terça-feira, 16 de abril de 2013

MT - Seduc realiza formação continuada em Braile

Sessenta professores de Escolas Estaduais de 42 municípios de Mato Grosso participam nesta semana na capital de um curso de formação continuada no sistema braile. Serão cinco dias de atividades formativas que tiveram início nesta segunda-feira (15.04), no Hotel Mato Grosso Palace. O curso é ministrado pela professora do Distrito Federal e especialista em educação para deficientes visuais, Cristina Negry.  

De acordo com a técnica da Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Aparecida Regina de Faria todos os participantes atuam nas salas de recursos multifuncionais das unidades de ensino e promovem a alfabetização e apoio educacional, no contraturno escolar, a estudantes portadores de necessidades especiais, entre eles os cegos e com baixa visão.

“Ao longo da semana vamos trabalhar de forma intensiva o ensino da língua portuguesa no braile. Também vamos passar aos professores noções básicas de orientação e mobilidade sobre como: guiar os, deficientes visuais, ensiná-los a escrever algumas palavras, fazerem atividades em seu dia-a-dia, cuidarem de casa, lavar louça, entre outros e como realizarem as operações básicas da Matemática utilizando o aparelho Sorobã”, informou Cristina.

Conforme Aparecida de Faria essa semana formativa trata-se da primeira etapa do curso que será retomado em maio. “Com a conclusão da segunda etapa que ocorrerá mês que vem esses 60 educadores estarão aptos a realizar a alfabetização de alunos com deficiência visual”, afirmou. A professora Benedita Costa, da Escola Estadual Tarsila do Amaral de Colniza (1.114 km de Cuiabá) está animada com a formação.

“Já atendo na sala de recursos alunos com baixa visão. Auxiliamos no aprendizado e alfabetização de alunos da nossa Escola e da unidade Vinicius de Moraes. Estou feliz, pois nunca participei dessa formação e após a conclusão do curso estarei apta a trabalhar com alunos cegos. Além disso, tudo que aprender vou repassar para os professores regentes que já atendem esses alunos nas salas regulares”, finalizou.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário