segunda-feira, 15 de abril de 2013

MT - PSD promete mais pressão no governo contra Seduc e Ságuas Moraes


Jonas Jozino e Valdemir Roberto

Da Redação

Cobiçada por seu orçamento, o maior do Estado, a Secretaria de Estado de Educação, comandada pelo PT, sempre foi alvo de disputas, discussões, discórdias e disse-que-me-disse. Desta vez são os irmãos Marques que saíram disparando a metralhadora contra a secretaria e, principalmente, seu titular o médico Ságuas Moraes.
Ex-secretária adjunta de Estrutura Escolar, Vanice Marques deixou o cargo atirando farpas e disparando petardos diretos na Seduc. Reclamou que foi rejeitada pelos petistas e acusou que a pasta de ter formado um suposto esquema de desvio de finalidade de recursos na Seduc. Foi mais além ao emitir nota em que coloca em dúvida o desempenho do secretário Ságuas Moraes.

Os respingos caíram no governador Silval Barbosa, que não teve outra alternativa que não a de dizer que vai mandar investigar todas as acusações. Ságuas Moraes, acusado, se defendeu dizendo que Vanice não foi rejeitada, mas que ela não procurou se entrosar com os funcionários da Seduc e que ficava apenas sentada em sua cadeira, versão confirmada ao portal de notícias por vários funcionários da casa.

Disse ainda que Vanice nunca procurou se inteirar sobre as suas funções na Estrutura Escolar ou em outra área da pasta. E a exemplo de Silval Barbosa garantiu que vai abrir sindicância para apurar as denúncias. Mas fez a garantia atirando. “Se ela fala que existe corrupção na Seduc, a obrigação é dela de provar. Nunca fui informado de nada e temos mecanismos para garantir a transparência em todos os atos da casa”, anuncia.

A briga promete mais sujeira. É Vanice Marques nada mais é do que irmã do deputado estadual Airton Marques, o Português e presidente do Movimento Mulher do PSD. Com isso ganhou o apoio de todos os cinco deputados do partido na briga conta o PT e na cobiçada administração da Seduc com seu super-orçamento.

Irritado com o desgaste da irmã, o deputado Português conseguiu assinatura de seus cinco colegas de partido o líder de bancada, Walter Rabelo, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, Pedro Satélite, Gilmar Fabris e José Domingos Fraga e aprovou em sessão do plenário da Assembleia, na quarta-feira (10) requerimento para a Seduc explicar em um mês como paga serviços de transporte escolar na zona rural dos municípios.

Apesar de negar que sua ação em pedir explicações à Seduc nada tenha a ver com a saída de Vanice, Português conseguiu mobilizar colegas de partido para cobrarem posicionamento do governador Silval Barbosa em relação a Ságuas Moraes.

Durante toda semana, deputados do PSD que formam a base aliada do governador Silval Barbosa (PMDB) estiveram reunidos com o vice-governador e presidente regional da sigla, Chico Daltro, para planejar estratégias de diálogo com o chefe do Executivo.

A cúpula do PSD vai continuar exercendo pressão para o governador se decidir o que fazer com o núcleo do PT formado dentro da Seduc, a partir do secretário da pasta, o médico Ságuas Moraes, que é acusado pelo PSD de não dar condições para Vanice Marques desempenhar a função dada à ela pelo governador, que era secretaria adjunta de Estrutura Escolar.

Ainda de acordo com Morais, Vanice é uma pessoa de difícil convivência e que não teria se entrosado com a equipe da Seduc.







Nenhum comentário:

Postar um comentário