terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lançamento de Livro





Caixa com cinco livros explica a história do Brasil no século 20 da Livraria da
Folha

Este conjunto de cinco volumes resume cem anos de história
"A História do Brasil no Século 20 (Caixa com Cinco Volumes)" reúne livros, escritos por Oscar Pilagallo, que resumem cem anos de história brasileira. Os títulos, publicados separadamente, são divididos em períodos de 20 anos.

O primeiro da série, "1900-1920", retrata o país que surgiu da declaração da República. O autor também aborda a urbanização do Brasil, a Belle Époque, a Semana de 22, monocultura do café, as elites oligárquicas e as revoltas tenentistas.

Marcado pela Revolução de 30, "1920-1940" apresenta o crescimento do movimento tenentista e a derrocada das oligarquias regionais, a chegada de Getúlio Vargas ao poder.

Cobrindo a crise do Estado Novo, a Segunda Guerra Mundial, o retorno de Vargas pelo voto popular e seu suicídio, "1940-1960" termina com otimismo e a construção de Brasília.

Siga a Livraria da Folha no Twitter

"1960-1980" descreve o período mais turbulento do país: a ditadura militar. Inicia com a eleição de Jânio Quadros, em 1960, e termina com a fundação do PT, em 1980. O exemplar também aborda o Tropicalismo, a luta estudantil, a guerrilha e a tortura.

O último da série, "1980-2000", traz a campanha das diretas à eleição de Lula à Presidência em 2002, passando pela morte de Tancredo, o impeachment de Collor (primeiro presidente eleito no país pelo voto direto) e o plano Real.

Leitura dos cinco volumes esclarece questões e dificuldades do Brasil, edição ideal para estudantes, professores e bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário