sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MT Alunos de Juruena têm aulas de Educação Ambiental em Sistemas Agroflorestais

Redação 24 Horas News

Mais de 140 alunos de três escolas municipais de Juruena visitaram esta semana uma propriedade no Assentamento Vale do Amanhecer para conhecer, na prática, um sistema agroflorestal (SAF). A aula de campo é uma iniciativa do Projeto Poço de Carbono Juruena, desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur), com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 
A aula foi na propriedade de Severino Máximo, que consorcia árvores nativas com diversas espécies frutíferas como o café, o cupuaçú e a pupunheira. Severino explicou sua experiência com sistemas agroflorestais e como melhorou sua renda familiar e sua qualidade de vida.
 
Além das professoras das escolas 4 de Julho, Guilherme Crozetta e Nossa Senhora de Fátima, acompanharam a aula técnicos do projeto Poço de Carbono Juruena e o engenheiro agrônomo Fabiano da Mata. Os alunos demonstraram conhecimento sobre o tema e interesse em aprender mais. Lucas de Oliveira, estudante da escola 4 de julho, comentou ser muito importante aprender a valorizar as árvores e as plantas. “No futuro, já não haverá mais tantas queimadas e destruição como os adultos de hoje estão fazendo porque nós estamos aprendendo a importância de se conservar o meio ambiente”, explicou.
 
Um dos principais objetivos deste trabalho é a sensibilização dos alunos para a importância dos sistemas agroflorestais, como alternativa econômica para a recuperação de áreas degradadas, além de facilitar o processo de compreensão da importância desses plantios para a captura de carbono. Os alunos estão sendo preparados para o desenvolvimento de trabalhos a serem apresentados nas escolas, durante as feiras de ciências, onde os professores, em parceria com o Projeto Poço de Carbono, trabalham projetos voltados para as questões ambientais.
 
Antes dessa aula, em 07 de agosto, já havia sido realizada outra aula de campo com alunos do 4º e 5º ano da Escola Dorval Bonetti, da comunidade Somapar. Os estudantes participaram de uma oficina teórica sobre enxertia de citrus e de manga e aplicaram o conhecimento na prática.
 
A Educação Ambiental é um dos componentes do projeto Poço de Carbono Juruena, que já apoiou outras visitas a campo, feiras de ciência no município e a instalação de hortas escolares. Também realizou em 2011 o I Seminário de Educação Ambiental em Juruena.
 
Na primeira fase do projeto, entre 2010 e 2011, foram beneficiadas 12 escolas, 46 professores e quase dois mil alunos. Além da capacitação, cada aluno e professor do Município recebeu material didático como a cartilha Aprendendo com a floresta: Reflexões e práticas em Educação Ambiental e o livro Semeando Esperança, Colhendo Bens e Serviços Ambientais. Foram desenvolvidos trabalhos sobre a importância dos serviços ambientais promovidos pelos jardins, hortas, quintais e Sistemas Agroflorestais, matas ciliares, aproveitamento de frutas e verduras, utilização de plantas medicinais, efeito estufa, biodigestores, reaproveitamento de lixo orgânico e inorgânico.
 
“A nossa meta é ampliar a educação ambiental em Juruena, evolvendo tanto a secretaria de educação e os professores, como os alunos e seus pais”, explica Elaine Raschii, coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário