sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MT- PAR realiza Seminário estadual na próxima segunda-feira

Representantes de 139 municípios de Mato Grosso participam a partir de segunda-feira (17.10) do Seminário de Avaliação do Plano de Ações Articuladas 2007/2011, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) em parceria com MEC/Fnde/Ufmt/Undime/Uncme/CEE-MT. O evento terá início às 19h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

O PAR é um instrumento de planejamento e gestão da educação local e possibilita a obtenção de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, elaborado em quadriênios.

O Seminário propiciará a elaboração de propostas de superação dos desafios enfrentados pelos municípios com referência ao PAR; possibilitará a oportunidade de intercâmbio de experiências e ainda a reflexão sobre o

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS

A partir de 2011, os municípios brasileiros iniciaram um novo diagnóstico da situação educacional local para a elaboração do planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009). Para esse novo quadriênio foram instituídos 82 indicadores, que possibilitarão o conhecimento real e minucioso de cada um dos entes federados.

Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes da Educação em Mato Grosso (Undime/MT), Sirineu Moleta, o debate deve ser freqüente para possibilitar ações mais pontuais. Avalia que o diagnóstico, a resposta aos 82 indicadores para o quadriênio 2011/2014 possibilitará ao MEC conhecimento da realidade de cada um dos municípios. Cada ente federado tem a responsabilidade de trabalhar a educação como um todo. “A articulação entre os entes federados deve ser mais expressiva”. Ele é um defensor ainda da implantação de um Sistema Nacional de Educação (SNE).

“O PAR e a criação da Secretaria de Articulação com Sistemas de Ensino do MEC são iniciativas que visam melhorar, sem dúvida, a qualidade da educação. Existe um canal aberto para que possamos nos sentar e dizer: o que nós precisamos?”, finalizou.

A Coordenadora do PAR, Maria Amélia Ramos, avalia que antes da implantação do Programa não havia um instrumento que possibilitasse a uniformidade quanto aos encaminhamentos dos projetos para o MEC. “A partir do PAR criou-se um mecanismo, um instrumento de planejamento e gestão que possibilita que os municípios insiram no sistema quais são suas reais necessidades”. A coordenadora de Articulação de Políticas, Sandra Regina Ghanem, relata que o “seminário é relevante, pois contribuirá para a construção do Sistema Nacional de Ensino”.

O PAR possibilita a obtenção de Assistência Técnica e de recursos para construção de unidades escolares, reformas e ampliações das unidades, para o transporte escolar e ainda proporciona o investimento na formação inicial e continuada aos profissionais da educação por meio da oferta de cursos e parceria com instituições públicas de ensino superior.

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PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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