sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MT - Cuiabá - Escola Senador Azeredo "peixe frito"


Por: LÍCIO ANTONIO MALHEIROS

A Escola Estadual Senador Azeredo, situada no bairro do porto, uma das  mais antigas do Estado de Mato Grosso, hoje com 102 anos de existência, é na verdade, um referencial para
o bairro do mesmo nome. Esta Escola Estadual traz arraigada em sua história de fundação,
um processo de divisão social, que na época, era quase que  imperceptível,  porém existia sim, um divisor de águas, norteando a mesma; ela servia tanto os alunos do lado mais abastado, situados na Rua Barão de Melgaço, como  para os mais humildes que moravam  no porto. O apelido peixe frito se deu por que, as famílias mais carentes do porto, mais precisamente no início do século XX, mandavam como lanche para seus filhos, peixe frito, um alimento muito usado pela população ribeirinha. Esta escola é referencia, pois passaram por ela figuras ilustres da nossa história, como: o ex-presidente da República Eurico Gaspar Dutra, a professora Maria Adelina de Amorim, o desembargador, Ataíde Monteiro de Carvalho, entre outras figuras ilustres, se fossemos nominar a todos, não sobraria mais espaço.

Vamos nos reportar ao século XXI, a Escola Estadual Senador Azeredo, participou de um concurso de redação na comemoração do Bicentenário de Dom Bosco, tendo como tema: A vida, de Dom Bosco, envolvendo apenas,  alunos do 9º Ano.  Considerado, o santo patrono dos jovens, não lutou apenas pela conversão dos jovens, como também, pela dignidade de cada um deles no mundo.

A diretora da Escola Senador Azeredo, Maria Ester Prado de Campos, uma incansável batalhadora, para manutenção dessa unidade escolar secular, a mesma, vem se despontando como referência em nosso Estado. A mesma divulgou os nomes dos três primeiros colocados, nesse concurso, que não visa apenas, à parte cognitiva, como também, busca resgatar nesses alunos a importância da religiosidade, respeitando as demais crenas ali existentes.

 Os melhores colocados nesse concurso tão importante, que  não busca apenas o  conhecimento do intelecto, como também tenta resgatar o lado religioso desses meninos, que estão em sua iniciação escolar.

Em primeiro lugar, ficou a aluna Ketcia, em segundo, o aluno Guilherme Silva Malheiros, em terceiro, o aluno Geraldo José. Na verdade todos os participantes foram vencedores, pois a vitória esta na participação e competição de forma justa e verdadeira, pois a sementinha da religiosidade e o conhecimento do nome Dom Bosco, tema central, este que  é protetor incansável dos jovens.

A direção agradece a todos os colaboradores nesse processo de disputa através da redação, tendo como, suporte as coordenadoras: Maria Jussara e a Albimârcia. Além da abnegação  do professor de Educação Física, Pedro, que não mede esforços para dar aulas,  mesmo não dispondo de uma  quadra coberta, isto é uma vergonha.

A Secretaria de Estado de Educação não ter até hoje,  disponibilizado para essa escola secular, uma quadra coberta, para que os  alunos possam participar das aulas de educação física, de forma  intensiva. Acreditamos piamente na vontade e seriedade da nova gestão escolar, que se inicia, na pessoa do abnegado Secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, que em poucos meses à frente da pasta, vem quebrando paradigmas.

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
______________________
LÍCIO ANTONIO MALHEIROS - é professor, geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário