terça-feira, 21 de dezembro de 2010

IFMT é contemplado com 160 bolsas do CNPq

www.olhardireot.com.br
Da Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com 160 bolsas que serão concedidas para o Programa de Iniciação Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC- EM) 2010/2011.

Este ano, o CNPq lançou uma nova formatação da Iniciação Científica Junior por meio do PIBIC-EM, com a disponibilização de um total de 8 mil bolsas de Iniciação Científica para os estudantes do Ensino Médio.

A diretoria do CNPq aprovou a cota institucional do IFMT, que tem por objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

Cada aluno selecionado será beneficiado com uma bolsa no valor de R$ 100 mensais, por 12 meses, podendo ser renovada. Para cada projeto em andamento no IFMT (PROIC e PIBITI) será selecionado um aluno que passará a fazer parte do projeto em andamento. Assim, não há necessidade dos pesquisadores elaborarem outro projeto. Basta selecionar e indicar o aluno para fazer parte dos projetos em andamento

Até o dia 15 de janeiro de 2011, esses alunos devem estar indicados para começar a receber a bolsa. Vale Lembrar, que os projetos têm vigência de 1 ano podendo ser renovados sucessivamente até o final do curso.

O diretor de Pesquisa do IFMT, Ademir José Conte, considera a conquista das bolsas do CNPq uma grande realização, pois alavanca o interesse dos alunos a pesquisar mais, uma vez que estes têm um incentivo maior. Depois desta ação poderemos criar novos projetos e continuar a fazer com que o IFMT chame a atenção das instituições de fomento para incentivar a pesquisa científica.

"As pesquisas ajudam os alunos a ficarem mais antenados nos estudos. Eles se envolvem mais com as ações da escola, ou seja, o beneficio é de ambos os lados", finaliza Ademir Conte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário