segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Embaixadores de MT selecionados para EUA

Onze estudantes da capital e do interior de escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso participaram na última sexta (30) de mais uma etapa para a seleção do Programa Jovem Embaixador 2012, que irá contemplar estudantes do Brasil com um intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos da América, no mês de janeiro.

O Programa é uma iniciativa da Embaixada Americana e conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc). Os estudantes vieram até Cuiabá para uma entrevista em inglês com as profissionais - Laura Jane Santiago e Ângela Maria – no Number One Idiomas, parceira do Estado no desenvolvimento das ações. Os quatro que apresentarem melhor fluência e desempenho serão classificados para a última seleção. A definição do selecionado é feita pela Embaixada Americana e os quatro finalistas já foram escolhidos: Jorge Palomares - de Cuiabá, Amauri Salvador - de Nova Olímpia, Christian Albuquerque - de Sinop e Ana Flávia - de Primavera do Leste.

Toda a organização do programa em Mato Grosso é realizada pela Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE) da Seduc. A gerente de projetos, Gláucia Ribeiro, explica que em 2011 inscreveram para participar da seleção um total de 63 estudantes. Ela ainda pontua que a iniciativa é extremamente saudável e que o Jovem Embaixador de Mato Grosso no ano de 2009, Diego Gomes de Azevedo (da cidade de Primavera do Leste – 237 km de Cuiabá), após o intercâmbio decidiu estudar nos EUA. Hoje ele está em Annapolis, Maryland, no St John´s College.

A estudante Laysa Mathias de Jesus, 17 anos, que cursava o 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mário Spinelli, de Sorriso (418 km), representou Mato Grosso na edição 2011 do Projeto Jovens Embaixadores. Laysa está em Cuiabá e acompanha os colegas inscritos para a penúltima fase. Atualmente ela cursa Engenharia Florestal no Estado do Pará.

No total, 35 estudantes brasileiros selecionados irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio (high-school) onde, além de conhecer o dia-a-dia do jovem estudante americano, terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu projeto de voluntariado no Brasil. O programa não tem custo financeiro algum para os participantes, já que é patrocinado pelo governo dos EUA e conta com o apoio das empresas: Federal Express (Fedex), MSDl, Microsoft Brasil, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines e o Banco Bradesco.


Da assessoria

Foto: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário