segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Investir no(a) professor(a)



Nem sempre que você aumenta o salário, a aprendizagem do estudante melhora. O professor também tem que estar bem preparado. É preciso fazer isso junto. Eu batalho sempre para salários mais dignos. Porque você não pode ter como referência para o professor o piso salarial que nós temos. Ele é um convite a não ser professor. E, por outro lado, se o formador é bem formado, nós podemos esperar que ele forme bem o estudante. É preciso cuidar muito da pedagogia, das licenciaturas, para que as pessoas saibam resolver os seus problemas.

Um fato me preocupa muito: o Ministério da Educação insiste que a alfabetização se dê em três anos. Na verdade, não existe criança que precise de três anos para se alfabetizar. É a escola que precisa de três anos porque não consegue alfabetizar. E ninguém de nós aceitaria que nosso filho demorasse três anos para se alfabetizar. As escolas privadas nunca perderam tempo com isso. O Movimento Internacional de Professores de Ciências pede que a alfabetização comece aos quatro anos de idade. Então nós estamos na contramão.

E quanto à formação dos professores, penso existe uma contradição endêmica. Porque a Pedagogia deveria ser o curso mais importante que a universidade tem hoje, porque é o curso que define o que aprender. Na verdade, todos os cursos teriam que se inspirar na Pedagogia para resolver essa questão: como é que se aprende bem? O que vemos é que o curso de Pedagogia geralmente é um dos piores, um dos mais fracos. 

Tem pouca Matemática, não tem Estatística, não tem cuidado científico, não tem cientificidade, não se pesquisa direito. E nesse sentido a gente não ajuda o professor. O professor chega na escola muito desassistido. É claro que não consegue alfabetizar uma criança num ano porque ele não tem apetrecho intelectual para isso.

Mas isso é possível resolver como outros países resolveram. Os Tigres Asiáticos todos começaram investindo no professor, eles cuidam do professor. Na Singapura, o professor é escolhido já no Ensino Médio, tem quatro anos de Pedagogia puxada e quando termina e é contratado, ele ganha um salário de engenheiro, porque ele é engenheiro. Ele é engenheiro dos engenheiros. A gente entra no Primeiro Mundo pela mão do professor. É a profissão das profissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário