sexta-feira, 19 de abril de 2013

MT - Secretaria adota programa de monitoramento e execução das obras


Redação 24 Horas News

Cerca de 100 servidores da área estratégica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), entre eles o secretário Ságuas Moraes, conheceram nesta quinta-feira (18.04) o Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A apresentação foi realizada pelo assessor de apoio às unidades gestoras do TCE, Irapuan Noce, e a consultora Elisabete Queiroz. 
 
No evento, Ságuas Moraes destacou que a importância do PDI está em garantir coerência entre os planos e o orçamento. “O programa faz com que o Tribunal acompanhe a execução das metas, sinalizando ao responsável quando ela não estiver sendo realizada”, destacou. A importância desse monitoramento está na efetividade do cumprimento das metas. 
 
A partir de ferramentas pontuais como cursos à distância, controle e acompanhamento da execução das metas, programa de monitoramento e execução das obras do Estado, e um malote digital, o programa auxilia ao executor cumprir a tarefa e ao Tribunal o monitoramento da execução. Como resultado do PDI o governo pode mensurar com planilhas e gráficos o quanto dos resultados estabelecidos foram atingidos. 
 
“Mais do que regularidade das contas o PDI passa a garantir Políticas Públicas satisfatórias”, destaca o assessor do TCE Irapuan Noce. Conforme ele, o programa já apresentou respostas. Ele cita que o PDI foi aprimorado com objetivo de garantir a melhoria da qualidade e a eficiência dos serviços. 
 
Após os seis primeiros anos de implantação (2006-2012), o programa agora se estende ao executivo estadual, com o objetivo de elaborar o planejamento estratégico para o desenvolvimento das ações integradas. Estarão trabalhando com o PDI as Secretarias de Administração, Educação, Saúde, Segurança Pública, Defensoria Pública e aproximadamente 20 municípios do Estado, sendo que os oito maiores já estão executando o programa.

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