sexta-feira, 19 de abril de 2013

Coluna 10

O passado é lição para refletir, não para repetir.

Mário de Andrade

Transtorno de aprendizagem

Estudo divulgado ontem (18) em artigo na revista especializada Science indica que até 10% da população tem algum transtorno de aprendizagem - como dislexia, discalculia, autismo, desordem de atenção (déficit ou hiperatividade). A pesquisa, feita por cientistas da universidade College London (Reino Unido), indica que as crianças frequentemente são afetadas por mais de um tipo de dificuldade. Segundo os autores, a arma contra esse problema pode estar na tecnologia.Os transtornos de aprendizagem são resultado de um desenvolvimento atípico do cérebro com complicadas causas genéticas e ambientais. Conforme os pesquisadores, essas condições isoladas já são um desafio para o educador, mas eles descobriram que a ocorrência simultânea de mais de um tipo de transtorno em um aluno é mais comum do que se imaginava. Para se ter uma ideia, entre 33% e 45% das crianças com desordem de atenção também sofrem de dislexia - e outros 11%, de discalculia (dificuldade em trabalhar com números).

Apneia e hipertensão

Uma parada respiratória que acontece principalmente enquanto a pessoa está dormindo e roncando. O problema, conhecido como Apneia Obstrutiva do Sono, ocorre devido a obstrução total ou parcial e transitória da passagem do ar pela garganta, o que acaba gerando breves e repetidas interrupções na respiração. Recentemente, a tese de que o aumento da pressão arterial está relacionada com a apneia foi estudada por um grupo de cientistas do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com pesquisadores do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Na pesquisa foi constatada que a condição mais frequentemente associada à hipertensão resistente – a que não cede com o uso de medicamentos – é a apneia do sono.

Aluno homenageado

Nesta sexta-feira, 19, às 12h, a Faculdade Cásper Líbero presta homenagem ao aluno Victor Hugo Deppman, estudante do 3.º ano do curso de Rádio e TV, morto na noite do último dia 9. Durante a cerimônia, a direção de Faculdade e um professor, representando todo o corpo docente, falarão algumas palavras para homenagear o aluno.

PET ideal

Alunos do Programa de Residência em Medicina Veterinária da UFPR promovem no dia 2 de maio, às 19 horas, a palestra “Esse pet é para mim?”. O objetivo dessa iniciativa é ajudar a escolher o animal de estimação mais adequado para uma pessoa ou família. O evento é aberto à comunidade e acontece no anfiteatro do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, prédio da administração, Rua dos Funcionários,1540, Juvevê, em Curitiba. A entrada é gratuita, mas, os que desejarem, podem trazer um quilo de alimento não perecível que será doado para entidades beneficentes. Para inscrições e mais informações pelo e-mail ou telefone 3350-6784.

Competição de Robótica

Estudantes gaúchos da cidade de Gravataí tem encontro marcado entre as próximas quarta-feira e sábado (24 e 27), em Saint Louis, nos Estados Unidos, para a disputa da etapa final da FIRST Robotic Competition (FRC) – nada menos que a maior competição envolvendo equipes de robótica no mundo. E não é só isso. A equipe da General Motors, intitulada "The Brazilian Trailblazers", é o único grupo do gênero no Brasil formado exclusivamente por alunos da Rede Pública de Ensino.
Duas estudantes de 16 anos do ensino médio da Escola Estadual Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, no bairro João Aranha, em Paulínia (SP), envolveram-se em uma briga durante o período de aula na manhã de quarta-feira (17). A confusão foi gravada em vídeo, que mostra um professor no local. Durante a briga, uma das garotas, muito maior que a outra, joga a colega no chão e desfere tapas, socos e chutes na companheira de classe. Em meio à cena, um professor, que não teve o nome revelado pela escola, acompanha de perto, quase como espectador, a ação.
“Sempre quis fazer Medicina. Desde a infância eu tenho curiosidade a respeito da saúde e anatomia dos seres vivos”, revela Renata Sandrigo, de Floresta, Paraná. Por meio da Aliança Russa, a estudante de 22 anos embarca dia 2 de maio, com mais treze estudantes de todo o país, para cursar Medicina em Kursk, na Rússia.  Na mesma data, outros cinco alunos seguem para Belgorod, para a realização da Faculdade Preparatória em Russo, com duração de quinze meses. Após a conclusão, os estudantes poderão escolher entre Medicina e Relações Internacionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário