terça-feira, 18 de setembro de 2012

Estudantes pedem intervenção de deputado para reforma em escola de Cuiabá


Redação 24 Horas News

A climatização das escolas de Cuiabá não é luxo, é necessidade básica. Com esse posicionamento o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), recebeu hoje uma comitiva de estudantes da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, do bairro Shangrilá, em Cuiabá. Representantes do Grêmio Estudantil e da Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME), os alunos solicitaram o apoio do parlamentar para a reforma geral e climatização da instituição.

Construída na década de 70, a escola, que atende 1.114 estudantes durantes os três turnos, nunca recebeu uma reforma geral. “Temos ar condicionado em duas salas, mas, não podemos ligar porque a instalação elétrica não comporta a carga”, afirmou um dos estudantes.

Ao todo, 150 alunos compareceram à Assembleia Legislativa em busca de apoio dos parlamentares. Segundo os estudantes, antes de procurar o Poder Legislativo, a direção da Escola já havia procurado a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para reivindicar melhorias para a Escola.

Os estudantes reclamam do calor excessivo e das péssimas condições estruturais do prédio. “Nós entendemos que pintar muro não é reforma, precisamos de uma reforma geral mesmo, inclusive nas instalações elétricas”, afirmou a presidente da AME, Danielly Alcântara.

O deputado Mauro Savi, entrou em contato com o secretário de Educação, Ságuas Moraes, e garantiu que vai interceder junto ao Governo do Estado para viabilizar a reforma o mais rápido possível. “Em uma cidade que faz 49 graus nessa época do ano, é impossível para qualquer pessoa conseguir estudar em um ambiente sem ar condicionado. Climatização das escolas é uma necessidade básica em Mato Grosso”, afirmou o primeiro-secretário.

Em resposta ao deputado Mauro Savi, a Superintendente de Acompanhamento e Monitoramento da Estrutura Escolar da Seduc, Nuccia Santos, informou que já existe um projeto de reforma geral para a Escola Raimundo Pinheiro, porém, ele terá que ser atualizado. Porém, segundo Nuccia, não há previsão de reforma no momento devido uma redução no orçamento da Seduc. “Estamos em processo licitatório para a construção do posto de transformação”, informou ao explicar que esse é o primeiro passo para a reforma geral da escola.

Na tarde desta segunda-feira, a assessoria da primeira-secretaria, juntamente com a assessoria de presidente da Comissão de Educação, deputado Ezequiel Fonseca (PP), farão uma visita à escola avaliar as condições da mesma e discutir com a Seduc a atualização do projeto de reforma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário