domingo, 9 de outubro de 2011

Médico destaca importância de diagnóstico correto sobre deficit de atenção

O doutor em neurofisiologia e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Sérgio Luis Schmidt ressaltou ontem (6) a importância do diagnóstico adequado para o tratamento do transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A doença é uma das principais causas do baixo rendimento escolar entre estudantes. De acordo com a Agência Câmara, o tema foi discutido em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família, a pedido do deputado Dr. Aluizio (PV-RJ).

Segundo estimativas médicas, de cada quatro diagnósticos em crianças, apenas um está correto. "A gente erra muito no diagnóstico, porque os transtornos de atenção não estão restritos ao TDAH. Existem várias outras condições clínicas, que têm tratamentos diferentes. Às vezes, nem remédio é necessário", disse Schmidt.

Por essa razão, o especialista defendeu que pais e professores observem o comportamento dos alunos e façam avaliações clínicas com psicólogos e testes objetivos para melhorar o diagnóstico. Muitas crianças e adolescentes com suspeita de TDAH apenas não estão adaptados à escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário