Redação 24 Horas News
Cerca de 100 servidores da área estratégica da
Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), entre eles o secretário Ságuas
Moraes, conheceram nesta quinta-feira (18.04) o Programa de Desenvolvimento
Integrado (PDI) desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A
apresentação foi realizada pelo assessor de apoio às unidades gestoras do TCE,
Irapuan Noce, e a consultora Elisabete Queiroz.
No evento, Ságuas Moraes destacou que a
importância do PDI está em garantir coerência entre os planos e o orçamento. “O
programa faz com que o Tribunal acompanhe a execução das metas, sinalizando ao
responsável quando ela não estiver sendo realizada”, destacou. A importância
desse monitoramento está na efetividade do cumprimento das metas.
A partir de ferramentas pontuais como cursos à
distância, controle e acompanhamento da execução das metas, programa de
monitoramento e execução das obras do Estado, e um malote digital, o programa
auxilia ao executor cumprir a tarefa e ao Tribunal o monitoramento da execução.
Como resultado do PDI o governo pode mensurar com planilhas e gráficos o quanto
dos resultados estabelecidos foram atingidos.
“Mais do que regularidade das contas o PDI
passa a garantir Políticas Públicas satisfatórias”, destaca o assessor do TCE
Irapuan Noce. Conforme ele, o programa já apresentou respostas. Ele cita que o
PDI foi aprimorado com objetivo de garantir a melhoria da qualidade e a
eficiência dos serviços.
Após os seis primeiros anos de implantação
(2006-2012), o programa agora se estende ao executivo estadual, com o objetivo
de elaborar o planejamento estratégico para o desenvolvimento das ações
integradas. Estarão trabalhando com o PDI as Secretarias de Administração,
Educação, Saúde, Segurança Pública, Defensoria Pública e aproximadamente 20
municípios do Estado, sendo que os oito maiores já estão executando o
programa.
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