quarta-feira, 25 de abril de 2012

MT- Secitec e Seduc acertam parceria para realização da ‘VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia’

Redação 24 Horas News


Já está quase tudo pronto para a divulgação do edital de realização da ‘VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia’, um evento organizado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Os detalhes de como, quando e onde o maior evento de Mato Grosso sobre projetos científicos e tecnológicos será realizado foram pré-definidos na tarde desta terça-feira (24.04), no gabinete da secretária de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio.

No encontro, que contou com a participação da assessora especial da Seduc, Rosa Neide Sandes, da assessora técnica Marilza Hidalgo, e da superintendente de Diversidades Educacionais da Seduc, Débora Pedrotti, ficou acertado que a VI Mostra será realizada no final de agosto. O local, ainda não definido, vai ser divulgado até o início de maio.

A VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia terá três dias de intensa programação e atividades, que vão ser organizadas pela Superintendência de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação (SDCTI), ligada a Secitec.

A previsão é de reunir no mínimo 50 estandes, que abrigarão os trabalhos escolares científicos das 734 escolas estaduais do Estado e ainda das nove escolas técnicas de Educação Tecnológica e Profissional, que ficam sob a administração da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e que pela primeira vez participa da Mostra.

A expectativa, de acordo com Áurea Regina Ignácio, é apresentar atividades essencialmente científicas. Ainda, segundo a titular da Secitec, a expectativa é que aproximadamente cinco mil participantes – dentre profissionais da área tecnológica, inventores, produtores, empresários, pesquisadores, cientistas, profissionais liberais, acadêmicos, professores, estudantes, jovens e crianças – estejam envolvidos na Mostra, que contará com participação de alunos e professores de todo o Estado.

“O nosso maior objetivo da Mostra é a popularização da ciência. E nada mais eficaz do que fazer isso é levar isso para dentro das salas de aulas e incetivar o aluno a trabalhar com a ciência”, disse Áurea Regina.

Capacitação de Multiplicadores

Para dar início a elaboração da ‘VI Mostra Estadual de Ciência e Tecnologia’, a Seduc, em parceria com a Secitec, planeja no mês de maio capacitar professores, que possam agir como agentes multiplicadores na aplicação de Metodologia Científica no Ensino Médio, quanto à criação dos projetos para a ‘VI Mostra’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário