quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MPE promove curso 'Educar Sem Violência' para professores da rede pública de ensino

O curso irá abordar questões relacionadas a violência contra mulher, idosos, crianças e adolescentes

DA REDAÇÃO
Será realizada nesta sexta-feira (30), às 9h, no auditório da Universidade de Várzea (Univag), a abertura do curso modular “Educar Sem Violência” promovido pelo Ministério Público do de Mato Grosso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A capacitação, desenvolvida por meio do Projeto Fortalecer, é destinada aos professores da rede pública de ensino.

De acordo com o promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto, o curso irá abordar questões relacionadas às implicações psicossociais, físicas, culturais e jurídicas em razão da violência praticada a mulher, idosos e a criança e o adolescente. Os professores receberão ções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, desenvolvimento infanto-juvenil, responsabilidades das famílias, entre outros assuntos.

“O Projeto Fortalecer tem longa atuação nas escolas, comunidades, famílias e redes sociais no que se refere à prevenção e intervenções cabíveis inerentes à evasão escolar. Desta vez, a capacitação é uma tentativa de sensibilizar os educadores sobre as consequências da violência”, disse o promotor de Justiça.

Conforme o cronograma de realização do curso modular, a capacitação se estenderá até o mês de dezembro. Após a aula inaugural, os encontros serão realizados nos dias 18/09, 09/10, 13/11 e 04/12. O conteúdo programático inclui noções sobre ECA, direitos da família, violência contra a mulher e idoso, violência contra a criança e adolescente, entre outros temas.

O projeto


Criado para reduzir a evasão escolar na rede de ensino na cidade de Várzea Grande, o projeto Fortalecer foi implantado pelo Ministério Público, em parceria com a Prefeitura Municipal e Univag, em 2004. Entre as metas do projeto estão o aprimoramento da proteção à criança e o fortalecimento das instituições básicas de proteção como a família, escola e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário