quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A educação sob a égide da quantidade

Iza Aparecida Saliés


Ao ler a reportagem sobre os recursos para a educação estava aqui pensando, parece que agora estão querendo por ordem na casa, ou seja, na educação, por que não fizeram isso antes? Só agora no apagar das luzes?

Essa atitude já era para ser tomada há tempos, considerando os intelectuais da academia que acompanham o PT, fazem parte do governo e sabem melhor do que ninguém os problemas da educação brasileira, demorou muito para agir.

Bom, antes tarde do que nunca, não é, com diz o ditado popular, a impressão que dá, é que eles estão com certa ansiedade em querer deixar tudo amarrado para o próximo governo, que com certeza, não será mais deles.

A educação tem problemas estruturais que só uma reforma drástica pode resolver, a gestão é ruim, a política interfere e os recursos destinados para o setor são sempre parcos.

Hoje o desafio maior que a educação brasileira precisa superar é a qualidade do ensino, este, precisa de uma atenção especial, pois envolve todos os mecanismos de gestão de ensino, tanto nas dimensões administrativas, financeiras e pedagógicas, e em todas, há necessidade de redimensionar.

Veja bem, temos uma escola com organização secular, defasada, arcaica, que atende jovens que convivem numa sociedade emergente, que exige rapidez, eficiência, capacidade de processar diferentes linguagens, construir conhecimentos, saber viver, saber ser e saber lidar com o mundo do trabalho.

Como solucionar essa disparidade? Com essa quantidade de recusros? Será que vai dar?

Publicado no http://blog.corumbah.com

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