terça-feira, 11 de outubro de 2011

UFMT terá novos mestrados e doutorados em 2012

De Sinop - Alexandre Alves

PublicidadeOs interessados em seguir na Academia, no Estado do Mato Grosso, nas áreas ligadas ao agronegócio, meio ambiente e afins, terão duas novas possibilidades a partir de 2012: mestrado em Agronegócios e doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia.

Para o mestrado serão disponibilizadas 18 vagas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá. As inscrições poderão ser feitas no período de 13 a 31 de outubro. Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 100. O curso de mestrado requer dedicação integral dos alunos para o cumprimento da programação didática.

O processo de seleção será realizado por meio de análise da documentação, prova escrita, arguição do projeto de pesquisa, análise do projeto e do currículo. A prova escrita será realizada no dia 21 de novembro e, a arguição do projeto de pesquisa, nos dias 28 e 29 de novembro. O resultado final será divulgado no dia cinco de dezembro, a partir das 17h.

Já os interessados na titulação de doutor, a Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte) aprovou, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia com conceito “4”. A proposta do doutorado tem um foco regional de forma a integrar os estados da região Amazônica, visando a conservação do bioma e o desenvolvimento de um setor industrial baseado na biodiversidade regional.

Para o ano que vem, serão ofertadas 50 bolsas na sede inicial, que será na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O programa conta com um corpo docente de 99 doutores (sendo 89 do quadro permanente e dez colaboradores) de 18 instituições dos nove estados da Amazônia Legal Brasileira.

O fato de ser composto por instituições de vários estados implicará que sua sede seja itinerante, mudando de instituição a cada quatro anos. Em Mato Grosso, serão duas instituições participantes: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário