terça-feira, 11 de outubro de 2011

MT- Cuiabá sedia Fórum de Educação Paz nas Escolas

Com objetivo de formular ações a fim de inibir práticas de violência dentro das escolas, está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, o Fórum Estadual de ‘Educação Paz nas Escolas’. O evento que teve início nesta segunda (10) e segue até a próxima terça (11), recebeu nesta manhã cerca de 300 participantes, entre pais, professores, alunos, além de representantes de diferentes segmentos sociais.

O evento que é organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), surgiu a partir de 12 ‘pré-fóruns’ realizados em diferentes escolas do Estado. Na ocasião, foram colocadas em pauta, questões como a importância de uma ação coletiva para coibir os atos de violência nas escolas. Segundo a secretária de educação, Rosa Neide, essas ações coletivas são fundamentais para que realmente haja um impacto no ambiente escolar.

Para o delegado adjunto da diretoria da Polícia Civil, Sebastião Finotto, o evento “é importante para levantar a problemática da segurança nas escolas e pensarmos quais são as medidas que podem ser adotadas”. Conforme ele, a meta é reunir a sociedade, Polícia Civil e Militar, trabalhando o todo, em prol de se conseguir um ambiente escolar seguro. “Precisamos buscar a cultura de paz não só na escola, mas em cada região. Conhecendo as necessidades vamos saber quais as medidas devem ser implementadas especificamente”.

Na terça (11), o encontro prossegue com palestras e debates. Na oportunidade será exposto por um técnico da secretária de Estado de Planejamento, um mapeamento com as principais queixas coletadas nas escolas do Estado, bem como, a respectivas propostas de solução.

O evento conta com a participação da Seduc, da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, representada pelo deputado Emanuel Pinheiro; Defensoria Pública, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros; e Conselho Estadual de Educação (CEE).


Camila Ribeiro – Especial para o Circuito Mato Grosso com assessoria

Foto: Secom-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário