segunda-feira, 15 de abril de 2013

MT - Estudante de Alto Paraguai tem texto selecionado em concurso internacional dos Correios

Uma carta alertando sobre a necessidade de conservação dos recursos hídricos do Brasil elaborada pela estudante Ellen Nayara Fonseca Batista, 14 anos, foi escolhida representante do Estado de Mato Grosso no  42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPA)/Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT).  Foram mais de cinco mil redações inscritas e os vencedores de cada estado irão concorrer na etapa nacional, onde será escolhida apenas uma carta que representará o Brasil na fase internacional, na Suíça.

A estudante do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, da cidade de Alto  Paraguai, remeteu a carta ao cantor Guilherme Arantes que expôs na música ‘Planeta Água’, a falta de conscientização quanto a utilização do líquido.  

Leitora ávida, apaixonada pelo poeta e dramaturgo inglês  William Shakspeare, Ellen conta que a oportunidade de participar do  concurso potencializa o ‘gosto’ pela leitura, além de fomentar discussões sobre o meio ambiente. 

Questionada sobre a escolha do cantor como destinatário, a menina conta que conheceu o trabalho do expoente da música brasileira, Guilherme Arantes em 2012, em um projeto pedagógico sobre meio ambiente. “Ele traduziu nossa necessidade”. Em 800 palavras, ela conta que pediu ao cantor que permanecesse defendendo o seu ideal. “Já que são poucos os cantores que falam sobre o assunto”, diz em trecho de sua carta.

A leitura de diferentes autores, de distintos gêneros e a produção de textos, são atividades rotineiras nas aulas de Língua Portuguesa na unidade escolar, que no total teve 70 alunos inscritos no concurso.  “A base do conhecimento é a informação por isso a leitura é imprescindível”, conta a professora Sunari Fonseca Batista, que  ministra aulas de Língua Portuguesa.

“As atividades são bem aceitas e refletem no processo de ensino aprendizagem. Nesse ano tivemos 70 alunos inscritos no concursos dos Correios e há menos de 60 dias tivemos outra  aluna, Even Nairy, como finalista nas Olimpíadas Brasileira de Língua Portuguesa”, diz a professora orgulhosa. A escola atende no total cerca de 400 alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio.

Premiações

Estudantes da rede estadual também conquistaram a segunda e terceira classificação no concurso de cartas destinado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. O segundo lugar no concurso ficou com a aluna, Brenda Lorraynne Nascimento, 13 Anos, 9º Ano  da Escola Estadual Profª Zelia Costa de Almeida, de Cuiabá. A terceira classificação com Edaiane Novais de Souza, 14 Anos, 3º Fase do 3º Ciclo/9º Ano da Escola Estadual Renato Spinelli, da cidade de Porto dos Gaúchos.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário