quinta-feira, 22 de agosto de 2013

IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Adryelle Lemes de Campos-01
Valmir Nogueira do Carmo-02
Vanice Silva do Carmo-03

RESUMO: O presente estudo tem por objetivo enfatizar a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, desenvolvidos interdisciplinarmente. Para tanto, fez-se necessário à análise de relatórios de estágio cujas ações são integradas entre estagiários e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Geografia e Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso no município de Cáceres-MT. Ressalta-se que o estágio é um processo de aprendizagem indispensável aos futuros profissionais que desejam estar preparados para enfrentar os desafios da sala de aula. Pedagogicamente falando, o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência. Tem-se muito mais retenção quando se aprende na prática do que ao que aprendemos lendo ou ouvindo. Neste contexto, os resultados obtidos através da análise dos relatórios de estágio, constatou que este momento de interação entre estudantes, professores e alunos, colaborou com o processo de formação dos educadores para que esses, ao compreender e analisar os espaços de sua atuação possa proceder a uma inserção profissional crítica transformadora e criativa.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio. Interdisciplinaridade. Aprendizado.
INTRODUÇÃO
A pesquisa apresentada propôs-se a discorrer sobre a importância da interdisciplinaridade nas atividades de estágio supervisionado, com base em análise dos relatórios de estagiários da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres-MT. Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é considerada qualitativa. Conforme Passerini (2007) a pesquisa qualitativa, no entanto, trata-se de uma atividade da ciência, que visa a construção da realidade, mas que se preocupa com as ciências sociais em um nível de realidade que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados e outros construto profundos das relações que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Neste contexto, Fazenda (1995) pontua que a interdisciplinaridade busca permitir uma reflexão mais aprofundada e crítica sobre o funcionamento do ensino, podendo considerá-la como um meio de conseguir uma melhor formação; meio de atingir uma formação profissional; incentivo à formação de pesquisadores e de pesquisas; condição para uma educação permanente; uma forma de compreender e modificar o mundo; e um meio de superação da dicotomia ensino-pesquisa.O Estágio é muito importante porque faz parte do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua inclusão civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula, com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência fazer bem o que lhe compete (ANDRADE, 2005).

DESENVOLVIMENTO
Podemos observar no decorrer do trabalho que a prática profissional, entendida aqui como Estágio Supervisionado, tem como principal objetivo proporcionar ao aluno o contato com a realidade na qual atuará. Diante do exposto, o delineamento constitui a etapa em que o pesquisador passa a utilizar alguns processos particulares, já que estará preocupado essencialmente com os meios técnicos da investigação. Assim, como metodologias adotaram os métodos da pesquisa exploratória, da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo.O Estágio Supervisionado Interdisciplinar dentro da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT apresenta-se como uma ação louvável na formação de professores. Existe uma relação entre teoria e prática que deve ser compreendida como dimensões indissociáveis do processo de análise da realidade e da práxis pedagógica, apesar de possuírem particularidade que as caracterizam como tal. Concluir a etapa de estágio supervisionado foi importante para a formação enquanto acadêmicos, pois através dela, houve oportunidade de entrar em contato com o contexto escolar, fazendo uma ligação entre a teoria aprendida na academia e a prática que está acontecendo no dia-a-dia da escola, buscando soluções e novos rumos para nossa educação, renovando os conceitos e potencializando as práticas, que muitas vezes, não estão dando certo na sala de aula.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através do contato com realidade da educação e o emprego de variados métodos de ensino para a aprendizagem dos alunos, os estagiários saem enriquecidos. Foi um momento importante para que os acadêmicos pudessem refletir sobre as teorias estudadas, iluminando o futuro para que surjam novos meios e métodos de ensino, novas práticas, que atendam às necessidades dos alunos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino público. Esse processo de observação e regência ajudou-nos a definir o nosso perfil como educadores, e nos fez pensar qual a nossa responsabilidade na educação das futuras gerações.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, Maria Lucia Santos Ferreira da. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: Ed. UFRN, 2005. 05p. Disponível em:http://www.educ.ufrn.br/arnon/estagio.pdf acessado em: 20/02/2010.
FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. 3ª Ed. São Paulo: Edições Loyola, 1995. p.21-30.
PASSERINI, G. A. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) –Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007. 121p.

01- Profª. Esp. da UNEMAT
02- Profº. Esp. Escola Estadual São Geraldo
03- Profª.Esp. Escola São Geraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário