Estudo
divulgado nesta quinta-feira em artigo na revista especializada Science indica
que até 10% da população tem algum transtorno de aprendizagem - como dislexia,
discalculia, autismo, desordem de atenção (déficit ou hiperatividade).
A pesquisa, feita por cientistas da
universidade College London (Reino Unido), indica que as crianças frequentemente
são afetadas por mais de um tipo de dificuldade. Segundo os autores, a arma
contra esse problema pode estar na tecnologia.
Os transtornos de aprendizagem são resultado de
um desenvolvimento atípico do cérebro com complicadas causas genéticas e
ambientais. Conforme os pesquisadores, essas condições isoladas já são um
desafio para o educador, mas eles descobriram que a ocorrência simultânea de
mais de um tipo de transtorno em um aluno é mais comum do que se imaginava. Para
se ter uma ideia, entre 33% e 45% das crianças com desordem de atenção também
sofrem de dislexia - e outros 11%, de discalculia (dificuldade em trabalhar com
números).
"Nós estamos finalmente começando a achar
maneiras efetivas de ajudar estudantes com um ou mais transtorno de
aprendizagem, e apesar de a maior parte dos estudantes conseguir normalmente se
adaptar a uma abordagem única para toda a classe, aqueles com transtorno de
aprendizagem vão precisar de suporte especializado desenvolvido para sua única
combinação de dificuldades", diz Brian Butterworth, da College London.
Ao lado de Yulia Kovas, também da universidade,
Butterworth reuniu o que se conhece sobre as bases desses transtornos para
tentar esclarecer o que os causa. Eles esperam melhorar a educação para
estudantes de maneira individual, além de treinar psicólogos, médicos e
professores.
"Cada criança tem uma perfil cognitivo e
genético único, e o sistema educacional deve ser capaz de monitorar e adaptar o
atual repertório de habilidades e conhecimento dos estudantes", diz Butterworth.
"Uma aproximação promissora envolve o desenvolvimento de aplicações de
aprendizado aprimorada tecnologicamente, como jogos de videogame, que são
capazes de adaptar-se às necessidades individuais em cada disciplina
básica."
Fonte: Terra
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