quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estudantes se organizam e fundam Diretório Central do IFMT

Redação 24 Horas News


Alunos do ensino de 3º grau do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) fundaram o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Aderson Ataídes, estudante do curso de Secretariado Executivo, foi eleito presidente da entidade superior de representação dos universitários.

Aderson conta que o processo de fundação da nova entidade (DCE) começou no ano passado, quando foi averiguada a inviabilidade de reativação e transformação do Diretório Acadêmico (DA).

Os preparativos para a criação do DCE tiveram início no segundo semestre do ano passado, com a realização de reuniões para elaborar a minuta do estatuto. A partir daí foi criada a comissão responsável pela elaboração do estatuto e a convocação de nova assembleia com os estudantes para a fundação do DCE.

"Há 3 anos estávamos sem representatividade de nível superior dos estudantes aqui no IFMT. Agora teremos como reivindicar e ter mais abertura para conversar com a direção", avalia Aderson.

O novo presidente, eleito na assembleia, avalia o processo como um fator fundamental para levar informação sobre políticas públicas e conhecimento a respeito da necessária organização dos jovens.

Ele comenta que os jovens precisam participar mais das instâncias de decisões públicas para poder cobrar mais resultados das autoridades. "É necessária essa organização para cobrarmos resultados, principalmente para a área da educação, e a aplicação dos recursos públicos arrecadados de todos nós cidadãos".

A nova diretoria do DCE, além do curso de Secretariado Executivo, também terá representação dos estudantes dos cursos de automação, controle de obras e do curso de redes de computadores.

Na assembleia realizada na quarta-feira, 18 de abril, os estudantes do Instituto Federal votaram pela aprovação do estatuto do DCE, pela fundação do Diretório Central e elegeram a primeira gestão da entidade pelo período de 6 meses. Após o encerramento desta gestão, a nova diretoria será escolhida por meio de eleição com mandato de 1 ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário