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Editorial do Site
A Atenção
apropriada do pai ou responsável motiva a criança na execução de suas
tarefas
Trata-se de um dos maiores
problemas dos nossos tempos, desenvolver em nossos filhos e alunos o gosto pela
leitura e especialmente a escrita.
Todo
educador sabe o quanto isso é importante para o desenvolvimento mental, social e
profissional de cada um, mas, encontrar uma fórmula mágica capaz de solucionar,
ao menos em parte, tal problema, tem sido uma jornada dolorosa de cada didata
que conhecemos, ao menos os verdadeiros educadores.
Longe de
ser a solução para o problema, as Dicas a seguir, podem perfeitamente servir
como valorosas ferramentas auxiliares nessa tarefa.
Como pai ou
educador, cada um fará as adaptações que julgar necessário na implementação de
cada atividade sugerida.
1.
Jogo dos Poemas
Ambos, você e sua criança deverão escrever numa folha de
papel cinco palavras aleatórias que lhes signifique alguma coisa. Troque de
lista com ela e escreva poemas, os dois farão isso, que contenham as palavras
relacionadas. Se parecer muito fácil, aumente a quantidade de palavras na lista.
Se parecer
difícil, limite a seleção de palavras em um tópico, como, por exemplo, coisas do
campo, da escola, alimentos favoritos, brincadeiras interressantes, etc.
2.
Passeio ao Cantinho das Memórias
Diga para sua criança começar uma história
que aconteceu com ela iniciando com a seguinte frase: “Lembro da primeira vez em
que eu fui... Isso foi...”. Uma vez que ela tenha escolhido o tema, faça com que
escreva de forma ininterrupta por 3 minutos.
Oriente-a
de que não poderá ler ou conferir o que foi escrito durante esse período de
tempo. Caso ela não consiga escrever mais nada durante o período dado, mas ainda
restar algum tempo, incentive-a a iniciar uma nova memória com a mesma sentença
chave.
Isso é
excelente para aquecer sua mente de escritor, e o fato de pode iniciar um novo
texto quando já faltam argumentos para continuar o primeiro, lhe dará mais
desenvoltura e liberdade para criar. Isso também resolve o dilema do escritor
que é o pavor de ficar confuso por falta de ideias ou ter que deixar uma página
em branco.
A Atenção apropriada do pai ou responsável motiva a criança na execução de suas tarefas
3.
Se eu Fosse…
Se a criança afirma que não tem nada de interessante para
escrever quando lhe for sugerido que o faça, peça para imaginar que ela está no
lugar de seu personagem favorito ou de uma personalidade famosa.
Então a
oriente para que escreva uma lista de coisas que começam com a frase “Eu
queria...” cujo objetivo é descrever as coisas que ela faria, ou que gostaria de
ser, e como isso mudaria sua vida atual se “aquilo fosse possível”.
Por
exemplo, se ela escolhesse ser um super-herói tipo Super-Homem, ela poderia
escrever: “Eu voaria até a escola mais rápido que o ônibus e nunca chegaria
atrasado. Mesmo que dormisse além da hora!”
Usando a
ideia, também podemos simular uma situação onde a criança iria "incorporar"
outros personagens, não tão famosos, tipo pessoas comuns, como o padeiro, o
carteiro, o irmão mais velho, e demais indivíduos que façam parte do nosso
cotidiano.
4.
Passando Adiante.
(Requer 3 pessoas ou mais) Nesse jogo de escrever, cada
individuo escreve uma sentença da estória, e então passa ao companheiro para
continuar. Parece fácil, mas há aqui uma sutil armadilha. Antes de passar
adiante a estória,
cada
escritor irá dobrar o papel de modo que apenas a frase que acaba de escrever
esteja visível ao próximo escritor, que deverá continuar a estória conhecendo
apenas a última sentença e nenhuma outra das anteriores.
Decida
quantas voltas a folha de papel dará entre os participantes, então leia o
resultado final que deverá ser bem engraçado e interessante.
Siga
estas sugestões para incentivar as crianças e fazer brotar ou melhorar o
potencial de escritor que existe nelas.
A Atenção apropriada do pai ou responsável motiva a criança na execução de suas tarefas
5.
Um dia de Vida
Peça que a criança escolha um objeto que usa, carrega, vê no
seu dia a dia, e que escreva uma estória sob a perspectiva daquele objeto, seja,
lápis, mochila, controle remoto da Tv., etc. Isto é, Como ela se sentiria
realizando aquelas tarefas, se fosse ela aquele objeto?
E sobre as
pessoas que estariam usando ela no papel desse objeto?
Peça para
descreva os detalhes, observações, sobre o que aconteceria com aqueles objetos
no dia a dia, quais seriam seus sentimentos, etc., isso tornará o história ainda
mais interessante e realista.
Nesse
exercício de criatividade, Ela terá que imaginar um mundo fictício, e como seria
se fosse ela um objeto com sentimentos e capacidade de pensar, e como seria
então sua relação para com seu usuários. E sem saber, nessa tarefa, já estará
exercitando a verdadeira arte de criação da ficção.
6.
Faça um Livro
Para de fato ajudar o jovem autor a sentir-se de fato um
escritor e ver a realização de sua obra, junte alguns dos seus melhores escritos
e encaderne tudo com uma brochura simples.
Você pode
fazer isso facilmente com papel cartonado, ou então criar uma capa personalizada
com papel mais grosso.
Faça também
uma página com índice, outra com o título, e inclua uma biografia do autor entre
as páginas de capa.
Se preferir
incrementar mais, vá numa gráfica rápida e peça para que façam um acabamento
mais personalizado e profissional.
Esse
decerto é o empurrão que muitos potenciais escritores precisam para "sentir" que
a coisa pode ser levada a sério.
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