quinta-feira, 22 de agosto de 2013

MT- Seduc programa para setembro agenda de Libras


Para ampliar o acesso e garantir a permanência dos estudantes surdos na rede pública de ensino, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) inicia a partir do próximo mês um extenso cronograma formativo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) destinado aos professores que atuam no interior do Estado.

Sete municípios de distintas regiões serão contemplados totalizando a formação de 280 professores (da rede estadual e municipal). Para facilitar o processo, o curso foi divido em seis módulos, cada um com 40 horas/aulas, totalizando carga horária de 240 horas.

Na primeira fase das atividades, previstas para iniciar em setembro, a formação será ofertada nos municípios de Cuiabá, Mirassol do Oeste, Alta Floresta e Rondonópolis. Já a partir do mês de outubro, o curso de Libras também serão disponibilizados nas cidades de Sinop,  Tangará da Serra e Barra do Garças.

O coordenador responsável pelos professores em Libras, na Seduc, professor Andrico Xavier, pondera que há uma intensa preocupação em estimular a teoria e prática dos profissionais da educação na rede pública. “Eu acredito que esse aprimoramento amplie o contato e a interação, por isso a ideia de que os cursos sejam ministrados por instrutores surdos”.

Ainda conforme o professor Andrico Xavier, a dinâmica adotada para a execução dos cursos privilegia o contato dos professores durante a formação e seus alunos.  “Preferencialmente a seleção dos educadores levará em conta aqueles a formação em Pedagogia ou no curso de Letras”.

As atividades serão desenvolvidas por meio do Centro de Apoio a Pessoa Surda (CAS), unidade ligada ao Centro de Apoio e Suporte a Inclusão da Educação Especial (Casies).

Hoje, cerca de 700 alunos surdos estão matriculados na rede estadual de educação.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário