácia do conteúdo neste dispositivo, o planejamento educacional deve reconhecer as suas possibilidades e limitações a fim de mitigar o risco de problemas no acesso.

A sua instituição ainda têm dúvidas se deve ou não contemplar os tablets na sua estratégia de educação corporativa? Saiba que inúmeros estudos apontam que essa será a tecnologia educacional mais utilizada nos próximos anos. E depois de você refletir, gostaria muito de saber: qual a melhor aplicação educacional dos tablets para o seu negócio?

*Renato de Amorim Gomes é mestre em tecnologias da inteligência e design digital pela PUC-SP. É especialista em design educacional na SOU Educação Corporativa.