Adryelle Lemes de
Campos-01
Valmir Nogueira do
Carmo-02
Vanice Silva do
Carmo-03
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo enfatizar a
importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, desenvolvidos
interdisciplinarmente. Para tanto, fez-se necessário à análise de relatórios de
estágio cujas ações são integradas entre estagiários e professores dos cursos de
Ciências Biológicas, Matemática, Geografia e Pedagogia da Universidade do Estado
de Mato Grosso no município de Cáceres-MT. Ressalta-se que o estágio é um
processo de aprendizagem indispensável aos futuros profissionais que desejam
estar preparados para enfrentar os desafios da sala de aula. Pedagogicamente
falando, o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da
experiência. Tem-se muito mais retenção quando se aprende na prática do que ao
que aprendemos lendo ou ouvindo. Neste contexto, os resultados obtidos através
da análise dos relatórios de estágio, constatou que este momento de interação
entre estudantes, professores e alunos, colaborou com o processo de formação dos
educadores para que esses, ao compreender e analisar os espaços de sua atuação
possa proceder a uma inserção profissional crítica transformadora e
criativa.
PALAVRAS-CHAVE:
Estágio. Interdisciplinaridade. Aprendizado.
INTRODUÇÃO
A pesquisa apresentada propôs-se a discorrer sobre a
importância da interdisciplinaridade nas atividades de estágio supervisionado,
com base em análise dos relatórios de estagiários da Universidade do Estado de
Mato Grosso, campus de Cáceres-MT. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é
considerada qualitativa. Conforme Passerini (2007) a pesquisa qualitativa, no
entanto, trata-se de uma atividade da ciência, que visa a construção da
realidade, mas que se preocupa com as ciências sociais em um nível de realidade
que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores,
significados e outros construto profundos das relações que não podem ser
reduzidos à operacionalização de variáveis.
Neste contexto, Fazenda (1995) pontua que a
interdisciplinaridade busca permitir uma reflexão mais aprofundada e crítica
sobre o funcionamento do ensino, podendo considerá-la como um meio de conseguir
uma melhor formação; meio de atingir uma formação profissional; incentivo à
formação de pesquisadores e de pesquisas; condição para uma educação permanente;
uma forma de compreender e modificar o mundo; e um meio de superação da
dicotomia ensino-pesquisa.O Estágio é muito importante porque faz parte do
currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua
identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua
família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua
inclusão civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula,
com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência
fazer bem o que lhe compete (ANDRADE, 2005).
DESENVOLVIMENTO
Podemos observar no decorrer do trabalho que a prática
profissional, entendida aqui como Estágio Supervisionado, tem como principal
objetivo proporcionar ao aluno o contato com a realidade na qual atuará. Diante
do exposto, o delineamento constitui a etapa em que o pesquisador passa a
utilizar alguns processos particulares, já que estará preocupado essencialmente
com os meios técnicos da investigação. Assim, como metodologias adotaram os
métodos da pesquisa exploratória, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de
campo.O Estágio Supervisionado Interdisciplinar dentro da Universidade do Estado
de Mato Grosso – UNEMAT apresenta-se como uma ação louvável na formação de
professores. Existe uma relação entre teoria e prática que deve ser compreendida
como dimensões indissociáveis do processo de análise da realidade e da práxis
pedagógica, apesar de possuírem particularidade que as caracterizam como tal.
Concluir a etapa de estágio supervisionado foi importante para a formação
enquanto acadêmicos, pois através dela, houve oportunidade de entrar em contato
com o contexto escolar, fazendo uma ligação entre a teoria aprendida na academia
e a prática que está acontecendo no dia-a-dia da escola, buscando soluções e
novos rumos para nossa educação, renovando os conceitos e potencializando as
práticas, que muitas vezes, não estão dando certo na sala de
aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através do contato com realidade da educação e o
emprego de variados métodos de ensino para a aprendizagem dos alunos, os
estagiários saem enriquecidos. Foi um momento importante para que os acadêmicos
pudessem refletir sobre as teorias estudadas, iluminando o futuro para que
surjam novos meios e métodos de ensino, novas práticas, que atendam às
necessidades dos alunos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino
público. Esse processo de observação e regência ajudou-nos a definir o nosso
perfil como educadores, e nos fez pensar qual a nossa responsabilidade na
educação das futuras gerações.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio
Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, Maria Lucia Santos Ferreira da.
(Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua
Prática. Natal: Ed. UFRN, 2005. 05p. Disponível
em:http://www.educ.ufrn.br/arnon/estagio.pdf acessado em:
20/02/2010.
FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade: Um
projeto em parceria. 3ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1995.
p.21-30.
PASSERINI, G. A. O estágio supervisionado na formação
inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de
licenciatura em matemática da UEL. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e
Educação Matemática) –Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.
121p.
01- Profª. Esp. da UNEMAT
02- Profº. Esp. Escola Estadual São
Geraldo
03- Profª.Esp. Escola São
Geraldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário