sábado, 29 de setembro de 2012

A felicidade é um status precário


 
 
Wilson Carlos Fuá
 
 
Acredito que a felicidade é apenas um status precário e, é por isto que precisamos entender que o estado de felicidade não se encerrar ao fim do dia, a tentativa de ser feliz faz parte da conquistada de todos os dias. Algumas pessoas se esquecem das pequenas conquistas, de valorizar as coisas simples da vida e às vezes porque adotam o planejar com insistente busca de um mundo fantasioso, vivendo no mundo do modismo do consumo transitório, deixam de perceber que a felicidade pode estar aqui mesmo: pode estar no ato de ouvir uma boa música; de ler um bom livro, de assistir um filme que mexe com a nossa emoção; de respirar fundo a um carinho da mulher amada; de emocionar com o sucesso dos filhos; de fazer uma boa pescaria; de sentir o cheiro da mata; de deixar o final de semana passar bem devagarzinho, tendo o prazer de receber uma pessoas amigas que a muito tempo não vemos; e por falar nisso convide alguém para dividir com você a sua felicidade, talvez a sua vida está precisando desses momentos de felicidades participativas. A nossa felicidade fica mais completa quando satisfazemos aos outros também.
Quando ao acordar, a primeira coisa a fazer neste dia, é dizer: hoje é o dia da minha alegria, pois logo ao amanhecer, já percebi que Deus continuou a me dar de presente todas as funções motoras para que eu possa viver com toda plenitude corporal e mental, o resto só depende de nós, o importante é sair por ai, distribuindo sementes de amizades e colhendo a gentileza de um “ex-estranho”, sair por ai, distribuindo alegria e colhendo uma escancarada gargalhada calcinada com lágrimas de felicidades e principalmente distribuindo sementes de carinho as pessoas que amamos. Com certeza colheremos energias amorosas, que darão mais força na batalha evolutiva da nossa existência.
Existem pessoas que desligam do presente, e ficam a lamentar o passado, adeptos dos choros sem lágrimas, alimentadores de perdas e vivendo de saudades, existem também aqueles que ao invés de planejar o seu dia-a-dia ficam tentando fazer exercícios de futurologia, pensando que é possível ser feliz no futuro.
Na verdade temos todas as ferramentas necessárias para construir o nosso presente, tudo depende só de você, não esqueça de ativar sua força de vontade, nunca esqueça que a sua “alto-estima” é um estado de felicidade interior e aumentar a “alto-estima provisória” é transformar a vida em rotinas limitadas, a vivendo no modismo da estação ou ser escravo da subnutrição porque a magreza está na moda, ou mudar seguidamente o corpo com cirurgias plásticas até ser um desconhecido para si próprio. Muitos que vivem na simplicidade que ao invés de adotar um amor, passa a ser um descartador de sentimentos; não utilizam o aprendizado do saber para relacionar seguramente de um modo adulto, e ficam a somar os números do descasar e o casar como se os erros fossem coisas das parceiras e não dele, passam a usar os óculos com a lente de magia, tentando apenas profetizar o futuro, esperando que a felicidade esteja sempre de plantão esperando por ele infinitamente ali na esquina da sua vida.
Mesmo sem querer, renascemos a cada amanhecer, e se ficarmos pensando nos estágios desagradáveis dos dias anteriores, deixamos de viver o presente, o agora. Mesmo que às vezes seja um único passinho, já é uma evolução, o importante é saber usar as experiências do passado como aprendizado para não repetir os mesmo erros e deixar de ser um marcador de passos, desperdiçando as oportunidades que a vida nos oferece.
Não podemos deixar que o nosso viver passe a ser uma módica rotina, pois sempre temos que procurar fazer algo de novo, ou simplesmente uma nova maneira de realizar a mesma coisa diferentemente. Existem mil formas de conseguir despertar novas emoções, senão os nossos sentidos passam a ser apenas repetição das nossas rotinas diárias. Quando vivemos no “piloto automático” deixamos de viver de verdade. Entender os sinais que a vida nos oferece é saber que todos os dias acontecem coisas que nunca mais irão se repetir.
O importante é descomplicar a vida, e saber que para sentir o sabor temos que dar a primeira mordida. Às vezes desperdiçamos uma abençoada oportunidade de ajudar alguém só porque essa ação pode quebrar a nossa rotina. Ao pensar assim fatalmente a sua vida ficará fechada no seu próprio egoísmo e com ele o que resta é apenas uma vida vazia ou vida vadia, como queiram.
Hoje, se eu for pensar em felicidade plena, a primeira coisa que me vem à cabeça é receber um abraço das minhas filhas e curtir com intensidade o amor da minha mulher. O dinheiro acaba sendo apenas um dos combustíveis das nossas felicidades. O amor está entre todas as experiências que definitivamente está confirmada como a experiência mais doce e a que nos leva a aproximar mais rapidamente de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário