A Câmara sediará, de 13 a 20 de outubro, a exposição Expressões Africanas, que vai reunir o acervo de 15 embaixadas de países africanos. A exposição é organizada pela Fundação Cultural Palmares, em comemoração do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.
O ato de abertura está marcado para quinta (13), às 17 horas, no Salão Branco do Congresso. Entre os convidados estão a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araújo; o decano dos embaixadores africanos, embaixador Thomas Sukutai Bzvuma; o senador Paulo Paim (PT-RS); e o deputado Edson Santos (PT-RJ).
O curador da exposição é o professor do Instituto de Artes e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Inocencio. “Existe uma ideia de que a arte africana é uma arte primitiva. Nosso propósito é defender um outro olhar, proporcionar uma perspectiva didática e educativa com suas características e referências estéticas”, diz.
Nelson Inocencio afirma que a exposição pretende mostrar que a África não é uma referência somente para os africanos. “Divulgar a África é promover a pluralidade, a diversidade e a importância da diáspora africana, que tanto contribuiu para a formação da identidade de vários países.”
Da Redação/PT
Com informações da Fundação Palmares
Agência Câmara de Notícias
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Câmara sediará exposição de arte africana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário