domingo, 9 de outubro de 2011

MT- Ceja Licínio Monteiro se destaca como referência em Proeja

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Licínio Monteiro da Silva, instalado em Várzea Grande, é uma referência em Proeja em Mato Grosso. O Proeja possibilita aulas associando o currículo formal ao de área técnica. De acordo com a diretora do Ceja Licínio Monteiro, Telma Pacini, cerca de 200 estudantes participam das aulas no curso técnico administrativo. “Toda a organização é diferenciada, a metodologia de trabalho também. Os conteúdos das áreas de conhecimento são trabalhados de forma integrada’, explica.

Telma explica que a ideia é de expansão dos cursos considerando a ampliação da estrutura da unidade com a construção de um novo laboratório de informática. “Nossas decisões são tomados de maneira conjunta. As propostas são construidas coletivamente. Por exemplo, a aproximação da Copa do Mundo será um dos fatores que teremos de considerar para nossa oferta futura”,diz. Atualmente as unidades que desenvolvem as atividades em Mato Grosso podem optar por turmas nas áreas de vendas, administração, secretariado e comércio.

A integração curricular é uma prática que exige aperfeiçoamento diário. Diante desse desafio, a professora de História do Proeja, Mariângela Moura Carvalho, busca sempre o diálogo com os colegas. “Se a área técnica trabalha com economia, meu conteúdo será ligado a revolução industrial, a descrição sobre classes operária e a dominante. Percebo que a curiosidade dos alunos do Proeja é intensa. Eles são participativos e não costumam faltar as aulas”. Sobre trabalhar com a educação de jovens e adultos, a diretora avalia que é um verdadeiro exercício de cidadania. “Saber lidar com as diferenças é imprescindível”.

Frente a demanda de aperfeiçoamento e de fomento pela pesquisa, o Ceja Licínio Monteiro oferta aos estudantes e profissionais uma biblioteca com acervo de cerca de 13 mil obras, dentre elas com informações na área técnica. “Nossa busca pelo aperfeiçoamento é contínua”, finaliza a diretora da unidade.

Conteúdo diferenciado, práticas interdisciplinares motivam os estudantes na manutenção da freqüência escolar. “Se eu pudesse ficaria os três períodos na escola”, brinca Marlene Porto da Silva, de 45 anos, é uma das alunas do Proeja.
Por 30 anos e por fatores diversos (restrição do pai e posteriormente o casamento e a criação de quatro filhos), Marlene não pode ir para a escola. “Mas eu tinha um sonho de tirar carteira de motorista e fui estudar. Desde que comecei não parei mais”.

A teoria que ela aprende em sala de aula já lhe serve na vida profissional. Marlene e o marido possuem uma borracharia e as orientações que recebe sobre administração lhe ajudam a coordenar o fluxo de caixa do empreendimento. “Antes eu sabia fazer,mas sem muito conhecimento. Hoje eu trabalho com planilhas, sei fazer as devidas descrições de créditos e das despesas”.

Proeja em Mato Grosso

Desde o ano de 2009 - com adesão da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ao Programa Brasil Profissionalizado – foram implantadas um total de 21 turmas do Proeja em sete unidades escolares: no Ceja Cleonice Miranda da Silva (em Colíder), Cejas José de Mesquita e Antônio Cesário Neto (instalados em Cuiabá), Ceja Licínio Monteiro da Silva (na cidade de Várzea Grande), Ceja Marechal Rondon (em Jaciara), Ceja Alternativo (em Juína) e na Escola Estadual Miguel Barboza, na cidade de São José dos Quatro Marcos. Atualmente cerca de 565 estudantes integram as turmas do Proeja.

No total, Mato Grosso possui 272 Escolas Estaduais de Educação de Jovens e Adultos e 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos atendidos; distribuídos em 137 municípios.

Ampliação

De acordo com Jefferson Bento Moura, técnico responsável pelos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) da Secretaria de Estado de Educação, para 2012 a expectativa é de que outras turmas de Proeja serão implantadas no Ceja Getúlio Vargas (Primavera do Leste), no 15 de Outubro (em Barra do Bugres) e Antônio Casa Grande (Tangará da Serra).



Patrícia Neves
Assessoria/Seduc-MT

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