quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Secretário do MEC critica currículo do ensino médio brasileiro em conferência da Unesco


Lauro Neto

O secretário de Educação à Distância do MEC, Carlos Bielshowsky, criticou o currículo do ensino médio brasileiro durante a Conferência Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação, organizada pela Unesco, nesta semana, em Brasília. Em sua apresentação na abertura do evento, Bielshowsky disse que a estrutura curricular das escolas brasileiras é deficiente ao ser questionado sobre até que ponto as competências digitais estão presentes.

- Há algo errado na organização curricular brasileira. Não é possível ter 13 disciplinas no ensino médio sem o aluno aprendê-las. É um problema estrutural ter 40 alunos em uma sala para uma aula de 50 minutos. Os sistemas educacionais no mundo especializam o currículo do ensino médio e não têm tanta disciplina. É preciso fazer uma reformulação do ensino médio brasileiro. Estamos a caminho disso - afirmou Bielshowsky.

De acordo com o secretário, o Enem tem contribuído para essa reformulação. Segundo ele, o novo modelo do exame preparado pelo MEC em 2009 teve um saldo positivo após passar pelo que ele classificou como "pequeno problema", referindo-se ao vazamento e adiamento da prova.

Bielshowsky informou ainda que o MEC lançará na internet, nas próximas semanas, o Portal do Aluno, que será conectado ao Portal do Professor, que hoje já disponibiliza mais de 5 mil roteiros de aulas, compartilhados por docentes de todo o Brasil. O novo site usará recursos de redes sociais como Orkut e Facebook para captar o interesse dos estudantes.

- É necessário promover novas estratégias pedagógicas dentro da sala de aula, tornando a escola menos chata e aborrecida, e mais divertida e colorida. As TICs podem contribuir para isso - disse o secretário.

A conferência, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril, reuniu educadores, pesquisadores e profissionais da imprensa nas sedes da Unesco e da OAB, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário